Saudações inca-venuzianas! (Awika!) A nova série animada do Gridman vem aí e esta é uma das mais aguardadas da temporada de outono dos animes. Dessa vez o Brasil ficou de fora da lista da transmissão simultânea (pô, Tsuburaya! Nunca te pedi nada…), mas vamos destacar assim mesmo a adaptação do herói gigante do tokusatsu na coluna de hoje. Vida que segue!


Código de acesso: Gridman

SSSS.Gridman estreia neste sábado (6) pelas emissoras japonesas WOWOW, Tokyo MX, BS11 e MBS. O anime que está programado para ter apenas 12 episódios é uma adaptação da série tokusatsu Denkou Choujin Gridman, de 1993. Anteriormente o projeto foi apresentado em 2015 como Denkou Choujin Gridman: Boys Invent Great Hero, durante o evento Japan Animator Expo. Com direção de Akira Amemiya e roteiro de Keiichi Hasegawa (de Ultraman Nexus e Kamen Rider W), a animação é produzida em parceria entre a Tsuburaya e o estúdio TRIGGER. Em julho deste ano, o evento Anime Expo, de Los Angeles, promoveu uma pré-estreia do anime.

O protagonista é Yuta Hibiki, um aluno do primeiro ano do ensino médio de Tsutsuji-dai e que sofre de amnésia. Um dia ele entra em contato com Gridman através de seu computador. Com a ajuda de seus colegas Sho Utsumi, Rikka Takarada e Akane Shinjo, Yuta vai em busca de seu passado, mas sua vida muda drasticamente com o surgimento de um kaiju.

A trama ainda não tem muitos detalhes revelados e por sinal a Tsuburaya deve estar preparando surpresas. O anime não tem ligação com a série clássica, mas segue mantendo elementos como adolescentes envolvidos com a informática e auxiliando o agente interdimensional contra as forças do mal. Seu maior inimigo ainda é um mistério, mas certamente deveremos ver alguém próximo ao demônio Khan Digifer. A diferença é que os kaijus terão acesso ao mundo real, ao contrário do original onde eles devastavam a rede Junk, sempre influenciando negativamente a nossa tecnologia.

O tema de abertura “UNION” é interpretado por Masayoshi Oishi, da dupla OxT. Oishi também interpreta o tema de abertura de Ultraman R/B. Já “youthful beautiful” é o tema de encerramento cantado pela graciosa Maaya Uchida, sendo este o oitavo single se sua carreira. Além de estar no meio musical desde 2010 e participar ativamente de dublagem de animes, Maaya é conhecida pelos fãs de Super Sentai por viver a Hiroyo Hakase e a personagem de anime Z-Cune Aoi em Akibaranger (a série não-oficial da franquia da Toei). 

A bela Maaya Uchida é parte integrante da trilha sonora de SSSS.Gridman

A Crunchyroll confirmou a exibição de SSSS.Gridman para os EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, África do Sul e Países nórdicos a partir de 7 de outubro. Porém, o Brasil, infelizmente, ficou de fora da lista. O que é uma pena para um anime aguardado pelo público, principalmente para quem viu o Gridman original e/ou sua versão estadunidense, Superhuman Samurai. Fica então o nosso reforço ao público a sempre valorizar seu programa favorito quando estiver no Brasil, pra que mais materiais do tipo cheguem ate nós.


Curta temporada

Power Rangers Beast Morphers terá apenas 22 episódios. A Hasbro vai continuar seguindo a mesma quantidade de episódios por temporada adotada desde 2011 com Power Rangers Samurai. Ainda não há informações sobre uma temporada “Super” também baseada em Go-Busters para 2020. Em tempo, até o fim da próxima temporada a franquia Power Rangers contabilizará 897 episódios.


Bugigangas

A linha de brinquedos dos novos Power Rangers começará a ser comercializada na primavera americana de 2019. Provavelmente por volta de março.


Rosso & Blu na virada do ano

Yuya Hirata são atrações confirmadas do Ultra Hero Expo 2019. O festival de ano novo vai acontecer entre 29 de dezembro e 6 de janeiro. A dupla nada mais é que os irmãos Katsumi e Isami Minato. Ou melhor, Ultraman Rosso e Ultraman Blu, respectivamente, da série Ultraman R/B.


Novidade do festival

Ainda sobre o Ultra Hero Expo, o local será dividido em duas áreas. A primeira é a Battle Area, com um espetáculo dos heróis e a segunda é a Play Area, com uma cabine fotográfica e uma loja de souvenir com itens de edição limitada.


Vídeo de Scramble Zi-O

O primeiro vídeo promocional de Kamen Rider Climax Scramble Zi-O foi liberado. O jogo será lançado em 29 de novembro de 2018 por 6.800 ienes. Haverá um lançamento Premium Edition por 9.800 ienes que vem com um exclusivo DX Zi-O RideWatch com novos sons e um design brilhante.

Os lançamentos do Sudeste Asiático foram confirmados para incluir áudio em japonês com legendas em inglês.


Yona do amanhecer

Shunsuke Nishikawa (Takaharu/AkaNinger de Ninninger) e Sho Jinnai (o vilão Enter de Go-Busters) estarão no elenco do espetáculo baseado no mangá/anime Akatsuki no Yona (ou Yona of the Dawn). Ambos serão respectivamente Jaeha e Su-won. O show acontece em Tóquio entre 15 e 25 de novembro.


Beast em Kamen Rider Zi-O

Os episódios 7 e 8 de Kamen Rider Zi-O serão um tributo ao Kamen Rider Wizard. Tasuku Nagase reprisa o papel do herói secundário Nito/Kamen Rider Beast da série de 2012. Nito aparece como um “homem misterioso” que vê a luta de Kamen Rider Geiz contra o monstro Another Wizard. Beast deverá usar novamente seu bordão: “não diga mais nada!“.


Teenagers

O mangá colegial Kyo Kara Ore Wa!! (algo como “A Partir de Hoje, Eu Sou!!“), de Hiroyuki Nishimori, vai ganhar uma série em live-action. Entre o elenco estão rostos conhecidos do tokusatsu que formam o time dos rivais dos protagonistas. São eles: Kenta Suga (Kamen Rider Wizard x Fourze; Movie Taisen Ultimatum), Junki Tozuka (Kamen Rider Wizard), Kazuki Namioka (Kamen Rider Gaim), Kento Shibuya (Kamen Rider Hibiki) e Junya Ikeda (Gokaiger e Garo).

Curiosamente eles se juntam a um elenco que já inclui Hayato Isomura (de Kamen Rider Ghost) e Kenta Izuka (de Tomica Hero Rescue Force). O drama estreia em 14 de outubro.


Nova forma de Cross-Z

Build NEW WORLD Kamen Rider Cross-Z vai apresentar uma nova forma chamada “Cross-Z Evol”, que usará o novo Muscle Galaxy Full Bottle. Apesar da forma lembrar o vilão principal de Kamen Rider Build, não há confirmação sobre sua verdadeira origem.


O mais cruel dos Riders?

Evolto/Kamen Rider Evol pode perder o posto de vilão mais cruel da franquia Kamen Rider. No especial de Cross-Z vai aparecer Kilbus. Segundo informações oficiais, ele é “o Rider mais malvado“, é o irmão mais velho de Evolto e seus poderes superam os dele.

Kilbus é conhecido como o pior membro da Tribo do Sangue do qual Evolt veio. O design é para ser uma reminiscência de uma aranha, usando uma cor vermelha “venenosa” brilhante.

O personagem terá a voz de Anri Katsu.


Veterano em Tenpai Gaiden

Nesta semana foi anunciado que Kenji Matsuda (47) será o astro principal da adaptação em live-action do mangá Mahjong Hado Densetsu Tenpai Gaiden, de Tomoshi Kuga, onde viverá o protagonista Yoshiaki Kurosawa.

Matsuda é um ator que já participou de várias séries tokusatsu. Seus papéis mais notáveis são Zanki em Kamen Rider Hibiki, Jiro/Garuru em Kamen Rider Kiva, Wataru Shijima em Garo: Makai Senki e emprestou sua voz ao Gabi Raizo em Ninninger.

O lançamento do filme está previsto para 18 de novembro nos cinemas japoneses e em 5 de janeiro em home-video.


Marmanjada de plantão, semana que vem teremos uma presença ilustríssima. Marcelo Robocop estará aqui no JBox para um bate-papo numa edição especial da coluna ao dia das crianças. Você não pode perder! See you again!