Fugindo dos títulos mega populares da Panini ou JBC, outras editoras nacionais seguem apostando em materiais japoneses alternativos, sempre bem-vindos para diversificar esse cenário. A bola da vez está com a editora Todavia, que teve um mangá anunciado despretensiosamente em uma matéria da coluna Painel das Letras, da Folha de S.Paulo.

A Todavia vai publicar no Brasil o título de horror Demência 21 (Dementia 21), com história e arte de Shintaro Kago, autor japonês conhecido por lidar muito com o “grotesco” em suas obras. O mangá saiu no Japão originalmente entre 2011 e 2013, na revista Comicloud. Os 37 capítulos da obra foram reunidos por lá em 7 volumes encadernados de poucas páginas, mas há uma edição americana encadernada em 300 páginas.

Dementia 21 | (c) 2011 BookLOUD, Shintaro Kago

Segundo informações publicadas no blog Biblioteca Brasileira de Mangás, a Todavia seguiria a edição americana, mas traduzindo direto do japonês. De acordo com Flavio Haag, do Itadakimasu, em nota também divulgada no blog, o mangá chegará por aqui em edição física e digital.

Demência 21 gira em torno de uma cuidadora de idosos chamada Yukie Sakai. Envolvida numa atividade aparentemente normal, a jovem começa a presenciar uma série de fenômenos surreais que desafiarão sua sanidade.

O lançamento ainda está longe. A Todavia marcou a publicação para o ano de 2020.

Atualização (25/02):
Em contato com a editora Todavia, foi confirmado que será usada como base a edição em volume único da americana Fantagraphics, mas com textos traduzidos diretamente do japonês. O lançamento será no primeiro semestre de 2020.

[Via Folha de S.Paulo com informações do BBM]