Foi divulgado hoje (16/04) que Kazuhiko Katou, conhecido pelo pseudônimo de Monkey Punch, renomado autor e conhecido pela sua icônica série Lupin III, faleceu aos 81 anos no dia 11 deste mês por consequências de uma pneumonia.

O autor recebeu diversos prêmios em sua carreira como o Comic-Con International Inkpot Award, Golden Romic e Meritorious Service Award no festival de anime de Tóquio.

Recentemente, Monkey Punch estudava arte 3D e CG. Também participava como convidado em diversas aulas de universidades pelo país.

Nascido em 1939 na cidade de Hamanaka, Hokkaidou, debutou com sua obra Playboy Nyuumo em 1965 na revista Manga Story. Dois anos mais tarde ele publica Lupin III na revista Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.

Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Enertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.

O personagem tornou-se um marco na indústria de anime, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.

Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.

No Brasil, o anime original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand. É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Por fim, a temporada mais recente, Lupin III: Part 5 (2018), foi exibida com legendas em português pela Crunchyroll.

O anime Efeito Cinderela também foi exibido no Brasil pelo Cartoon Network em 2006. Derivado de um mangá de Monkey Punch chamado Cinderella Boy, conta a história dos detetives Ranma e Rella, donos da agência R & R, que ao tentarem fugir de uma missão se envolvem em um grande acidente. Uma semana depois Ranma acorda no local do acidente e pensa que sua parceira morreu, mas misteriosamente à meia noite ele se transforma em Rella.

[Via Mantan online]