No Japão é relativamente comum que artistas de mangá criem artes especiais de divulgação local para filmes estrangeiros. Masami Kurumada, criador d’Os Cavaleiros do Zodíaco, já fez cartazes para Fúria de Titãs, enquanto mais recentemente o autor Hiroyuki Takei, de Shaman King, estilizou o oscarizado Infiltrado na Klan. Dessa vez, o destaque fica para Riyoko Ikeda, mangaká que ficou famosa pelo clássico Rosa de Versalhes.

Riyoko desenhou ao seu estilo os personagens de Penélope Cruz e Javier Bardem no filme Todos Já Sabem (Everybody Knows). O suspense em língua espanhola, dirigido pelo iraniano Asghar Farhadi, já saiu de cartaz no Brasil há um tempo (a estreia foi em fevereiro), mas no Japão ele só chegará aos cinemas no próximo dia 1º de junho.

Confira a arte logo abaixo:

Arte de Ryioko Ikeda para o filme ‘Todos Já Sabem’

 

Imagem oficial de ‘Todos Já Sabem’, com Javier Bardem e Penélope Cruz

Flyers com essa arte serão distribuídos, de forma limitada, em cinemas que exibirão o filme no país oriental – e consequentemente virará item de colecionador para os fãs de Ikeda.

Na história de Todos Já Sabem, Laura (Penélope Cruz) viaja até a Espanha para a cerimônia de casamento de sua irmã, desacompanhada de seu marido (Ricardo Darín), que precisou ficar por questões de trabalho. Lá, ela tem um reencontro com seu ex-namorado, Paco (Javier Bardem), encontro esse que não acontecia há muitos anos. Porém, uma tragédia acontece durante a festa de casamento, fazendo com que toda a família se una em busca de um culpado, que pode estar entre eles mesmos.

[Via Comic Natalie]

 

Rosa de Versalhes em publicação no Brasil

Desde fevereiro, a Editora JBC está publicando por aqui a obra máxima de Riyoko Ikeda. A coleção terá ao todo 5 edições, sendo que os volumes 3 e 4 estão previstos para chegar a livrarias e lojas especializadas este mês. Mais abaixo você pode acessar os links de compra dos primeiros volumes na Amazon.

Publicado originalmente entre 1972 e 1973 nas páginas da revista feminina Margaret, Rosa de Versalhes rendeu originalmente 10 volumes encadernados (que são agrupados em pares por aqui). Em 1974 ainda saiu uma compilação de histórias curtas em mais dois volumes, chamado Versailles no Bara Gaiden. Em 2013, 40 anos após o final original, novas histórias foram contadas em Versailles no Bara: Episode-hen, trazendo mais 4 volumes.

Inspirada em personagens reais que rondam a biografia da arquiduquesa da Áustria Maria Antonieta, Rosa de Versailhes é ambientada na França do século XVIII, acompanhando a história de Oscar, uma moça criada com treinamento militar como se fosse um garoto. Conflitos amorosos e a iminência da Revolução Francesa constroem o enredo que vendeu milhões de cópias pelo mundo.

 

Lady Oscar | © 1979 Nippon Television, TMS

Em 1979, o mangá virou um anime de 40 episódios, com um traço muito familiar para os brasileiros. O falecido Shingo Araki e Michi Himeno, os mesmos responsáveis pelo visual da TV d’Os Cavaleiros do Zodíaco, foram os responsáveis por embelezar Oscar e companhia na animação que se tornou um verdadeiro clássico. Com o título internacional de Lady Oscar, o anime foi sucesso na Europa nos anos 1980, sendo exibido em países como Itália e França.

No Brasil, o anime teve alguns episódios lançados em videocassete nos anos 1990 pela Europa Filmes.