Estão disponíveis desde quarta (01), no catálogo da MUBI os filmes Hiroshima, Meu Amor, O Império da Paixão, O Império dos Sentidos e Os Frutos da Paixão — todos estão legendados. Confira mais detalhes sobre cada um abaixo.
Hiroshima, Meu Amor
Hiroshima mon amour
⇒ Acesse a página do filme na MUBI clicando aqui
Com direção de Alain Resnais, o filme de 1959 é uma produção franco-japonesa que retrata uma longa conversa, no período de 24 horas, entre uma atriz francesa e um arquiteto japonês.
Mesmo sendo o primeiro filme de Resnais, sua influência foi significativa. Através de recursos de flashbacks numa narrativa não linear, o longa é tido como um dos marcos que deu início à Nova Onda Francesa no cinema. A produção também concorreu ao Oscar de Melhor Roteiro Original.
O Império da Paixão
Ai no bourei
⇒ Acesse a página do filme na MUBI clicando aqui
A produção de 1978 conta com direção de Nagisa Oshima, que também assina o roteiro junto a Itoko Nakamura. Oshima ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo filme no Festival de Cannes.
A história se passa em 1895 e gira em torno de Seki, uma mulher casada com um puxador de riquixá. Enquanto seu marido está fora, ela passa a ter um caso com seu vizinho Seki. Os dois se juntam para matar o marido e esconder seu corpo. Após três anos de affair, a comunidade em volta passa a desconfiar que algo está acontecendo entre os dois.
AVISO: o filme contém cenas de sexo explícito, portanto, é inadequado para menores de 18 anos.
O Império dos Sentidos
Ai no Corrida
⇒ Acesse a página do na MUBI filme clicando aqui
O filme de 1976 é uma coprodução com a França, sendo lançada no Japão apenas como francesa na época para driblar a censura japonesa, que não permitia um lançamento para público geral na forma como o diretor desejava — o filme foi enviado para a França para edição e, com isso, as partes explícitas foram borradas apenas para a projeção japonesa, seguindo as normas de censura.
O roteiro e a direção são assinados por Nagisa Oshima, e o filme tem envolvimento de Koji Wakamatsu, nome importante do cenário audiovisual erótico (pinku eiga) do Japão.
A trama ficcionaliza o caso real envolvendo a gueixa e prostituta Sada Abe (1905-1971), que em 1936 matou seu amante estrangulado. Após o assassinato, ela decepou o pênis e os testículos dele e os carregou consigo até ser presa, quase uma semana após o ocorrido.
Ela foi posteriormente condenada a seis anos de prisão, mas foi liberada após cinco anos de detenção. O diretor teria tentado e conseguido contato com ela ao produzir o longa.
É importante pontuar que não se trata de um filme documental, e há fortes influências de Yojouhan Fusuma no Urahari (1973), também conhecido pelo título em inglês The World of Geisha, de Tatsumi Kumashiro.
AVISO: o filme contém cenas de sexo explícito e de mutilação, portanto, é inadequado para menores de 18 anos.
Os Frutos da Paixão
Les fruits de la passion / Shanghai Ijin Shokan – China Doll
⇒ Acesse a página da série na MUBI clicando aqui
Com direção de Shuji Terayama, o longa de 1981 é mais uma produção franco-japonesa a aportar no serviço. A história é uma adaptação do livro História d’O, de Anne Desclos (1907-1998).
A trama gira em torno de Sir Stephen e O, que são enviados à China para comandar um cassino.
Fonte: MUBI
O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, assolado por chuvas que devem voltar na próxima semana. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.
Deixe um comentário