Mês novo significa uma série de novos títulos chegando para os consoles e PC. Octopath Traveler na Steam, o lançamento ocidental de Judgment e a estreia mundial do novo Mario são os principais destaques de junho, que ainda inclui alguns ports chegando em novas plataformas e um projeto do Kickstarter finalizado.

Confira a seguir, os jogos que chegam esse mês, mas lembre-se, nossa lista apenas inclui títulos desenvolvidos por estúdios japoneses:

 

Kotodama: The 7 Mysteries of Fujisawa

Desenvolvido pelo estúdio britânico PQube em parceria com um estúdio japonês, ART. Co. Ltd., Kotodama: The 7 Mysteries of Fujisawa é uma visual novel ambientada na Academia de Fujisawa, uma instituição educacional onde nada é o que parece e todo aluno esconde um segredo obscuro. Tendo feito um pacto com uma raposa demoníaca que lhe deu o poder de ver a verdade por trás das mentiras, o jogador deve se infiltrar na secreta Academia e descobrir as verdades sinistras que ela esconde.

Por enquanto, o jogo sai apenas nas Américas e Europa, e sem previsão de ser publicado no Japão.

Lançamento: 4 de junho (PS4, Nintendo Switch, PC)


The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel II

Este RPG desenvolvido pela Nihon Falcom é uma sequência direta do jogo anterior. Na história, Rean Schwarzer chega à sua cidade natal, Ymir, e descobre que a princesa Alfin e sua irmã, Elise, foram sequestradas por membros da Noble Alliance aliados ao Imperial Liberation Front e o grupo Ouroboros. Agora, Rean tentará reunir todos novamente para pôr fim à guerra civil.

Originalmente lançado para o PlayStation 3 e PlayStation Vita em 2014, e para o PC em 2018, agora The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel II também chega ao Ocidente para PlayStation 4. Essa versão já havia sido lançada no Japão em abril do ano passado.

Lançamento: 4/6 na América e 7/6 na Europa (PS4)


Octopath Traveler

A Square Enix também está trazendo seu RPG 2D para o PC. Anteriormente lançado para o Nintendo Switch, o jogo estará disponível digitalmente na Steam a partir do dia 7.

Octopath Traveler apresenta 8 personagens principais, cada um com sua própria história e aventura distinta explorando o perigoso continente de Orsterra. Claramente inspirado no estilo e espírito dos antigos RPGs, OT realmente se parece com um 16-bit, mas vai além mostrando-se como algo realmente novo ao invés de ser apenas uma isca de nostalgia.

Lançamento: 7 de junho (PC)


The Princess, the Stray Cat, and Matters of the Heart

Anunciado na última sexta-feira (31/5), essa visual novel adulta desenvolvida pela Fruitbat Factory e Tokyotoon chega este mês com menu e legendas em inglês, e áudio em japonês. Quem comprar o título na Steam, ainda receberá um artbook digital, a trilha sonora e um álbum de músicas com vocais.

O jogador assume o papel de Nora Handa, um estudante que certo dia encontra uma garota enquanto ia pra escola. A garota chamada Patricia, ela é na verdade uma princesa do submundo destinada a acabar com toda a vida na superfície; no entanto, ela acabou ficando doente. Após Nora cuidar da garota, ela lhe dá um beijo mágico transformando-o num gato obrigado a servir todos os seus caprichos.

Lançamento: 17 de junho (PC)


Bloodstained: Ritual of the Night

Bloodstained: Ritual of the Night narra a história de Miriam, uma orfã submetida a uma série de experimentos por uma guilda de Alquimistas, que a deixou de coma por 10 anos. Acordada por ter sua condição temporariamente interrompida por um alquimista contrário aos atos da guilda, Miriam segue numa jornada ao “Castelo do Demônio” para confrontar Gebel, outro experimento que perdeu sua humanidade e agora convoca demônios com o objetivo de transformar o mundo.

Mais um RPG da lista, este jogo de aventura e ação foi um projeto inicialmente financiado no Kickstarter, e chega este mês para diversas plataformas após 5 anos de desenvolvimento. O game é produzido por Koji Igarashi (mais conhecido por ter participado de diversos títulos da franquia Castlevania) e é um projeto de três estúdios: ArtPlay, DICO, e WayForward Technologies.

Lançamento: 18/6 (PS4, Xbox One, PC) e 25/6 (Nintendo Switch)


Muse Dash

Muse Dash é um jogo de ação rítmico do estúdio PeroPeroGames e distribuído pela X.D. Network Inc.

Originalmente lançado para dispositivos móveis em 2018, agora o título chega ao Switch e PC. No jogo, os jogadores devem golpear inimigos e desviar de armadilhas que vêm em sua direção utilizando simples comandos direcionais, de acordo com o ritmo da música.

Lançamento: 20 de junho (Nintendo Switch, PC)


Judgment

Considerado um spinoff da franquia Yakuza (conhecida no Japão como Ryu Ga Gotoku), Judgment é um thriller jurídico ambientado na fictícia cidade de Kamurocho, apresentando a história de Takayuki Yagami, um detetive particular trabalhando num caso de assassinato em série. Com perspectiva em terceira pessoa, um modo de investigação capaz de possibilitar que os jogadores encontrem vestígios do criminoso, Judgment também possui um sistema de combate semelhante ao de Yakuza. Mas apesar das semelhanças, o criador de Yakuza e também diretor de Judgment, Toshihiro Nagoshi, afirma que a jogabilidade, história e experiência deste jogo são completamente diferentes.

O game passou por um grande escândalo no Japão quando um dos atores foi preso por uso de cocaína. Como o ator também havia sido usado como modelo de rosto para seu personagem, e o porte e uso de drogas é considerado um crime bastante grave por lá, a Sega terminou tirando o jogo de circulação por um tempo, tanto em lojas físicas e digitais. Para a versão Ocidental, o título deve chegar com o rosto deste personagem substituído.

Lançamento: 25 de junho (PS4)


Super Mario Maker 2

Com mais de 100 níveis jogáveis apenas no modo história, modo multiplayer e mais opções online, Super Mario Maker 2 é o último lançamento japonês de junho, mas também o mais aguardado. No modo história, Mario deve ajudar a reconstruir o Castelo da Princesa Peach, percorrendo as inúmeras fases coletando moedas suficientes para reconstruir o castelo. Personagens não jogáveis também devem oferecer tarefas extras.

Mas esta sequência do game anterior continua disponibilizando a função mais interessante do título: a possibilidade dos jogadores criarem suas próprias fases e compartilharem online para que outras pessoas no mundo também possam jogar.

Lançamento: 28 de junho (Nintendo Switch)