Se você é fã de Pokémon, provavelmente já imaginou como seria ter um monstrinho de verdade para seguir sua jornada ou fazer companhia. A ilustradora Clari Cabral foi um pouco mais além dessa equação e conseguiu unir a paixão pelos personagens da Nintendo junto à expressão máxima da nossa cultura pop, A Turma da Mônica.

Ao JBox, Clari conta que sempre gostou de fazer essa relação de Pokémon com personalidades ou mesmo com seus amigos, o que acabou encaminhando para essa série especial de releituras dos personagens de Mauricio de Sousa. “Eu não sei exatamente como surgiu a ideia, pois já faz um tempo que eu tava com isso na cabeça e demorou um pouco também para produzir tudo. Provavelmente vi algo da Turma da Mônica nesse dia, aí fiz a conexão naturalmente e já abri a pokédex para começar a relacionar eles.” – pontuou.

Mas uma coisa é ter a ideia, a outra é por em prática. Pra juntar os dois universos, a personalidade de cada um foi fundamental. “A Mônica é bem durona, então dei para ela o Pacham, e para lembrar do Sansão (e também do lado doce dela), escolhi o Buneary.” – explica Clari (confira o resultado abaixo).

Mônica, Pacham e Buneary | Por Clari Cabral

O número reduzido de monstrinhos pra cada personagem partiu do princípio de que todos são crianças, ainda começando suas jornadas. “Exceto por Magali, todas as crianças tem Pokémon em suas formas originais. Magali tem um Snorlax por justamente ser uma das minhas personagens preferidas, é a cara dela não se preocupar tanto com evoluções e em ser uma grande treinadora e ao mesmo tempo ter um Pokémon tão incrível e enorme (risos)“.

Magali e Snorlax | Por Clari Cabral

Cebolinha tem um Mime Jr. pois a Equipe Rocket tinha um. Eu quis fazer essa conexão, já que ele tá sempre querendo roubar o Sansão, fora que a energia brincalhona desse Pokémon me faz pensar que ele meteria Cebolinha em muita confusão. Klink simboliza as engrenagens dos planos mirabolantes dele, e o Oddish, é meio óbvio, por causa dos 5 cabelinhos!

Cebolinha, Oddish, Klink e Mime Jr. | Por Clari Cabral

Já Cascão tem o Tepig por motivos de porcos (risos). Muita gente questionou por que ele não tinha um Grimer, mas acho o design do Trubbish muito mais amigável e mais a cara dele, fora que, veja bem, ele é um Pokémon SAQUINHO DE LIXO.

Cascão, Tepig e Trubbish | Por Clari Cabral

Gostou do trabalho da Clari? Você pode conferir outras artes no Instagram da artista, @claricabdal ou também acompanhar as produções pelo Twitter @claricabrall (com dois “L” mesmo).