Na última quarta-feira (4), o Brasil recebeu a visita de Makoto Tezuka, filho do aclamado “deus do mangá” Osamu Tezuka, para um encontro especial com Mauricio de Sousa. Os dois participaram de um painel na tarde do dia 4 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, onde falaram sobre o intercâmbio cultural de nosso país com o Japão, além de relembrar a amizade que o pai da Turma da Mônica teve com Osamu.

Foi neste painel que foi comentado pela primeira vez que a Mauricio de Sousa Produções planeja concluir uma história que Tezuka estava desenvolvendo sobre a Amazônia. O assunto foi reforçado na quinta (5), quando Makoto visitou a MSP ao lado de sua esposa, Reiko Okano, e participou de uma coletiva de imprensa mais uma vez junto de Mauricio e também de Alice Takeda (diretora de arte da MSP).

Da esq. p dir.: Alice Takeda, Reiko Okano, Makoto Tezuka e Mauricio de Sousa

A história ficou em aberto devido ao falecimento de Osamu Tezuka em 1989. O tema ecológico era uma pauta bastante conversada pelo artista japonês e Mauricio, que almejavam publicar juntos uma história que envolvesse o tema, ideia que só foi consumada em 2012 nas edições 43 e 44 da Turma da Mônica Jovem – que reunia a turma com os clássicos de Tezuka Kimba, O Leão Branco, Astroboy, Black Jack e A Princesa e O Cavaleiro.

Quando era vivo, meu pai sempre destacava a importância de preservarmos a natureza. Fico muito feliz que o Mauricio tenha explorado esse tema” – comentou Makoto.

Ainda sem previsão de lançamento, a nova história sobre a Amazônia terá novamente a participação da Turma da Mônica Jovem e chega em um momento onde a nossa floresta está mais uma vez nos holofotes mundiais. Mauricio destacou o desafio de assumir o trabalho deixado por seu amigo, que será conduzido com cuidado para resgatar o estilo do mangaká, sendo fundamental a ajuda de Alice no processo (esposa de Mauricio descendente de japoneses e que aprendeu a ler com os mangás de Tezuka). Sobre a visita de Makoto, o quadrinista brasileiro destacou: “Estou honrado e agradecido. Realmente, é praticamente como se o meu velho amigo Osamu Tezuka estivesse presente, o filho falando sobre as mesmas coisas que eu conversava com o pai dele”.

[Via Assessoria de Comunicação e Universo HQ]


Mauricio de Sousa e Osamu Tezuka tornaram-se amigos quando o quadrinista japonês visitou o nosso país nos anos 1980. Falamos sobre essa passagem do “deus do mangá” em um vídeo do quadro YonTime em nosso canal do YouTube.

Confira abaixo: