Em maio de 2018, Inio Asano, autor de Boa Noite Punpun, começou a publicar pequenas histórias de sua vida no site Chikuma Shobou – onde introduz o cotidiano como um diário da sua vida. E na última quinta-feira (12/09) foi lançada a versão impressa de Mangaka Nyuumon (Introdução ao autor de mangá, tradução literal), um compilado desse diário virtual.

As histórias de Mangaka Nyuumon se passam antes do casamento de Asano com a autora Akane Torikai (de Girlfriend in the Hell e Onna no Ie), então é possível encontrar histórias de relacionamentos passados, histórias constrangedoras, sobre comprar uma casa, como o trabalho com mangás tem mudado desde os anos 1990 e sua opinião sobre o futuro dos quadrinhos no Japão.

Asano começou sua carreira em 1998, com 18 anos de idade, com a obra Kikuchi Sore wa Chotto Yarisugida!! (Kikuchi, você passou dos limites!!, tradução literal). Em 2000 se tornou assistente de Shin Takahashi (Saikano) e logo no ano seguinte ganhou o prêmio GX da editora Shogakukan para jovens autores. Desde então não parou de lançar seus mangás com histórias tão realistas e, porque não, dolorosas. Entre suas obras mais reconhecidas estão Solanin, publicado aqui no Brasil em 2011 pela editora L&PM, Boa Noite Punpun, também publicada no Brasil pela JBC em 2018 e What a Wonderful World.

Também foram publicados aqui no Brasil as obras Cidade da Luz em 2017 pela Panini e Nijigahara Holograph em 2016 pela JBC.

Atualmente ele trabalha no mangá Dead Dead Demon’s Dededededestruction, em publicação desde 2014.

[Via ANN e Webchikuma]