Todos os países estão em alerta com a recente epidemia do novo coronavírus (COVID-19), o Japão não é exceção. Devido ao surto, o cronograma de algumas séries está sendo alterado. Até o momento, já tivemos informações de 3 animês com episódios adiados devido ao vírus: A3! Season Spring & Summer, A Certain Scientific Railgun T (Toaru Kagaku no Railgun T) e Infinite Dendrogram. Possivelmente, Asteroid in Love também foi adiado por este motivo.

O site oficial de A3! informou no dia 13 de fevereiro que a produção da série já estava com alguns problemas, agora agravados pela epidemia, ainda comunicando que os trabalhos devem ser normalizados em torno de abril. Ao final de janeiro, o quarto episódio já havia sido adiado sem previsão de retorno. A animação é inspirada no jogo para celulares Act, Addict, Actor! (por isso, conhecido também como A3!), no qual o jogador deve “treinar” um ator. O animê não é licenciado no Brasil, mas o jogo está disponível em inglês na Playstore. A série estava prevista para ter duas temporadas ao longo do ano, com uma sendo exibida agora e outra a partir de setembro, mas o cronograma pode ser alterado, ainda de acordo com a informação fornecida.

 

No dia 17, um comunicado foi postado no site oficial de A Certain Scientific Railgun, informando que o episódio 7 não será exibido no dia 21 de fevereiro devido a problemas na produção em decorrência do vírus. O sexto episódio será reprisado no horário da série. Esta é a terceira temporada da adaptação do mangá homônimo de Kazuma Kamachi, com ilustrações de Motoi Fuyukawa, que, por sua vez, é um derivado da novel A Certain Magical Index. A Crunchyroll exibe a animação no Brasil, com legendas em português.

 

Hoje, dia 18, o site oficial de Infinite Dendrogram foi atualizado, informando que o episódio 7 da série também não será exibido no dia 20, também devido às “questões da produção” relacionadas ao novo coronavírus. No lugar do novo episódio, será reprisado o primeiro. A animação, que estreou em janeiro, adapta a série de light novels homônima escrita por Sakon Kaido. A franquia também é inédita no Brasil.

 

Com relação a Asteroid in Love, no dia 11 de fevereiro uma nota foi postada no site oficial, informando que o episódio 7 seria adiado do dia 14 para o dia 21 de fevereiro. No lugar desse episódio, foi exibido o “episódio 6.5”, uma espécie de recapitulação da série até o momento. O comunicado não cita o vírus diretamente, mas Quro, mangaká da obra, postou em seu Twitter no dia 7 que “odeia vírus”. A série está disponível na Crunchyroll.

Além do adiamento dessas séries, a Bushiroad anunciou que vai cancelar ou postergar eventos agendados até, pelo menos, o dia 19 de março devido ao surto (eventos em datas posteriores estão, aparentemente, em análise). A empresa fará o reembolso dos ingressos, mesmo que o evento seja apenas adiado, caso o comprador assim desejar. A decisão afeta eventos de franquias como BanG Dream! (ou Bandori, incluindo ARGONAVIS), Revue Starlight e D4DJ.

A organização do Anime Japan, um dos maiores eventos de animês do Japão e do mundo, também informou que considera o cancelamento da edição deste ano. O comunicado ainda avisa que medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar o contágio pelo vírus, além de deixar recomendações aos visitantes, como passar álcool gel (fornecido na feira) nas mãos, utilizar máscaras, lavar as mãos frequentemente e até considerar deixar de ir em caso de suspeita de infecção.

Segundo o Ministério da Saúde, Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Existem diversos tipos de coronavírus, mas um novo agente, o COVID-19, tem preocupado autoridades devido ao alto índice de contágio e gravidade da doença. No dia 31 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto é uma emergência internacional de saúde. No Japão, há mais de 70 casos confirmados e uma pessoa morreu após o contágio. Ainda não há casos confirmados no Brasil.

 

Fonte: Infinite Dendrogram, Railgun T, A3! e Bushiroad via Anime News Network (1),(2),(3),(4); Asteroid in Love e Anime Japan