É sempre incrível ver o “por trás das câmeras” de alguma produção, principalmente das que temos carinho ou das que são gigantes e surpreendem milhares de pessoas. Em maio de 2019 a NHK exibiu o documentário 10 years with Hayao Miyazaki, que acompanha o processo criativo de Miyazaki ao criar seus fantásticos universos e personagens. Agora o site oficial da NHK World disponibiliza o documentário gratuitamente até fevereiro de 2026.

Sinopse pela NHK (tradução livre):
Um exclusivo ‘por trás das cenas’ sobre o gênio do principal diretor de filmes vivo do Japão, Hayao Miyazaki – criador de alguns dos filmes animados mais icônicos do mundo. Miyazaki permitiu um único documentarista a seguir sua rotina no trabalho, enquanto ele imagina os personagens e narrativa para o que seria seu blockbuster de 2008, “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar.” Miyazaki explora os limites das suas habilidades físicas e imaginação para criar seus protagonistas memoráveis.

Os dois primeiros episódios seguem o processo de criação de Ponyo, mas também nos aprofundamos nas influências de sua vida que o levaram a criar o filme.

Cada episódio tem no total 49 minutos e todos estão disponíveis com legenda em diversas línguas, incluindo inglês e espanhol. Infelizmente o português (ainda) não está na lista de legendas.

Atualmente, Hayao Miyazaki está no meio da produção de seu novo filme, Kimi tachi wa dou ikiru ka? (Como vocês vivem?, tradução literal). Após 3 anos em que o diretor se dedica a este projeto, em outubro do ano passado o produtor do Studio Ghibli Toshio Suzuki declarou que o longa está 15% concluído.

Fonte: ANN, NHK website.