A Starter Edition de Final Fantasy XIV Online para PlayStation 4 está sendo ofertada de graça na PSN até a próxima terça-feira, dia 26 de maio, e uma vez resgatado, o jogo será seu para sempre. Este pacote inicial inclui todo o conteúdo de FF XIV: A Realm Reborn (a 1ª parte do jogo), um período gratuito de 30 dias e portanto, com isenção de assinatura no primeiro mês, além da possibilidade de evoluir seu personagem até o level 50, vantagem que não está disponível na versão para teste (que só vai até o level 35).

O jogo pode ser adquirido através do aplicativo da loja em seu PS4, ou no site oficial da PlayStation Store clicando aqui. É necessário ter uma conta na PSN.

O preço normal do jogo é de R$ 76,99 (reais), ou US$ 19,99 (dólares).

É importante destacar que mesmo possuindo uma cópia do jogo, para continuar jogando após o término dos primeiros 30 dias, será necessário o pagamento de uma assinatura que pode ser de 30 a 180 dias. Esta oferta não se estende para a versão de PC no Steam.

O MMORPG Final Fantasy XIV: A Realm Reborn foi lançado em agosto de 2013 para PlayStation 3 e computadores, e sua edição para PS4 em abril de 2014. Esta, na verdade, trata-se da segunda versão do jogo e também a responsável por tornar o título tão popular e aclamado pela crítica – já que a primeira versão, intitulada apenas ‘Final Fantasy XIV Online’ e lançada em setembro de 2010 só para PC, foi massacrada por críticas negativas do público e imprensa, que fizeram com que a Square Enix refizesse o jogo.

FF XIV: A Realm Reborn tem continuidade nas expansões Heavensward (2015), Stormblood (2017) e Shadowbringers (2019), que não estão inclusas na Starter Edition.

Fonte: PSX Brasil


Final Fantasy é uma franquia multimídia e a série de RPG mais popular mundialmente. Publicada e desenvolvida pela Square Enix, seu primeiro título foi lançado em 1987 – quando a empresa ainda se chamava Squaresoft -, criado por Hironobu Sakaguchi como uma última tentativa de emplacar um sucesso da companhia, que na época passava por problemas financeiros e acreditava que este seria seu último jogo. Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF mudaram o cenário e geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo da história em que a sequência não tinha locais ou personagens do antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores e tornando-se uma característica da franquia. Cada título conta com uma história própria, um novo elenco de personagens e mundos diferentes, que compartilham alguns elementos em comuns que definem a franquia, que já vendeu mais de 140 milhões de cópias no mundo.