O loundraw, jovem artista japonês de 25 anos, anunciou um novo projeto chamado simplesmente de COMMON (do inglês, literalmente, “comum”). Tudo que se sabe até então é que desse projeto vai sair um curta de animação idealizado por ele em seu FLAT STUDIO, e já existe um site oficial com uma descrição conceitual.

Pelo que indicam os textos da página do projeto, COMMON nasce de uma necessidade artística que muitas vezes se perde na indústria da animação: a verdadeira “expressão” do autor, a mensagem que ele quer passar. Abaixo do título, lemos uma frase em inglês que diz: “Real ou falso? A maneira como ele pensa, a forma como desenha. Tudo isso se torna ‘um’.”

No mercado da cultura pop, o nome de loundraw foi mais reconhecido fora do Japão com as artes para a novel Kimi no Suizou o Tabetai, que ganhou o título engraçadinho em inglês de I Want to Eat Your Pancreas (ou, em português, “Eu Quero Comer o Seu Pâncreas”). O livro publicado em 2015 deu origem a uma adaptação em mangá, um filme live-action e também um filme animado em 2018, onde loundrawn é creditado pelo conceito visual dos personagens.

Um destaque involuntário na animação aconteceu quando ele colocou no ar um projeto chamado de Yume ga sameru made (夢が覚めるま). A bela animação é uma espécie de trailer para um filme que nunca existiu, porém o vídeo se tornou viral, acumulando mais de 2 milhões de visualizações no YouTube. Confira abaixo:

O trabalho mais recente de loundraw no ramo do animê é no conceito visual do filme Josee, The Tiger and The Fish, produção do estúdio BONES (o mesmo de My Hero Academia) que seria exibida nos cinemas japoneses no 3º trimestre deste ano, mas foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus.

Pôster de Josee, The Tiger and The Fish | Divulgação

Ainda não há previsão de lançamento para COMMON.


Fonte: pjt.loundraw.jp