A editora Akita Shoten informou hoje (4) sobre o falecimento do mangaká Jiro Kuwata no último dia 2 de julho. Kuwata tinha 85 anos e as circunstâncias de sua morte não foram detalhas pela postagem.

O mangaká publicou, junto com Kazumasa Hirai, o mangá 8 Man (O Oitavo Homem) de 1963 a 1965, com 5 volumes compilados. A série inspirou algumas adaptações em animê, as mais conhecidas entre os fãs brasileiros talvez sejam o animê de 1963-1964, produzido pela TCJ e Eiken (exibido por aqui pela Rede Globo nos anos 1960 em versão editada) e também o OVA 8 Man After (Oitavo Homem – O Policial do Futuro) de 1993, produzido por J.C Staff e Sanctuary, que veio para cá em home-vídeo pela Mundial Filmes e foi exibido no Multishow no bloco Japanimation.

Kuwata também publicou um mangá do Batman, conhecido popularmente como Batmangá de Jiro Kuwata, de 1966 a 1967, com 53 capítulos. Essa obra saiu oficialmente pela DC nos EUA apenas em 2014, numa versão de 3 volumes.

Segundo a postagem da editora, Kuwata teve envolvimento na série 8 Man VS Cyborg 009, em publicação na Champion RED desde julho deste ano, com roteiro de Koyichi Nanatsuki e ilustrações de Masato Hayase. O personagem de Kuwata e Hirai é considerado um dos mais icônicos heróis de animês, além de ser considerado o primeiro herói ciborgue do Japão, precedendo até mesmo os Kamen Rider da era Showa.

Deixamos aqui nossos sentimentos.


Fonte: Akita Shoten via ANN