Recentemente, alguns fãs de Hunter x Hunter reviveram supostos comentários de Yoshihiro Togashi na Shonen Jump em 2016, quando alguns capítulos da série estavam sendo publicados. Para quem não sabe, a revista vem com alguns comentários dos autores, a VIZ inclusive traduz esse material para o inglês e posta em seu blog semanalmente.

O perfil @joeyweiser postou, na época, prints de algumas prováveis notas de Togashi. O JBox não conseguiu encontrar arquivos de 2016 no site da VIZ, mas as imagens seguem o padrão atual de postagens, então há boas chances de serem, de fato, comentários verídicos.

As imagens dizem, respectivamente: “A alegria de conseguir sentar no vaso sanitário ou em uma cadeira. O interessante no corpo é que ele não caga quando estamos acamados“, “Preso na cama -> Se arrastar de quatro -> Encontrar ajuda -> Lutar para levantar e ir para o hospital”, “A pior parte da dor nas costas é que só dá para ir para o hospital depois de melhorar um pouco” e, por fim, “Quando a sua dor é 10 em uma escala de 1 a 10, não dá para mexer nem um centímetro do corpo durante a noite“.

Os hiatos frequentes de Hunter x Hunter são, num geral, atribuídos a essas dores nas costas de Togashi, mas muitos fãs não têm ideia da extensão desse problema, até porque há pouco material sobre o assunto. Esses comentários dão uma importante luz de que, não, o autor não fica jogando Dragon Quest ao invés de escrever o mangá (“piada” saturada no meio).

Devido à rotina extremamente puxada de mangakás, é, inclusive, bastante comum que muitos deles tenham dores crônicas, principalmente nas mãos, e eventualmente parem de escrever por causa dessa pressão no trabalho.


Fonte: Joey Weiser via Comic Book