Produzida pela Toho Company (a mesma de Godzilla e Cybercop), Chouseishin Gransazer foi a primeira série da trilogia Chouseishin, que rivalizou com as franquias Kamen Rider e Super Sentai. Seus 51 episódios foram exibidos nas manhãs de sábado pela TV Tokyo, entre 4 de outubro de 2003 e 25 de setembro de 2004 (curiosamente, no mesmo período do live action de Sailor Moon, exibido pelas emissoras CBC e TBS). Agora, o clássico será lançado em DVD (no Japão, claro) como parte do projeto Toho DVD Masterpiece Selection.

Dividido em 13 volumes, Gransazer estará de volta ao mercado home-video do Japão (a série foi lançada no mesmo formato de fevereiro de 2004 a janeiro de 2005) a partir de 17 de fevereiro de 2021, custando 2,750 ienes (cerca de R$ 145 + impostos). Além disso, essa coleção também incluirá vários recursos adicionais. Veja as capas:

Chouseishin Gransazer contava a história de quatro tribos – representadas pelos elementos fogo, água, vento e terra – que lutavam entre si. Após descobrirem a verdade sobre suas origens, as tribos Gransazer se unem para proteger a Terra da organização Warp Monarch, uma aliança de várias espécies alienígenas que ameaçam a vida do nosso planeta. Cada um dos 12 guerreiros representam respectivos signos do zodíaco e espíritos animais. A quantidade de personagens principais pegou a corona de Kamen Rider Ryuki (2002~03), que tinha 13 guerreiros. Isso sem contar que a premissa é claramente baseada nas séries Super Sentai e também no mangá/animê Os Cavaleiros do Zodíaco.

A série foi dirigida por Hirochika Muraishi, que já contribuiu em Cybercop, Gridman e Ultraman Tiga, além de Koichi Kawakita (1942~2014), que trabalhou para vários filmes de Godzilla na era Heisei. Toshimichi Okawa foi o roteirista principal, enquanto Yasuharu Takanashi (Naruto e Pretty Cure) foi o responsável pela trilha sonora da série.

As outras duas séries da trilogia Chouseishin eram: Genseishin Justirisers (2004~05; 51 episódios) e Chousei Kantai Sazer-X (2005~06; 38 episódios).

Fonte: Tokusatsu Network