Hoje (4), no Japão, comemora-se a chegada de One Piece ao seu milésimo capítulo. O mangá de Eiichiro Oda é publicado desde julho de 1997 no Japão, na revista semanal Shounen Jump – o periódico mais vendido do segmento. Para comemorar o enorme feito, a Shueisha está promovendo uma série de ações com o bando do chapéu de palha. Uma delas é uma pesquisa internacional de popularidade, a One Piece World Top 100.

Reprodução/Eiichiro Oda/Shueisha.

Como o nome sugere, qualquer pessoa de qualquer parte do mundo está apta a escolher seus personagens favoritos da série. Para isso, basta acessar o site e votar! É possível depositar um voto por dia, em qualquer um dos 1.174 personagens disponíveis (todos os que apareceram até o 97º volume encadernado do mangá). A votação irá até à meia-noite de 28 de fevereiro (horário do Japão) e o resultado será anunciado em maio, junto de uma ilustração comemorativa feita pelo autor.

Segundo o regulamento, cada voto feito pela internet valerá 1 ponto. Como de costume, é possível votar via cartão postal (séries de longa duração sempre realizam pesquisas periódicas de popularidade), que vem junto com a edição impressa mais recente da Jump. No cartão, é possível escolher os seus 100 personagens favoritos de uma vez, além de votar em algum que eventualmente não esteja entre os elegíveis disponíveis no site. Cada voto por esse meio valerá 10 pontos.

A pesquisa ganhou destaque no New York Times, estampando uma página inteira na edição de hoje (confira na imagem abaixo). Inclusive, não foi a primeira vez que One Piece esteve no NYT. Em 2013, Luffy deu as cara numa campanha para celebrar a chegada da série aos 300 milhões de exemplares em circulação.

Imagem que saiu no NYT, com vários personagens da série e pergunta "Quem é o número 1?".

Página do NYT dedicada à pesquisa de popularidade de ‘One Piece’ | Reprodução: Eiichiro Oda/Shueisha.

O capítulo 1000 de One Piece foi lançado na edição dupla (#5 e #6) da Shounen Jump e está disponível em inglês no aplicativo oficial da Shueisha, o MangaPLUS. No Brasil, o mangá é publicado pela Panini, que deve reimprimir a série em breve, e se encontra em dia com o Japão, com 97 volumes já publicados.

Além da publicidade no NYT, dois vídeos comemorativos foram ao ar no YouTube:

Eiichiro Oda, autor da série, celebrou a chegada do milésimo capítulo com a seguinte mensagem destinada ao seu público:

Mensagem de Eiichiro Oda em japonês.

Mensagem de Eiichiro Oda para os leitores de ‘One Piece’ | Reprodução/Eiichiro Oda.

“1000 capítulos!! Eu, uh, uau… Palavras quase não conseguem descrever o redemoinho que foram esses 23 anos. Literalmente, metade da minha vida girou em torno da toda poderosa SERIALIZAÇÃO SEMANAL, hehe. Mas não sou só eu, Luffy e Os Chapéus de Palha navegaram por tantas ilhas diferentes e se viram envolvidos em tantas aventuras. Neste ponto, nem mesmo eu tenho certeza de quantas vidas eles tocaram ao longo do caminho! Mas é graças a eles que tantas pessoas especiais entraram em minha vida. Em primeiro lugar, dentre todos, a minha família. Todas essas pessoas me apoiaram ao longo dos anos e estou profundamente grato a cada uma delas. Enquanto isso, meus leitores têm levado suas próprias vidas agitadas. Existe uma certa teoria para leitores de longa data no mundo do entretenimento que afirma: “Um determinado grupo de leitores de uma série irá mudar após cinco anos”. E então, por um tempo, evito chamar meus leitores de “fãs”. É como dizem: “O orgulho vem antes da queda”. Eu me convenci de que não deveria ficar muito cheio de mim porque meus leitores acabariam deixando a série e seguiriam em frente com suas vidas. Deixe-me dizer que todos vocês me envergonharam por pensar uma coisa dessas. Sua crença no Luffy me levou a acreditar em todos vocês. E é isso que me permite continuar desenhando exatamente o tipo de mangá que quero desenhar. Então, aqui estamos nós, prontos para mergulhar nossos pés nos estágios finais da história. Demoramos muito para chegar aos mil capítulos. No entanto, é porque concluí mil capítulos que você deve acreditar que nos levarei até o fim. A história que espera por você vai desafiar as expectativas! Quero dizer!!
Eu tenho um favor para pedir. Isso é para todos com quem – de uma forma ou de outra – consegui criar um vínculo, em outras palavras, OS FÃS DE ONE PIECE do mundo! Minha história é longa. Mas, por favor, cuide de Luffy e sua tripulação por mais um pouco enquanto eles continuam sua aventura!
Janeiro de 2021. Eiichiro Oda.”


Fonte: One Piece World Top 100.


One Piece é uma obra de autoria de Eiichiro Oda. O mangá original começou a ser publicado na revista Shonen Jump em julho de 1997 e tornou-se um fenômeno mundial. Na história, acompanhamos as aventuras do pirata Monkey D. Luffy e de sua tripulação, os Chapéus de Palha, que navegam o mundo à procura do “One Piece”, o tesouro perdido do antigo Rei dos Piratas, Gol D. Roger, enquanto enfrentam diversos piratas e o Governo Mundial.

No Brasil, o mangá foi publicado pela primeira vez no formato “meio-tanko” pela Conrad Editora, que interrompeu a publicação na 70° edição (correspondente à 2ª parte do volume 35 no original japonês). Em 2012, a série foi relançada pela Editora Panini, seguindo o formato original japonês, e conta atualmente com 97 volumes encadernados lançados, o mesmo número publicado no Japão. A versão em animê é produzida pelo estúdio Toei Animation (Dragon Ball Z) e exibida oficialmente via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português, além da Netflix, onde já estão disponíveis os 61 episódios iniciais com dublagem em português.