A versão “completa” do episódio piloto de um live-action (misturado com animação) americano de Sailor Moon, conhecido como Saban Moon (apesar da Saban não ter envolvimento), finalmente é pública. O ex-presidente de Bandai America, Frank Ward, deu permissão para o documentário da youtuber Ray Mona publicar o vídeo obtido na Biblioteca do Congresso.

Confira o trecho:

No documentário, Ray explica que o trecho que ela teve acesso foi tudo que pôde ser recuperado — alguns arquivos se perderam.

A ideia da série de Sailor Moon veio em 1993, mas a Bandai acabou jogando fora e dando prioridade para a dublagem americana da animação — a versão da DiC, toda cortada e alterada. A série seria produzida pela Renaissance-Atlantic Films, que produzia Power Rangers, e uma animação americana seria feita pelo estúdio Toon Makers — eles queriam colocar o programa no ar em 1994, na FOX, no mesmo bloco de Power Rangers.

Segundo o documentário, os produtores do Toon Makers reutilizaram sets no sitcom Saved by the Bell.

É curioso que essa ideia não foi pensada — e descartada — só com Sailor Moon: outro animê da Toei, Cavaleiros do Zodíaco, teria uma versão “estlilo Power Rangers” (intitulada Star Storm), a primeira a transformar Shun em mulher, diga-se de passagem, mas a ideia foi igualmente descartada, virando mídia perdida (um piloto também foi gravado e partes podem ser encontradas em meios alternativos).

Veja o documentário completo:

Imagem de capa: Reprodução de montagem no vídeo de Ray Mona.

ERRATA: A notícia originalmente identificava o live-action como Team Angel, mas trata-se de outro.

Veja também:

▶ As versões americanas das quais nos livramos | Se Localizando #10

▶ Sailor Moon: SG5, novo grupo de J-pop, tem inspiração na série


Fonte: ANN


O JBox participa de parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.


Sobre Sailor Moon

Imagem: As Sailor Moon na versão dos anos 1990.

Sailor Moon foi criado como um mangá por Naoko Takeuchi no final de 1991, nas páginas da revista japonesa Nakayoshi, sendo finalizado em 1997 (originalmente com 18 volumes). Em 1992, virou uma série animada pela Toei Animation, encerrada em 1997.

Na história, Serena Tsukino (Usagi Tsukino) é uma estudante de 14 anos, chorona e que não vai muito bem na escola. Um dia ela se encontra com uma gata falante e recebe poderes para se transformar em Sailor Moon, uma heroína que luta pela justiça. Outras Sailors, com poderes inspirados nos planetas do sistema solar, juntam-se com o tempo, formando uma equipe de guerreiras.

A série estreou no Brasil em 1996, pela extinta Rede Manchete. Retornou à TV em 2000, pelo Cartoon Network, a partir da temporada Sailor Moon R. Todas as fases seguintes, nomeadas como SSuper S e Stars, foram exibidas pela emissora paga. Sailor Moon R também teve uma rápida passagem pela TV Record, sendo exibido dentro do infantil Eliana & Alegria. Alguns episódios das fases R e S foram lançados em DVD, enquanto a primeira temporada teve alguns episódios lançados em VHS.

Após mais de 10 anos de negociação, a Editora JBC publicou o mangá original por aqui a partir de 2014. Foi usada como base uma reedição fechada em 12 volumes. A empresa também lançou os 2 volumes de Sailor Moon: Short Stories e de Sailor V, história que deu origem a Sailor Moon.

Em 2014, a Toei Animation produziu Sailor Moon Crystal, um remake animado mais próximo à história do mangá. A série está disponível na Netflix e na Crunchyroll, com legendas em português.