O Festival de Cinema do Rio divulgou ontem (29) algumas das atrações da edição de 2022. Entre os longas, estão dois filmes sul-coreanos que têm ligação com o Japão. Ainda não foram reveladas as datas de estreia dos longas, e nem quais salas irão exibi-los.

O primeiro deles é a estreia de Broker, que é um filme sul-coreano apesar de assinado pelo diretor japonês Hirokazu Kore-eda. A trama acompanha dois amigos que roubam bebês abandonados na porta de uma igreja e, depois, os vendem no mercado negro. Só que ambos não esperavam que uma das mães fosse retornar e pegá-los no flagra. O filme estreou em maio no Festival de Cannes, onde foi aplaudido de pé por 12 minutos e levou os prêmios de Melhor Ator (Song Kang-ho) e do Júri Ecumênico, além de uma indicação à Palma de Ouro.

O segundo é o clássico moderno Oldboy, do diretor Park Chan-Wook. O filme é uma adaptação do mangá homônimo de Garon Tsuchiya (roteiro) e Nobuaki Minegishi (arte), publicado por inteiro no Brasil pela editora Nova Sampa. A história acompanha Oh Dae-Su, preso após uma bebedeira. Ao sair da prisão, ele resolve ligar pra casa, no aniversário de sua filha. Porém, ele acorda num quarto com apenas uma TV e descobre que esteve preso por 15 anos. O filme é o segundo em uma trilogia (mas apenas o único a adotar o mangá) e em 2013 ganhou um remake hollywoodiano dirigido por Spike Lee.

Além deles, o festival exibirá o curta Kokoro — De Coração a Coração, saiba mais sobre ele aqui. O evento acontece entre os dias 06 e 16 de outubro.


Fonte: Festival de Cinema do Rio