O mangaká Kentaro Sato (Magical Girl Site, Magical Girl of the End) postou um tweet acusando Elon Musk de postar ilustrações de seus mangás sem créditos, e pediu o pagamento de uma “taxa de uso” (royalties):

“O novo CEO do Twitter, Elon Musk, tem postado meus desenhos sem persmissão, então gostaria de uma taxa de uso de um bilhão. De dólares”, disse ele enquanto retuitava uma postagem de Musk de março, contendo um meme com uma ilustração dele:

imagem: elon musk compartilhando meme com artes de sato.

Reprodução: Twitter.

Ele complementa postando quadros de onde o meme surgiu:

Musk já é conhecido por quebrar certa etiqueta do Twitter, como postar artes sem dar os créditos aos autores, e por outros motivos. Ele recentemente tomou posse do Twitter em uma compra de 44 bilhões de dólares — a compra causou polêmica, principalmente após demissões em massa feitas na semana passada, e fuga de muitos anunciantes (o Twitter anda com baixa de receita, “perdendo dinheiro”, então se for uma fuga longeva, pode prejudicar a sustentabilidade do site).

Em poucos dias, o novo dono também implementou um modelo de “assinatura”, uma nova versão do Twitter Blue, que concede ao comprador um tiquezinho no perfil (o antigo “verificado”), ao preço de 8 dólares mensais (em torno de 41 reais) — essa iniciativa causou discussões, uma vez que a proposta dos verificados é, de fato, passar por um processo de verificação de modo a se diferenciar de possíveis fakes e impostores. Em uma entrevista, Musk também disse que a ideia  é que os não-assinantes também tenham eventualmente menos relevância para o algorítimo, parecendo uma espécie de shadowban, o que preocupou muitos usuários.

A postagem de Sato parece uma provocação jocosa frente aos acontecimentos recentes, dada a discrepância de tempo entre o tweet original de Musk (março deste ano) e a postagem do mangaká — talvez, uma provocação à implementação do Twitter Blue.

▶ Acompanhe o JBox pelo nosso grupo no Telegram


Fonte: Kentaro Sato