Se você é um brasileiro que gosta de quadrinhos e não é mais tão jovem assim, provavelmente já ouviu em algum lugar que o Osamu Tezuka e o Mauricio de Sousa foram amigos. Talvez isso pareça a princípio um tanto inusitado, mas de fato eles se conheceram e sabiam do trabalho um do outro — inclusive, atualmente, Turma da Mônica é um tanto conhecido no Japão e, recentemente, o desenho animado foi dublado em japonês e é exibido num programa infantil.

imagem: foto promocional de noite da princesa.

Divulgação: JBC.

Por causa dessa relação com Tezuka, Mauricio de Sousa foi convidado para publicar uma história na TezuComi em 2018 num tributo aos 90 anos do quadrinista japonês. E assim nasceu A Princesa e o Cavaleiro: A Noite da Princesa, uma colaboração entre a Tezuka Productions e a Mauricio de Sousa Produções que foi publicada este ano no Brasil pela editora JBC.

A edição brasileira reúne os seis capítulos do quadrinho em um volume único. O encadernado é bem bonito, com uma sobrecapa colorida que tem até letras douradas em relevo, e a encadernação também não deixa a desejar.

Quanto à história de A Noite da Princesa, podemos dizer que é uma espécie de continuação e spin off do mangá do Osamu Tezuka — sim, meio que as duas coisas ao mesmo tempo.

A história segue a princesa Ann, que é a reencarnação da princesa Safiri, numa aventura em Roma na qual ela foge de seus afazeres de jovem da realeza. A narrativa é inspirada não apenas em A Princesa e o Cavaleiro, mas também no filme A Princesa e o Plebeu de 1953.

O enredo é bem simples: a princesa Ann foge dos seus compromissos de princesa, encontra um jovem jornalista e se mete em algumas confusões. Pra completar, ainda contamos com a presença de três personagens bastante conhecidos de A Princesa e o Cavaleiro: o anjo Ching, a bruxa Heckett e a Madame Inferno. Entretanto, talvez o que torne a experiência de leitura verdadeiramente agradável são os “personagens escondidos”.

imagem: página com passagem no céu, no qual Anjinho aparece.

Foto: Andreza Silva.

Ao longo de todo o quadrinho, vários personagens famosos de Tezuka e de Mauricio aparecem. Eles estão ali compondo o cenário, se destacando no meio da multidão e até mesmo invadindo a cena e participando da narrativa principal. Isso faz com que a história se torne um verdadeiro rolê aleatório.

Em um capítulo mais ou menos na metade do quadrinho, você tem uma salada de Turma da Mônica Jovem e A Princesa e o Cavaleiro temperada com A Princesa e o Plebeu.

A presença dos personagens conhecidos ao fundo torna a experiência de leitura bem mais divertida. O leitor tem uma surpresa a cada página e começa a jogar uma espécie de “Encontre o Erro” com o quadrinho. É um detalhe bastante simples, o puro suco do fanservice, mas funciona muito bem.

Uma questão interessante é que, curiosamente, o quadrinho consegue parecer tanto algo que o Tezuka faria quanto algo que o Mauricio faria. A história é leve, engraçadinha, por vezes um pouco caricata e até meio caótica. Fica mesmo parecendo uma colaboração entre os dois autores.

A parte menos bacana da história é o final. A narrativa caminha de uma forma que quando acaba, você fica meio: “Nossa é isso? Acaba assim, aqui?”. Porém, também não tinha como ter um fim mirabolante nem nada do tipo por causa do próprio enredo inicial. Então, o que fica é uma experiência divertida.

No fim das contas, A Noite da Princesa é o rolê aleatório do mundo dos quadrinhos que ninguém sabia que precisava, até ele de fato acontecer.


Galeria de fotos

Confira algumas fotos da edição brasileira de A Noite da Princesa:

 

Se interessou? Compre pelo nosso link:

Volume único


Essa resenha foi feita com base na edição cedida como material de divulgação para a imprensa pela editora JBC. 


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.


O JBox possui parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos produto integrados ao site mas produzidos por terceiros.