O Festival Internacional de Angoulême anunciou, no domingo (29), a entrega do Fauve Spécial da 50ª edição para Hajime Isayama, autor de Shingeki no Kyojin.

Além dele, Ryochi Ikegami, criador de Crying Freeman (publicado no Brasil por Nova Sampa e Panini), e o mestre do horror japonês Junji Ito receberam os Fauves d’Honneur.

Os prêmios são uma reverência ao conjunto da obra dos autores, que tiveram artes expostas durante o festival. Shingeki no Kyojin ganhou grande destaque, com direito a reprodução de cenários do mangá.

imagem: fotos de ikegami e ito nos fauves d'honneur.

Ryoichi Ikegami e Junji Ito receberam o Fauves d’Honneur | Divulgação: Festival Internacional de Angoulême.

Nas disputas entre quadrinhos, dois mangás receberam prêmios. Chi no Wadachi, de Shuzo Oshimi, ganhou como Melhor Série (Prix de la série), enquanto Ishi no Hana (Flor de Pedra, em tradução livre), de Hisashi Sakaguchi, levou o Prêmio do Patrimônio (Prix du Patrimoine).

Outros quadrinhos japoneses estiveram na Seleção Oficial do Angoulême, mas não chegaram a receber prêmio: Paraíso Ilusório, de Masakazu Ishiguro, e Darwin Jihen, de Shun Umezawa, que no Brasil são publicados pela Panini; Fool Night, de Kasumi Yasuda, e Peleliu: Guernica of Paradise, de Kazuyoshi Takeda, ainda inéditos por aqui.

imagem: foto dee junji ito em exposição de shingeki.

Junji Ito na exposição de ‘Shingeki no Kyojin’, em Angoulême | Autor desconhecido/via @SullivanROUAUD no Twitter.

O Prêmio Konishi, categoria criada em 2017 para a tradução de mangás para o francês, foi entregue para Sylvain Chollet pela tradução de Dai Dark, de Q Hayashida (Dorohedoro).


Fonte: Anime News Network, com informações de Manga News