Kumar Sivasubramanian, tradutor de japonês-inglês no MANGA Plus, divulgou em sua conta no Twitter que, após o capítulo 13, não traduzirá mais Cipher Academy para o serviço. Junto ao comentário, ele publicou um texto do site Screen Rant chamado “Um novo mangá da Shonen Jump se tornou impossível de traduzir” (em tradução livre).

O artigo comentado fala sobre os capítulos mais recentes do mangá, onde foram usados jogos de palavras baseados em lipogramas — textos que tem propósito de serem restritivos, proibindo o uso de certas letras ou sílabas. Na versão do MANGA Plus, Sivasubramanian decidiu por não adaptar a versão original japonesa para o inglês, deixando o texto original junto de uma tradução literal do que se falava.

Confira abaixo alguns exemplos das escolhas do tradutor para o mangá:

imagem: uso de lipogramas em Cipher Academy

Reprodução: Shueisha

 

imagem: uso de lipogramas em Cipher Academy

Reprodução: Shueisha

Apesar da escolha de não traduzir parecer falta de profissionalismo para quem olha de fora, lipogramas e jogos de palavras como um todo podem ser bem difíceis de traduzir. Anteriormente, no próprio Cipher Academy, aconteceram outros jogos de palavras que foram totalmente adaptados para o inglês, porém acabou sendo traçado um limite nos acontecimentos mais recentes quando foi feito o uso de lipogramas.

Kumar não comentou diretamente seus motivos para abandonar o projeto de tradução de Cipher Academy, porém chegou a retweetar algumas pessoas falando que o tradutor merecia maior pagamento pelo trabalho no mangá. Outro ponto importante de se destacar é que Cipher Academy está sendo publicado no MANGA Plus simultaneamente com o Japão, o que dificulta ainda mais o processo de adaptação pela falta de tempo.

O MANGA Plus não se manifestou se a saída de Kumar Sivasubramanian do projeto afetará a publicação dos próximos capítulos. Hoje, dia 19, foi lançado o capítulo 12 do mangá.

Cipher Academy (Angou Gakuen no Iroha) é um mangá escrito por NisiOisin e ilustrado por Yuji Iwasaki que está em publicação desde novembro do ano passado, saindo originalmente na Shonen Jump. As obras de NisiOisin, como um todo, contam com bastante jogos de palavras, sendo uma forte característica do autor, com talvez os casos mais populares sendo de Medaka Box, mangá do autor em parceria com Akira Akatsuki onde era constante o uso de enormes paredes de texto durante argumentações entre os personagens.

Na história de Cipher Academy, Iroha é um aluno recém-matriculado na Academia dos Códigos, uma escola onde jovens são treinados para resolver mensagens criptografadas de uso militar. Lá, ele recebe um par de óculos misteriosos de Kogoe que têm relação com a resolução de códigos.

Quem quiser se aventurar pela obra, pode ler Cipher Academy exclusivamente em inglês no MANGA Plus.