imagem: capa do volume 1 de Kore Kaite Shine

Divulgação: Shogakukan

Nesta terça-feira (27), foram divulgados os resultados da 16ª edição do Manga Taisho Awards. E o grande vencedor foi Kore Kaite Shine, de Minoru Toyoda.

A vitória foi apertada e decidida no detalhe, com uma diferença de 2 pontos para o segundo colocado Akane Banashi — o sucesso recente da Shonen Jump era considerado um dos favoritos da edição. Além deste, o one-shot mais recente de Tatsuki Fujimoto (Goodbye, Eri) também foi desbancado pela série novata da Shogakukan.

O trabalho atual de Yama Wayama, Onna no Sono no Hoshi, concorreu pela terceira vez consecutiva, alcançando neste ano a sua melhor colocação: o 3º lugar. O verão em que Hikaru morreu (Hikaru ga Shinda Natsu), que será lançado pela Panini a partir de abril, amargou a última posição.

Confira o ranking:

  1. Kore Kaite Shine, Minoru Toyoda (102 pontos);
  2. Akanebanashi, de Yuki Suenaga e Takamasa Moue (100 pontos);
  3. Onna no Sono no Hoshi, de Yama Wayama (65 pontos);
  4. Seihantai na Kimi to Boku, de Koucha Asagawa (65 pontos);
  5. Tenmaku no Jadugal, de Tomato Soup (59 pontos);
  6. Nippon Sangoku, de Matsuki Ikka (59 pontos);
  7. Goodbye, Eri, de Tatsuki Fujimoto (44 pontos);
  8. Super no Ura de Yani Suu Futari, de Jinushi (34 pontos);
  9. Gekiko Kamen, de Takayuki Yamaguchi (32 pontos);
  10. Takopii no Genzai, de Taizan 5 (29 pontos);
  11. Hikaru ga Shinda Natsu, de Mokumokuren (22 pontos).

A história de Kore Kaite Shine se passa na ilha de Izuoshima, localizada 120 quilômetros ao sul de Tóquio, e acompanha a jovem Ai Yasumi, uma colegial que adora ler mangás. A garota decide se aventurar a escrever o seu próprio mangá, tendo de passar por todos os desafios que a tarefa impõe.

Lançada desde novembro de 2021, a obra estampa as páginas da revista mensal Shonen Sunday, da Shogakukan. Ainda em andamento, o terceiro volume encadernado está previsto para 12 de abril, no Japão.

Apesar de ser inédito no Brasil, cabe a lembrança de que os últimos 5 vencedores do Taisho foram publicados por aqui — 4 deles pela Panini.

Como funciona o Manga Taisho Awards?

Realizado anualmente desde 2008, a premiação tem como intuito eleger uma “revelação do ano” entre mangás que estejam em publicação ou tenham sido concluídos no ano corrente. Dessa forma são nomeadas apenas séries com até 8 volumes encadernados, o que garante a participação apenas de obras novatas.

A escolha é feita a partir de votos feitos por funcionários de livrarias japonesas. Cada um dos votantes deve eleger 5 mangás seguindo os critérios mencionados anteriormente. Na atual edição, um total de 102 pessoas participaram do processo.

Quem já venceu o Manga Taisho Awards?

imagem: capa brasileira do primeiro volume de Sangatsu no Lion

Divulgação: JBC

O primeiro vencedor do Manga Taisho Awards foi Gaku: Minna no Yama, seinen de Shinichi Ishizuka, em 2008. No ano seguinte foi a vez de Chihayafuru ficar com o título.

De lá para cá, a premiação consagrou diversas séries que se tornariam grandes sucessos de público: Thermae Romae (2010), Sangatsu no Lion (2011), Silver Spoon (2012), Golden Kamuy (2016), Beastars (2018) são alguns exemplos.

No total, 9 dos 16 vencedores do Taisho foram publicados no Brasil: Umimachi Diary (Panini), Thermae Romae (JBC), Silver Spoon (JBC), Golden Kamuy (Panini), Beastars (Panini), Astra: Lost in Space (Devir), Blue Period (Panini), Sousou no Frieren (Panini) e Darwin Jihen (Panini).

Vencedor da 8ª edição do prêmio, Kakukaku Shikajika foi anunciado pela Devir e chega em breve.


Fonte: Manga Taisho