O museu de cultura da Kadokawa, localizado em Saitama, no Japão, contará com uma exposição sobre a história do boys’ love (BL), intitulada BL Evolution: From Pioneers to Global Phenomenon ―Tracing the 50 Year History and Impact of Boys’ Love through Manga, Literature, and Media, de 20 de maio até 16 de julho.

Como o nome já indica, a mostra pretende abordar desde o início do que viria a ser o BL até hoje, começando pela “era da June”, a primeira revista de mangá focada em histórias com relacionamentos entre homens, que correu de 1978 a 1995. A June era uma publicação da antiga editora San, que hoje corresponde à editora Magazine Magazine.

imagem: ilustração de dois meninos com rostos se tocando.

Pôster promocional do evento, por Keiko Takemiya. | Divulgação.

Visitantes poderão checar projeções reproduzindo manuscritos originais de artistas como Keiko Takemiya, Yu Asagiri, e Sawa Sakura, conseguidas pelos esforços coletivos da mangaká Keiko Takemiya, do Grupo de Estudos de Mangá da Universidade Kyoto Seika, e do Museu Internacional do Mangá de Quioto (que está em pé em parceria público-privada com a Universidade Kyoto Seika).

Também haverá algumas cópias de BL que já estão esgotados em circuito comercial regular, e algumas áreas com narrações de Toshiyuki Morikawa, um ator de voz bastante conhecido por papéis em personagens bishounen (Naraku em InuYasha, por exemplo) e dublando bonitões famosos de Hollywood (o animê Fudanshi Koukou Seikatsu chega a se referir a ele como “imperador do BL”).

Por ser um museu da Kadokawa, podemos esperar algum foco no selo KADOKAWA RUBY BUNKO, que tem novels BL como foco.