imagem: Jiraiya

Imagem: Divulgação/Toei Company

Se você foi uma criança que assistia TV na virada dos anos 1980 para os 90, é quase certo que algum herói japonês te marcou. E Jiraiya foi um dos maiores! Um grande sucesso dentro de uma espécie de “ninjamania” na época, que fez muito pequeno se interessar por coisas como artes marciais.

Hoje (e finalmente?!) damos uma atualizada em nossa J-Pédia, resgatando uma matéria especial sobre essa que foi a 4ª série tokusatsu (ao lado de Lion Man) exibida pela extinta Manchete, e a 7ª produção no filão da franquia Metal Hero — que até então sequer era uma franquia!

Em um longo texto, você vai conferir algumas curiosidades e relembrar detalhes da passagem da série pelo Brasil.

▶ Clique aqui para ser redirecionado para a matéria de Jiraiya.

 

J-Pédia? Que é isso?

imagem: print da página da J-Pédia
Podendo ser acessada no menu principal do site, ali no topo, a J-Pédia é uma espécie de enciclopédia da cultura pop japonesa, com conteúdos produzidos pela equipe do JBox. O carro-chefe são as Matérias destrinchando os detalhes das produções japonesas, entre animês e tokusatsu, exibidas no Brasil. Mas também existem as seções de Perfis (com fichas de atores, dubladores, roteiristas e demais membros de equipes de produção), Guias de Episódios (com resumos, elencos de dublagem, etc.) e Entrevistas (arquivando diferentes papos com profissionais ligados ao nicho), somando algumas informações.

A J-Pédia é uma evolução da antiga seção de matérias, que existia no começo do JBox. Aos poucos, vamos resgatando esses textos, atualizando, ampliando e corrigindo suas informações.