Há alguns dias, mais precisamente no dia 12 de maio, o canal da Europa Filmes no YouTube disponibilizou de surpresa o filme Appleseed, com a mesma dublagem de 2014. O longa é exibido gratuitamente pelo streaming (o link está logo abaixo).

A animação em computação gráfica é a segunda baseada no mangá de 1985 de Masamune Shirow (criador do cultuado Ghost in the Shell), e estreou nos cinemas japoneses em 2004, com direção de Shinji Aramaki (que trabalhou no recente animê ULTRAMAN).

Na história somos apresentados à dupla Deunan Knute e Briaeros. A agente da E-SWAT e o ciborgue vão para a cidade de Olympus (comandada por um supercomputador e sete anciões) e se envolvem em uma trama que põe em risco toda perfeição daquela utopia.

Appleseed ganhou a primeira adaptação animada, em 2D tradicional, na forma de OVA em 1988. Depois da reinterpretação de 2004, tivemos uma sequência em 2007 chamada de Appleseed Ex Machina. Em 2011, surgiu uma nova adaptação com o nome de Appleseed XIII – inicialmente, uma série de 13 episódios, depois rearranjada em dois filmes. Por fim, em 2014, veio um reboot com o filme Appleseed Alpha.

No Brasil, a distribuição foi bagunçada. Ex Machina foi lançado (com dublagem) em meados de 2008 em DVD pela Warner. Em maio de 2014, a Europa Filmes lançou (com dublagem também) o DVD do Appleseed de 2004. Em 2014, Appleseed Alpha já era encontrado dublado em português, mas… somente no home-video americano — em seguida, foi exibido em canais a cabo e em 2016 pela Netflix.

Desses, somente o Appleseed Alpha ainda pode ser encontrado, dublado e legendado, em plataformas de aluguel e compra digital. O filme consta no catálogo do Google Play, Claro Vídeo, Amazon, Microsoft Store e Apple TV+.


Fonte: Canal da Europa Filmes no YouTube


Agradecemos ao José Marcel pela dica.