No início desta segunda-feira (5), muitos fãs de Gash Bell, próximo lançamento da MPEG no Brasil, foram pegos de surpresa. De acordo com relatos, diversas compras feitas na pré-venda disponível na Amazon foram canceladas.

A explicação veio rapidamente, num comunicado oficial da editora responsável. Segundo consta numa publicação nas redes sociais, os pedidos foram cancelados por iniciativa da própria Amazon, por uma questão do sistema de pré-vendas da plataforma.

Isso porque Gash Bell #1, programado para chegar neste mês, ficou disponível para reserva no dia 3 de maio. De acordo com a política da Amazon, itens de pré-venda disponibilizados por terceiros (no caso, a própria editora é a responsável imediata pelo anúncio) possuem prazo de 30 dias para a entrega.

imagem: capa japonesa do 1º volume de Zatch Bell

Capa japonesa do volume 1. | Imagem: Divulgação/Kraken Comics

Os anúncios feitos em modelo de pré-venda na gigante americana informam, inclusive, a data definida para os envios (o que acaba facilitando o controle, por parte das editoras, de descontos de reserva antecipada, prática bastante comum).

Para o volume de estreia do mangá de Makoto Raiku, a previsão era de 24 de maio. A MPEG alega, entretanto, que entrou em contato com o suporte da Amazon Brasil e, prevendo um possível atraso, solicitou a alteração da data informada previamente.

No anúncio feito via Amazon, a data de entrega está prevista, atualmente, para o dia 1 de junho (o que pode ser conferido nesse link). Caso tenha sido essa a alteração solicitada pela editora, um novo prazo de 30 dias continuaria sendo insuficiente para segurar as pré-vendas.

Cabe lembrar que, recentemente, a editora informou que, devido à alta demanda, o primeiro volume do seu lançamento mais impactante receberia uma tiragem inicial de 35 mil cópias. Um problema como esse envolvendo a Amazon provavelmente exigirá da MPEG uma ofensiva para recuperar as reservas perdidas.

Na nota divulgada hoje, a editora garantiu, no entanto, que o mangá será vendido normalmente pela Amazon, além de seu próprio site, assim que os impressos ficarem prontos. Confira a íntegra da nota:

COMUNICADO OFICIAL:
PRÉ-VENDA GASH BELL #1

Um erro no sistema da Amazon afetou a pré-venda de Gash Bell!! #1, fazendo com que vários pedidos fossem cancelados indevidamente.

Como houve um atraso na programação inicial do lançamento, as pré-vendas feitas por terceiros (neste caso, a própria Editora MPEG) só poderiam ficar ativas por 30 dias. Com o lançamento saindo de maio para junho, a plataforma automaticamente identificou que o produto não estava disponível e cancelou os pedidos. Mesmo tendo feito a mudança de data anteriormente para evitar essa mudança, o sistema da plataforma aplicou a mesma regra considerando a data anterior. Agora, estamos trabalhando para arrumar as pré-vendas e recolocar o produto de volta à venda.

Pedimos nossas mais sinceras desculpas pelo ocorrido, e estamos desde ontem (domingo) em conjunto com o time da Amazon Brasil resolvendo esse incidente para colocar novamente o produto no ar! O primeiro volume da obra de Makoto Raiku será lançado em JUNHO, e como todos estão acompanhando conosco, ele está sendo impresso na gráfica Corprint que está tendo todo o cuidado para entregar a maior qualidade possível no produto.

Avisaremos assim que tudo estiver normalizado com a pré-venda do título.


Fonte: MPEG