O estúdio Kasagi e a empresa ANIQUE anunciaram Layer 3301: De-Cipher, um jogo de realidade alternativa (chamado de ARG, do nome em inglês Alternate Reality Game) baseado em Serial Experiments Lain. Não há ainda previsão de lançamento, apenas a informação de que o acesso será por meio da compra de um colecionável digital chamado Protocol Key (o que parece ser algo ligado à tecnologia NFT).

Por meio dessa Key, será possível interagir com elementos e desbloquear novos aspectos da história, havendo ainda recompensas por terminar o jogo, que incluem ilustrações ou outros produtos ligados à produção do animê, em formato digital (possivelmente também NFTs).

Um ARG é um jogo que faz uma combinação com elementos da realidade, por vezes utilizando outras mídias do mundo real, de modo a fornecer uma experiência interativa, com ênfase em exploração narativa — isso indicaria que o game provavelmente ficará restrito ao Japão.

Lain foi exibido no Japão em 1998, tendo direção de Ryutaro Nakamura e roteiro por Chiaki J. Konaka (que recentemente se envolveu em polêmicas devido a um especial de Digimon Tamers). O animê estreou no Brasil em 19 de janeiro de 2004 pela extinta Locomotion (inclusive em japonês e sem legendas, mas corrigindo posteriormente), chegando dublado à também extinta Animax em 4 de agosto de 2005.

A história gira em torno de Lain Iwakura, que, após receber um email de uma colega que se suicidou, começa a frequentar o Wired, uma versão da internet, mesmo não sendo muito afeita a tecnologia. A vida dela acaba mudando completamente, envolta em muitos mistérios.

A obra questiona os limites da realidade e do virtual, colocando Lain no meio de uma série de eventos bizarros relacionados a identidade, consciência e percepção, mas talvez seja mais conhecida pela piada de ser “difícil de entender”.


Fonte: ANN