O Museu de Arte do Rio exibirá no próximo sábado (30) a Mostra Dicria, feita pela Mangateca Dicria. Os mangás autorais foram criados a partir da exposição Funk, um grito de ousadia e liberdade. A mostra será aberta às 14h e será gratuita.

Os visitantes também poderão conferir como foi o processo de criação das histórias. Vale destacar que todas foram criadas por crianças do Morro do Fallet e crias da Dicria.

 

O que é o Anime DICRIA?

 

Criado por Ed Cura, carioca do Morro do Fallet, o Anime DICRIA começou como um perfil nas redes sociais colocando personagens de animê em cenas do cotidiano do Rio de Janeiro. O nome é uma alusão ao modo como as crianças criadas nas favelas do Rio são chamadas, os “crias”.

A página do Instagram, que já conta com mais de 94 mil seguidores, foi criada em fevereiro de 2021 para servir como uma espécie de “válvula de escape” em relação à pandemia, que interrompeu o trabalho de Ed como fotógrafo de eventos, como ele conta ao jornal O Globo.

Em 2022, foi inaugurada a Mangateca Dicria, localizada no bairro de Santa Teresa. O objetivo do espaço é incentivar a leitura através dos quadrinhos japoneses.

JBox é um dos parceiros do projeto da Mangateca, auxiliando na parte logística e de divulgação da mangateca — o site não foi (nem será) beneficiário de nenhum valor arrecadado pela campanha de apoio ao projeto.

INFORMAÇÕES:

O quê?: Mostra Dicria;
Onde?: Museu de Arte do Rio – Praça Mauá nº 10, Praça Mauá – Rio de Janeiro/RJ;
Quando?: 30/09, a partir das 14h;
Preço: Entrada gratuita


Fonte: MAM Rio