Depois de um imbróglio de anos, desde a exibição dos primeiros episódios na Band, em 2020, a dublagem clássica de Kamen Rider Black está de volta de forma oficial. A série completa se encontra disponível desde hoje (26) no Mercado Play, plataforma de streaming gratuita do Mercado Livre (que foi lançada em agosto), com a imagem remasterizada em HD. Também há opção de áudio original com legendas em português.

O pacote inclui a inédita dublagem do último episódio (realizada em julho de 2020, pelo estúdio Centauro), tema de abertura em português gravado por Ricardo Cruz e Lucas Araújo, e prévias dos próximos episódios também dubladas recentemente por Luiz Antônio Lobue (narrador em toda a série). Já o restante do material conta com o áudio da época da exibição pela Manchete, no início dos anos 1990 — os direitos conexos teriam sido acertados com todo o elenco neste ano (sendo que com Elcio Sodré, voz do protagonista, o acordo foi feito ainda em dezembro de 2020).

No último mês de julho, o episódio 51 ganhou uma espécie de “premiere” no cinema da própria Sato Company, distribuidora da série no Brasil, em São Paulo. O final nunca foi transmitido na TV, e até hoje há um mistério se foi ou não dublado na época da primeira vinda (via Everest Vídeo).

imagem: tela de Kamen Rider Black no Mercado Play

Página de Kamen Rider Black no Mercado Play. | Imagem: Reprodução/Mercado Livre

▶ Acesse a página do Mercado Play clicando aqui.

 

Kamen Rider Black é a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, mas a primeira exibida no Brasil. A transmissão original no Japão ocorreu pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema).

A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom.

No Brasil, a série foi exibida pela extinta Rede Manchete, que em 1995 também exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988), onde Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis.

Apenas legendada, a série também está disponível no Amazon Prime Video, na programação do canal linear do canal TokuSato da Pluto TV e pelo Sato TV+ da Samsung. O mangá original, de Shotaro Ishinomori, foi publicado em 3 volumes pela NewPOP.

 

Essa postagem foi atualizada no dia 30/10/2023 para adicionar a informação sobre legendas e áudio original.

Fonte: TokuSato (Facebook)