Com o fim da jornada de Ash no animê Pokémon, a agenda da artista Rica Matsumoto parece ter ficado mais flexível. A atriz e cantora, que dá voz ao protagonista do animê no Japão desde a estreia, em 1997, além de cantar vários temas originais da série, é atração confirmada no evento brasiliense Anime Summit Chibi Edition.

A última vez que Rica esteve em terras brasileiras foi em 2012, quando se apresentou em São Paulo no evento Ressaca Friends (cuja edição deste ano foi cancelada, sendo remanejada para janeiro de 2025).

No evento de Brasília, a artista vai estar presente nos dias 16 e 17 de dezembro, sendo que no dia 16 (sábado) ela se apresenta com um show musical, enquanto no dia 17 (domingo) participará de um painel sobre os seus trabalhos de atuação.

Rica iniciou sua carreira como atriz nos anos 1980, estreando no trabalho de voz original em 1988, em Osomatsu-kun. Além de Satoshi (nome do Ash na versão japonesa), outros personagens de destaque em animês foram o Bakura, de Yu-Gi-Oh! Monstros de Duelo, Futaba Aoi em You’re Under Arrest e Rumi Hidaka em Perfect Blue.

Como cantora, carreira que iniciou em 1992, gravou dois discos solo antes de se consagrar como intérprete de animesongs, com diversos singles lançados (a grande maioria temas de Pokémon, incluindo a primeira abertura da série). Foi uma das fundadoras do grupo JAM Project, banda que reúne diversos ícones das músicas de animê e tokusatsu, e que atualmente conta com o brasileiro Ricardo Cruz em sua formação.

Falando em tokusatsu, ela também marcou nesse nicho com “Alive A life”, tema de abertura da série Kamen Rider Ryuki — atualmente em exibição pelo Amazon Prime Video.

O Anime Summit Chibi Edition é uma espécie de versão enxuta do Anime Summit, ocorrido no último mês de julho. O evento acontece de 15 a 17 de dezembro, no Clube do Congresso. Ingressos estão à venda pelo Sympla.


Fonte: Anime Summit (Instagram)