O Anime Summit Chibi Edition, evento que ocorre de 15 a 17 de dezembro em Brasília, anunciou a presença do produtor de animês Michihiko Suwa nos dias 16 e 17 — Suwa trabalhou em Detetive Conan e foi o produtor representante da Yomiuri TV em InuYasha. Em palestras, ele compartilhará um pouco do mundo de bastidores da indústria de animês.
Suwa é um nome extremamente importante na animegrafia de Detetive Conan, trabalhando em mais 1000 episódios da série e diversos filmes — ele foi produtor do episódio 1 ao 332, e do 333 ao 940 atuou como produtor-chefe; depois ficou como supervisor dos episódios 975 a 1099. A partir do 24º filme, ele passou a representar a Yomiuri TV no comitê de produção.
Michihiko Suwa em Detetive Conan. | Divulgação.
Ele já foi homenageado na série, aparecendo nos capítulos 102 a 104 no mangá (no animê é o 31) como o produtor da “Nichiuri TV” (o personagem que aparece tem o nome Michihiko Suwa), e, na trama, acabou assassinado. Em um episódio original do animê, há outro personagem em homenagem a ele, Mikihiko Kamisuwa. Além disso, Suwa já emprestou sua voz no 487º episódio de Conan, quando interpretou um policial.
O evento (que é uma espécie de versão enxuta do Anime Summit, ocorrido no último mês de julho) acontece em Brasília, de 15 a 17 de dezembro, no Clube do Congresso. Ingressos estão à venda pelo Sympla.
Detective Conan é um mangá de Gosho Aoyama publicado desde 1994 na revista Shounen Sunday (editora Shogakukan), com 100 volumes encadernados até o momento e ainda inédito no país. Na história acompanhamos os casos investigados por Shinichi Kudou, um detetive que usa suas grandes habilidades de observação e pensamento crítico para desvendar mistérios, sempre deixando a polícia intrigada.
A aparência de Shinichi lembra a de uma criança porque numa de suas investigações, ele foi forçado a tomar uma pílula que o mataria, porém, ao invés do veneno, a pílula continha uma poção que transformaria seu corpo. Para não descobrirem que sobreviveu, Shinichi se nomeia “Conan Edogawa” e continua a investigar mistérios e assassinatos, além de ir atrás da organização que quase o matou, para recuperar seu corpo.
Em 1996 estreou no Japão o animê produzido pelo estúdio TMS, que vai ao ar até hoje com mais de 1000 episódios. Por décadas ficou inédito aqui no país, até que em 2021 alguns episódios ficaram disponíveis, apenas com legendas, na Crunchyroll.
Porém, este não foi o primeiro contato que o publico brasileiro teve com a série. Anualmente, um novo longa é lançado e o primeiro filme derivado chegou a ser lançado em DVD pela Flashstar em 2008, enquanto o 18º filme chegou diretamente no streaming em 2016. Um outro longa, crossover com Lupin III, também chegou por aqui dublado em serviços on demand, com exibição também pelo Cinemax. Atualmente, está disponível no catálogo do HBO Max e do Prime Video, assim como outros filmes da série.
Deixe um comentário