Ontem (10) foi publicado o último capítulo de Otokozaka, de Masami Kurumada, mais conhecido por aqui por Os Cavaleiros do Zodíaco.

Otokozaka foi primeiramente seriado na Shonen Jump de 1984 a 1985, mas acabou cancelado, ficando com apenas 3 volumes compilados (o padrão da revista até hoje é cancelar uma série estreante em 3 volumes caso não venda bem). No primeiro volume do mangá, Kurumada diz que é a história que sempre sonhou em escrever, que se tornou um mangaká para poder fazê-la.

Na época, Kurumada era um autor importante na Jump, emplacando sucessos como Ring ni Kakero (1977-1981) e Fuuma no Kojiro (1982-1983). Mas com Otokozaka não deu: no terceiro volume (e até então último), chegou a implorar para que os leitores pedissem o retorno da série na Jump. A obra não foi capaz de atrair fãs o suficiente e foi descontinuada.

Capa do 10º volume de Otokozaka | Divulgação/Shueisha.

Foi essa experiência — junto a um provável sentimento de fracasso ao ver as portas fechadas para “a obra de seus sonhos” — que fez Kurumada começar a trabalhar em Cavaleiros, uma série que ele idealizou buscando emplacar um novo sucesso comercial. De certa forma, Cavaleiros do Zodíaco só existe na esteira do fracasso de Otokozaka.

Mas a história não se encerrou: em 2014, como parte da comemoração de 40 anos de sua carreira, o autor voltou a escrever o mangá, com o intuito de finalizá-lo. Dessa vez, a série voltou na revista semanal Playboy News, da Shueisha, embora já com a seriação em blocos.

Em 2017, foi migrada para a plataforma online Shonen Jump+, onde seguiu até seu recente encerramento. Nessa época, foi divulgado um vídeo promocional, com Masakazu Morita, a voz “oficial” de Seiya desde a fase Hades: Inferno, interpretando o protagonista Jingi:

Somados aos 3 volumes iniciais, já saíram mais 7, totalizando 10 volumes — o 11º, e último, está programado para janeiro de 2024. Kurumada agradeceu aos fãs em uma postagem recente de seu blog.

A obra conta sobre Jingi Kikukawa, um garoto jamais derrotado em toda a sua vida. Contudo, sua “sorte” acaba quando enfrenta Sho Takeshima, o chefe de uma grande família japonesa (Sho também é um adolescente), perdendo a briga. Jingi então parte para um treinamento perigoso, com o objetivo de se tornar muito mais forte.


Fonte: Shonen Jump+, Kurumada PRO, Cavaleiros de Bronze