Ontem (10) foi publicado o último capítulo de Otokozaka, de Masami Kurumada, mais conhecido por aqui por Os Cavaleiros do Zodíaco.
Otokozaka foi primeiramente seriado na Shonen Jump de 1984 a 1985, mas acabou cancelado, ficando com apenas 3 volumes compilados (o padrão da revista até hoje é cancelar uma série estreante em 3 volumes caso não venda bem). No primeiro volume do mangá, Kurumada diz que é a história que sempre sonhou em escrever, que se tornou um mangaká para poder fazê-la.
Na época, Kurumada era um autor importante na Jump, emplacando sucessos como Ring ni Kakero (1977-1981) e Fuuma no Kojiro (1982-1983). Mas com Otokozaka não deu: no terceiro volume (e até então último), chegou a implorar para que os leitores pedissem o retorno da série na Jump. A obra não foi capaz de atrair fãs o suficiente e foi descontinuada.
Foi essa experiência — junto a um provável sentimento de fracasso ao ver as portas fechadas para “a obra de seus sonhos” — que fez Kurumada começar a trabalhar em Cavaleiros, uma série que ele idealizou buscando emplacar um novo sucesso comercial. De certa forma, Cavaleiros do Zodíaco só existe na esteira do fracasso de Otokozaka.
Mas a história não se encerrou: em 2014, como parte da comemoração de 40 anos de sua carreira, o autor voltou a escrever o mangá, com o intuito de finalizá-lo. Dessa vez, a série voltou na revista semanal Playboy News, da Shueisha, embora já com a seriação em blocos.
Em 2017, foi migrada para a plataforma online Shonen Jump+, onde seguiu até seu recente encerramento. Nessa época, foi divulgado um vídeo promocional, com Masakazu Morita, a voz “oficial” de Seiya desde a fase Hades: Inferno, interpretando o protagonista Jingi:
Somados aos 3 volumes iniciais, já saíram mais 7, totalizando 10 volumes — o 11º, e último, está programado para janeiro de 2024. Kurumada agradeceu aos fãs em uma postagem recente de seu blog.
A obra conta sobre Jingi Kikukawa, um garoto jamais derrotado em toda a sua vida. Contudo, sua “sorte” acaba quando enfrenta Sho Takeshima, o chefe de uma grande família japonesa (Sho também é um adolescente), perdendo a briga. Jingi então parte para um treinamento perigoso, com o objetivo de se tornar muito mais forte.
Fonte: Shonen Jump+, Kurumada PRO, Cavaleiros de Bronze
Tenho certeza que se dependessem dos brasileiros esse mangá não seria cancelado, fico feliz em saber que ele realizou o sonho dele.
Agora só falta terminar Next Dimensions.
aleluia, adeus seiya
Essa história parece ser daora, JBC publica aí
Aham?
Vamos torcer pra que venha.
Vc quis dizer….Takani Ryuji…pq Ring ni Kakero é mais antigo.
Finalmente o homem finalizou sua obra prima. Pela sinopse não parece ser grande coisa.
Alguém reparou na tamanho da escada ? será que foi aqui que surgiu o conceito de subi intermináveis escadas com pilares com inimigos enfileirados ????
Legal mas e a animação de Lost Canvas?!
Finalmente acabou esse troço. Agora queira focar em Saint Seiya, porque eu nunca vi um autor desprezar tanto sua obra de maior sucesso, assim como o Kurumada faz.
Tá cancelada. Pode ser que volte depois de 40 anos, como esse mangá. Só esperar.
Mas e os DVDs oficiais, voce comprou?
sacanagem ein. a obra original completa, vários filmes, novels, spin offs, bonequinho, jogos… e o cara não pode finalizar a obra que ele sempre quis senão é desprezo pela outra.
Sim 2x cada um ainda!
Terminou um mangá, será que agora ele consegue finalizar CDZ??? PQ MDSSSS
Obra original completa???? Sei aonde kkkk Saint Seiya tá parada a anos
Kurumada e indeciso d mais temos o Lost Canvas foi disparado o melhor cavaleiro e parou do nada na tv concluiu no mangá mais na tv nada
Não entendo Kurumada cara confuso Lost Canvas disparado o melhor simplesmente param d fazer a animação finalizaram o mangá mais animação q tá tão boa pararam não entendi
A tradição veio veio do filme Rocky, essa capa aí é do 10º volume, q é bem recente
Saint Seiya foi paralisada em 1990, foi retomada pelo Kurumada apenas em 2006 (saga Next Dimension) e mesmo assim é a conta gotas, um volume com poucas páginas a cada um ou dois anos. De resto o que sai são apenas spin offs feito por terceiros, inclusive fãs, mas que saem de forma oficial, ou seja, verdadeiras fanfics, mas que o Kurumada monetiza. No entanto, a obra cânon mesmo (original do Kurumada) é nessa má vontade, apesar de ser o maior sucesso disparado na carreira dele
Todos os protagonistas das obras de Kurumada é o Seiya hahaha
Spin off não é a obra oficial. Quero obra oficial, feita pelo autor. Por mais que o Kurumada tenha participado de parte de todas as spin offs de cdz, não foi ele quem fez, ele faz a obra original que pasme, está em lançamento desde 2006 (ND), e só agora ele está terminando. e ND, nem de longe tem o material esperado para uma obra com mais de 15 anos de publicação. Eu só quero que CDZ seja finalizado de uma vez por todas, spin off, filminho etc etc, tudo isso não interessa se a obra oficial nunca acaba. E pior, o fim de ND não põe fim à obra de CDZ, então sim, é desprezo sim. Acho que falo por todo fã de CDZ quando digo que, não faria mal à ninguém, um avanço mais consistente nos lançamentos da obra.
Véio preguiçoso.
Falou e disse tudo 👏🏼
Não divido ser uma homenagem, Kurumada é um amante do boxe.
A narrativa das obras de Kurumada hj são muito datadas, ele é um mangaká da velha guarda.
Vc quis dizer..eles se parecem com Takani, pq Ring ni Kakero é mais antigo.
Saint Seiya ele vai terminar de forma arrastada por não ser sua obra favorita.
O protagonista parece o Seiya?
Você entendeu o que quis dizer hahaha
E vc entendeu quem veio primeiro.
Todo mundo é Seiya pra Kurumada, exatamente hahaha
Tá cara, já entendemos que você sabe quem veio primeiro. Seiya é mais popular logo todo mundo é o Seiya, só você conhece esse outro doido aí.
Sim….sem problemas.
Igual em tokusatsu….todo mundo é o Jaspion.
essa desculpa não cola amigo
Ainda bem que não é ele que faz. Ele não é grande coisa como autor.
Incrível como o traço dele não melhora com o passar de QUARENTA ANOS!!!
Deve ser boa igual ao traço kkkk
Ai é que você se engana amigo. Todas as histórias spin off de cdz foram criadas pelo Kurumada, o que ocorre é que, ele não fica responsável por todo o desenvolvimento da obra, mas a base de todas as obras, é ele quem escreve e passa para seus assistentes e afins fazerem. A famosinha Lost Canvans principalmente, teve toda sua base criada pelo Kurumada, e a própria autora frequentemente pedia conselhos ao Kurumada no desenvolvimento da trama. Resumindo, tudo faz parte do universo expandido de cdz, tanto é que, algumas histórias são diretamente “limitadas” pelo Kurumada para não ocorrer spoiler da obra oficial.
Não é desculpa…é fato!
Errado….pega Ring ni Kakero, seu primeiro mangá de sucesso… e até Cdz saga de Hades.
Já tem um grande salto de qualidade.
Só falta lançarem no BR pra não restar mais dúvidas de que é ruim mesmo. Só voltou do cancelamento graças ao dinheiro que os Cavaleiros fazem.
O Kurumada tem boas idéias (Cavaleiros é uma idéia boa pra cacete), mas a escrita mesmo é mediocre, por isso que os spin-offs feito pelos outros são melhores, por isso que Lost Canvas é infinitamente superior a CDZ.. pegam as boas idéias do Kurumada e as escrevem melhor do que seria escrito por Kurumada mesmo.
A questão do Kurumada, é que ele despreza cdz mano. Só sai coisa boa quando ele quer trabalhar na obra, como por exemplo, o trabalho maravilhoso que fez em hades fase santuário. LC é bom por ter uma proposta mais adulta, a proposta da obra original é mais infanto juvenil. Torno a afirmar, cas cagadas que tem em cdz não é por falta de capacidade do Kurumada, é só desprezo dele mesmo para com a obra. Eu só vou ter alguma expectativa quando ele começar a lançar a saga de Zeus mesmo, que foi uma parada que ele próprio falou que já está pensando há tempos.
Kurumada boicotando the lost Canvas da shiori teshirogi kkk ele viu que nenhuma obra dele chegou aos pés de Lost Canvas muito menos esse fiasco de Otokozaka
Sim até pq seya é o único lixo famoso do Kurumada o resto é tentativa frustrada de sucesso kk
E ele criticando o traço da shiori teshirogi no Lost Canvas kkk ele só sabe fazer esse rabisco kkk e foi boicotar quando alguém fez algo melhor com uma obra dele kk
Fato…
Tenho uma relação de amor e ódio por Kurumada, quando criança adorava CDZ, quando me tornei adolescente descobri outras obras dele e fui me decepcionando, o cara é muito ruim no traço, hoje aos 4.1 não consigo vê-lo com muita admiração.
Sim e ele criticar the Lost Canvas peguei nojo desse cara
Sempre tem um burro,o cara em 2023 e ainda acredita em Fake News. O anime de The Lost Canvas só existiu por pressão do próprio Kurumada, apesar de ser uma obra-prima,o mangá de LC sempre foi um fracasso comercial.
Next Dimension e Ômega,esses sim foram um sucesso no Japão. Pro desespero de canvetes como você.
Pesquisa antes de sair falando merda na Net aí,ô fanboy 😂😂😂
Vai chorar bb? Pq o Kurumada só faz merda fracassada? E o fato de Lost Canvas ser muito superior a esse rabisco que tu ama kkkk
E Lost Canvas é bem melhor do que tudo o que ele fez em toda a vida
Traço de Masami Kurumada é bem igual a de Go Nagai são traços bem estranhos.
Tão melhor que foi cancelado kkkkk esses canvetes são uma piada
Sim,essa galera dos anos 70 tem esse padrão e os otakus tupiniquins querem que eles virem o Kentaro Miura só porque tem 40,50 anos de carreira kkkkkk
Lol Cavaleiros e Otokozaka tem nada a ver,os caras inventam cada uma pra criticar o Velho Kururu
É muito melhor, não deu certo por que os “fãs” idi0tas como você não deram atenção hahaha só gostam mesmo é merd@
Não dei atenção? Eu mesmo li todo o mangá e vi o anime. Calma, canvete.
Mas quem disse que possuem algo em comum? Apenas constatei um fato de que graças ao sucesso dos Cavaleiros, Kurumada conseguiu descancelar Otokozaka.
Fato? Isso não faz sentido nenhum. É como se Kishimoto usasse o sucesso de Boruto pra descancelar Samurai 8. Viajaste total na maionese.
Viu? milagre hahaha canvete é meu ovo hahaha
Canvete sim,foi só eu dizer o fato irrefutável que Lost Canvas é um fracasso que tu começou a se doer. Mas canvete que isso não existe.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É possível que o Kishimoto faça isso, mas teremos que esperar 40 anos pra saber.
Pra mim faz todo sentido, com uma obra de sucesso que rende vários derivados e muita grana, aliado ao fato do Velho Kuru ter mais nome agora do que quando Otokozaka foi de base, não é impossível que ele tenha conseguido voltar com seu mangá favorito depois de 40 anos.
Nada a ver kkkkk Lost Canvas foi um fracasso por que vocês “fãs” são diminutos kkkk
Foi um fracasso porque ninguém comprou DVD/Blu-ray dele no Japão. E os canvetes tupiniquins como sempre,assistiram pirata HHAHAHAH
Mais nome? LOL Kurumada já era enorme no Japão quando lançou Ring Ni Kakero e Fuuma no Kojirou. Pouco importando o sucesso mundial dos CDZs após isso.
Agora ele tá com o dobro do tamanho kkkkk
Não sei de onde você tirou essa ideia de que o Kuru boicotou Lost Canvas. Se é pelo fato do anime não ter vingado, saiba que ele não tem nenhuma culpa nisso.