A Electronic Entertainment Expo (E3) oficialmente acabou. O evento que ocorreu anualmente em junho de 1995 a 2021, palco de grandes anúncios e um dos mais aguardados eventos pelos fãs, teve seu fim decretado hoje (12).

O site oficial da E3 conta apenas com uma mensagem:

Depois de mais de duas décadas de E3, uma maior que a outra, chegou a hora de dizer adeus.

Obrigado pelas memórias.

 

GGWP.

Em 2022, o evento foi cancelado, mas havia sido confirmada uma nova edição em 2023, que acabou também cancelada — empresas como Sony, Nintendo e Xbox não participariam da feira.

Uma parte da indústria de jogos vinha procurando alternativas à E3 há algum tempo, por certa insatisfação com o evento ser muito focado em negócios, e pouco voltada aos fãs — houve a expectativa de que a reformulação do evento trouxesse de volta as 3 grandes empresas de consoles, o que não se consolidou.

Quando a E3 surgiu, em 95, a indústria de games ainda estava se estabelecendo e havia a necessidade de maior diálogo entre as desenvolvedoras e o varejo. Com o tempo, surgiram outros eventos mais voltados os fãs/consumo, e os espaços de negócios também encontraram outros eventos/caminhos. A pandemia possivelmente foi agente importante para as empresas de jogos construírem novos formatos de comunicação com o público, tornando o evento menos necessário na visão delas.


Fonte: Gematsu