Como já especulado, a editora Pipoca & Nanquim confirmou hoje (09) a publicação de Fire!, de Hideko Mizuno, no Brasil. O mangá chega em dois volumes — como na reedição lançada em janeiro no Japão, pela Bungeishunju — e o primeiro volume está previsto para abril (o segundo deve chegar em junho, será um lançamento bimestral).

Fire foi publicado na revista Seventeen, da editora Sun Comics (hoje Asahi Sonorama), de 1969 a 1971, ficando com 4 volumes. É um dos primeiros mangá shoujo pós-guerra com um protagonista masculino e com certos temas mais maduros, e rendeu a autora um prêmio no Shogakukan Manga Award em 1970.

Na trama, o americano Aaron Browning vai para um centro de detenção de jovens após ser pego com outro delinquente, Fire Wolf. Encontrando conforto na músiuca, ele cria a banda Fire! e deixa Detroit.

imagem: capa do primeiro volume de fire na reedição japonesa.

Divulgação: Bungeishunju.

Mizuno decidiu virar mangaká na década de 1950, após conhecer Osamu Tezuka. A convite do autor, com quem trabalhou como assistente, ela se mudou para Tóquio em 1958, onde viveu e trabalhou com Shotaro Ishinomori e Fujio Akatsuka — eles usavam o pseudônimo U. Mia na Shoujo Club.

Ela é uma das poucas autoras mulheres numa época em que o shoujo era dominado por artistas homens. Sua primeira obra, Gin no hanabira, foi publicada entre 1958 e 1959, rendendo 4 volumes.

Não é exatamente a primeira vez que uma obra de Mizuno chega por aqui, mas será o primeiro mangá da autora no país: em 1987, o SBT exibiu Honey Honey, adaptação do mangá Honey Honey no Suteki na Bouken (1966-1967).


Fonte: Pipoca & Nanquim