Foi encontrado morto em 11 novembro de 2023, aos 59 anos de idade, o ator, dublador, locutor e escritor Eduardo Camarão, vítima de um infarto — segundo apuração, ele teria sofrido um acidente doméstico após complicações do quadro de saúde. A notícia foi confirmada publicamente só recentemente, pelo cantor e jornalista Ricardo Cruz, em homenagem feita na última segunda-feira (26) durante uma live do canal Resistência Tokusatsu.

Camarão estava afastado há muitos anos do mundo da dublagem, morando em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Seu trabalho mais marcante foi dando voz ao personagem Dan, o herói Green Flash de Comando Estelar Flashman.

No final dos anos 1980, o ator integrou o grupo de jovens dubladores da Álamo que assumiu a versão brasileira de diversas séries japonesas do gênero tokusatsu. Após Flashman, Camarão atuou em Jiraiya como um dos Karasutengu e outras pontas, até ganhar seu protagonista em 1990, quando dublou o herói Machine Man. Antes disso, também protagonizou um animê, ao dublar o Masato de Comando Dolbuck, lançado em VHS pela Everest Vídeo.

Ainda nos animês, se destacou como Champ, um dos personagens principais da série Zillion, e foi Hikaru no filme Macross: A Batalha Final (versão para VHS).

Fora das produções japonesas, um dos trabalhos mais lembrados é no filme Conta Comigo, onde dublou o protagonista Chris Chambers (River Phoenix).

Durante 2 anos e meio, foi coordenador da Álamo, sendo um dos responsáveis por recuperá-la financeiramente. Exausto com a função, retirou-se para se dedicar à locução, segmento onde já atuava, imprimindo sua voz em campanhas para Sadia, Correios e Red Bull.

Ainda no final dos anos 1990, integrou a equipe de redação da parte de dramaturgia do programa Fábio Jr. Sem Limites pra Sonhar, da TV Record, onde permaneceu por pouco mais de um ano.

Após a reformulação do programa, que extinguiu a dramaturgia, abriu com mais dois sócios o estúdio de dublagem Lipsync, no início dos anos 2000.

Em 2002, deixou o estúdio ao ser convidado a trabalhar como roteirista de uma sitcom para a TV de Angola. Permaneceu contribuindo para diversos produtos de mídia daquele país, com destaque para a revista eletrônica Angola em Movimento.

Escreveu em 2003 o livro Virtual Killer, lançado pela extinta editora La Selva.

Deixa uma filha.

Ficam aqui nossos sentimentos à família, amigos e fãs de Eduardo Camarão.

 

Essa publicação foi editada às 23h, para informar que a data de falecimento na realidade era a data em que o ator foi encontrado sem vida. Anteriormente, estava escrito que essa era data de seu falecimento.


Fonte: Jusbrasil, Resistência Tokusatsu