Está rolando desde o primeiro fim de semana desse mês, no Museu de Arte de Brasília, o programa MAB Educativo, com foco em expressões artísticas vindas do Japão. As oficinas seguem com programação até o dia 31 de março.

Todas as atividades são gratuitas, variando entre a idade mínima (a menor é a partir de 4 anos de idade) — e os adultos também são bem-vindos. Entre os temas das oficinas, com número de vagas distinto, estão o origami, pintura com nanquim, bonecas Kokeshi, colagem fotográfica, dentre outros.

 

Exposição

Nesse período, também ocorrem visitas guiadas para a exposição DŌ: a caminho da virtude, promovida pela Japan House, e que já passou por São Paulo, Lima (Peru), Buenos Aires (Argentina) e Cidade do México (México). A mostra traz conteúdos inéditos, com fotos, vídeos e demonstrações práticas que desvendam a história das artes marciais nipônicas.

 

Programação

Confira abaixo a programação para os dois últimos fins de semana (sempre às sextas, sábados e domingos):

 

Sexta (23/3)

  • 16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos, 12 vagas)

 

Sábado (24/3)

  • 10h30 – Oficina de Quebra Cabeça para bebês  (a partir de 18 meses a 3 anos, 10 vagas)
  • 14h – Oficina de Origami/Kirigami (a partir de 6 anos, 15 vagas)
  • 15h – Visita Mediada “Descubra os caminhos da cultura japonesa na Exposição Dô”
  • 16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos, 12 vagas)

 

Domingo (25/3)

  • 14h – Oficina de Bonecas Kokeshi (a partir de 7 anos, 15 vagas)
  • 15h – Visita Mediada “Fotografando o MAB”
  • 16h30 – Oficina de Antotipia (a partir de 8 anos, 10 vagas)

 

Sexta (29/3)

  • 16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos, 12 vagas)

 

Sábado (30/3)

  • 10h30 – Oficina de Quebra-Cabeça para bebês (a partir de 18 meses a 3 anos)
  • 14h – Oficina de Hanetsuki (a partir de 7 anos, 10 vagas)
  • 15h – Visita mediada “Descubra os caminhos da cultura japonesa na Exposição Dô”
  • 16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos, 12 vagas)

 

Domingo (31/3)

  • 14h – Oficina de Brincadeiras Japonesas (a partir de 4 anos, 10 vagas)
  • 15h – Visita mediada “Fotografando o MAB”
  • 16h30 – Oficina de Antotipia (a partir de 8 anos, 10 vagas)

 

Sobre as oficinas

Oficina de Origami/Kirigami (a partir de 6 anos)
Nesta oficina, as crianças aprenderão a fazer diversos animais a partir de dobras e recortes. Os origamis são feitos a partir de dobras no papel colorido, enquanto o kirigami utiliza além das dobras, também os cortes no papel.

Oficina de Bonecas Kokeshi (a partir de 7 anos)
As Kokeshi são bonecas tradicionais japonesas, que têm a cabeça avantajada e uma decoração feita nas cores preta, amarela e vermelha. Nesta oficina, cada participante terá a oportunidade de produzir uma boneca kokeshi e decorar, criando o rosto e as roupas da boneca.

Oficina de Hanetsuki (a partir de 7 anos)
O Hanetsuki é um jogo tradicional japonês que utiliza duas raquetes e uma pequena peteca. Nesta oficina, o participante poderá experimentar o jogo e também produzir sua própria raquete decorada para levar para casa e brincar com os amigos.

Oficina de brincadeiras tradicionais japonesas Ayatori, Otedama e Karuta (a partir de 4 anos)
As crianças poderão aprender mais sobre três brincadeiras tradicionais japonesas. O ayatori é um jogo no qual se criam formas a partir de uma linha que se entrelaça nos dedos da mão do jogador. O otedama é um jogo semelhante ao jogo das cinco marias e existem variadas formas de jogar. A mais básica envolve jogar um dos saquinhos para cima e tentar pegar os outros enquanto o outro cai. Já o Karuta é um jogo de cartas, no qual um jogador lê uma carta e os outros são desafiados a descobrir qual carta que completa a que está sendo lida.

Oficina de Sumotori (a partir de 4 anos)
Cada participante construirá seu boneco lutador de Sumô, decorando o boneco e aprendendo a fazer sua base de sustentação bem firme. Em seguida, as crianças serão convidadas a colocarem seus atletas na arena para jogarem uns contra os outros. O boneco que permanecer mais tempo de pé é o grande vencedor.

Oficina de pintura com Nanquim (a partir de 8 anos)
Nesta oficina, é ensinada a técnica da pintura com nanquim inspirada na técnica Sumi-ê utilizando para pintar lindas paisagens minimalistas inspiradas em temas orientais.

Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos)
O público descobrirá como criar obras de arte visuais a partir da apropriação e combinação de fotografias, textos e outros elementos. Usando a técnica da transferência de imagem com óleo de banana, os participantes vão mergulhar nas possibilidades de intervenções que podem fazer nas fotografias e imagens de forma analógica.

Oficina de Antotipia (a partir de 8 anos)
A Antotipia é uma técnica de impressão fotográfica alternativa, que utiliza pigmentos naturais extraídos de plantas em vez de compostos de ferro. É um método criativo e artístico que resulta em imagens com tons sutis e terrosos. O processo envolve a maceração ou fervura dessas substâncias para extrair os pigmentos. Esse pigmento é então aplicado em papel ou outro substrato.

 

Serviço

Onde: Museu de Arte de Brasília, Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla
Horário: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h
Preço: Gratuito

Mais informações pelo Instagram @mediato.art


Fonte: Comunicado de imprensa