Após uma longa espera, a editora Panini trouxe os volumes finais de Toriko em formato digital. Os novos volumes, do #32 ao #43, estão à venda na Kobo e Amazon, por R$ 14,90 cada.

Na Kobo, todos os volumes da reta final estão disponíveis desde quarta (10). Já na Amazon, ainda falta a adição dos volumes 32 e 41. Uma ausência significativa é a Play Store, que até a publicação desta matéria não recebeu os novos volumes.

imagem: capa de toriko #35.

Capa da edição 35 de Toriko | Imagem: Divulgação/Panini

Toriko teve uma longa caminhada no Brasil. A obra começou a ser publicada pela Panini em 2013, mas com o passar do tempo ficou com um espaço de tempo maior entre um volume e outro.

Em 2020, a editora italiana publicou o 35° volume antes de enfiar o título na geladeira. Ele só sairia de lá em janeiro deste ano, num lançamento em bloco de todos os volumes finais. Já a versão digital começou a ser publicada em 2018, parando de receber atualizações em 2019.

Em 2002, aos 27 anos, o autor, Shimabukuro, foi preso e condenado por favorecimento de prostituição infantil após se encontrar com uma jovem de 16 anos em um motel. Ele mesmo alegou ter pago 80 mil ienes para ela fazer “atos indecentes”. Contudo, a pena de prisão de 2 anos foi logo suspensa e ele saiu da cadeia ainda naquele ano.

Na época, o autor seriava Seikimatsu Leader Den Takeshi na Shonen Jump. A publicação foi interrompida, mas não tardou até a Shueisha abrir novamente as portas para o mangaká — segundo o próprio, Eiichiro Oda foi uma figura importante para a editora aceitá-lo novamente. De 2004 a 2005, ele publicou Ring na extinta Super Jump e, de 2008 a 2016, lançou Toriko na Shonen Jump.


Fonte: Biblioteca Brasileira de Mangás


O JBox possui parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos produtos integrados ao site, mas produzidos por terceiros.