A Apple removeu da App Store o iGBA, um emulador de Game Boy Advance na loja, da App Store. O motivo foi, como poderia-se esperar, violação de direitos autorais e spam. O iGBA foi o primeiro emulador de Game Boy aprovado pela Apple, e a empresa alega que o motivo da remoção foi que o iGBA seria um plágio de outro emulador.

Riley Testut, desenvolvedor do GB4iOS e do conhecido método de instalação de aplicativos de forma alternativa (o AltStore), alegou no Threads que o iGBA parecia uma cópia de seu emulador:

Aparentemente, a Apple aprovou uma imitação do GB4iOS — o precursor do Delta que fiz no Ensino Médio — na app Store. Eu não dei permissão para ninguém fazer isso, e agora está no topo dos downoads (mesmo estando marcado com propagandas + rastreamento).

A Apple passou a permitir emuladores de jogos antigos em abril, como parte de uma atualização para se adequar a diretrizes anti-truste da União Europeia. Mesmo assim, a empresa não permite cópias de outros emuladores. Apesar de alguns emuladores já conseguirem, antes, entrar no App Store, foi a primeira vez que a empresa aprovou explicitamente esse tipo de aplicativo.


Fonte: MyNintendoNews


Correções feitas sobre o Riley Testut após mensagem do leitor Rapha Sampaio por email.