O ano de 2024 marca uma nova página na história do Brasil no Festival de Cannes. A 77ª edição do prêmio francês, que começa hoje (13), conta com 7 produções nacionais, sendo uma delas Amarela, que teve seu pôster divulgado esse fim de semana pelo Letterboxd:

imagem: poster do filme, com rosto de mulher com traços asiáticos em uma banheira olhando para cima.

Divulgação: Letterboxd.

O curta tem direção e roteiro de André Hayato Saito (Kokoro – De Coração a Coração) e conta a história de uma jovem nipo-brasileira que se sente uma estrangeira no próprio país. A produção concorre na categoria de Melhor Curta.

Outros representantes brasileiros no festival são os filmes Motel Destino, que concorre à Palma de Ouro e Palma Queer; e Lula, dirigido por Oliver Stone (JFK, Scarface, Nascido em 4 de Julho) que participa da exibição especial, mas que está elegível a disputar na categoria de Melhor Documentário. Outras produções também estão sendo exibidas nas sessões independentes, de clássicos e de críticos.


Fonte: André Saito


O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

O governador do estado, Eduardo Leite, recentemente informou que o dinheiro doado será utilizado com foco na reconstrução da vida das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes, e não em assistência premente. Caso prefira doar para uma instituição da linha de frente nos resgaste e auxílios imediatos, a Vakinha está realizando o Movimento SOS Enchentes. Outros movimentos confiáveis também estão recebendo doações, como o Cozinhas Solidárias, do MTST, que está oferecendo comida para desabrigados e necessitados. Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.