O Cinema da Universidade de São Paulo (CINUSP), exibe gratuitamente neste mês de maio três produções nipônicas. São elas os filmes Madadayo e A Rotina tem seu Encanto; e o curta animê Bom Dia. Confira os detalhes abaixo:

  • 28/05 às 16h – Madadayo
  • 29/05 às 19h – A Rotina tem seu Encanto Bom Dia

A Rotina tem seu Encanto

Sanma no Aji

Lançado em 1962, esse foi o último filme do diretor Yosujiro Ozu, que faleceu no ano seguinte. A história gira em torno de um viúvo que precisa arranjar o casamento de seus filhos.

Bom Dia

Ohayou

imagem: mulher do curta ohayo de satoshi kon.

Com apenas 1 minuto de duração, o curta de Satoshi Kon fez parte do bloco Ani*Kuri 15, do canal NHK. Com 3 temporadas entre 2007 e 2008, a atração tinha como objetivo apresentar curtas de diferentes diretores durante a programação.

Fazendo parte da última temporada, a animação acompanha uma jovem que acaba de acordar.

Ele será projetado junto ao filme A Rotina tem seu Encanto.

Madadayo

Lançado em 1993, Madadayo tem como diretor o lendário Akira Kurosawa (1910-1998). O Filme é baseado na vida do autor Hyakken Uchida (1889–1971), que ensinava alemão logo após o fim da II Guerra Mundial. Até que ele anuncia sua aposentadoria e se muda com esposa.


Fonte: CINUSP


O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

O governador do estado, Eduardo Leite, recentemente informou que o dinheiro doado será utilizado com foco na reconstrução da vida das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes, e não em assistência premente. Caso prefira doar para uma instituição da linha de frente nos resgaste e auxílios imediatos, a Vakinha está realizando o Movimento SOS Enchentes. Outros movimentos confiáveis também estão recebendo doações, como o Cozinhas Solidárias, do MTST, que está oferecendo comida para desabrigados e necessitados. Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.