Esa foi sem dúvida nenhuma a lista mais poderosa do ano até o momento. One Piece, Bleach e Naruto juntos fizeram um estrago e somando as vendas de todos chega-se a quase 3.250.000 (pouca coisa, né?). A Shueisha liberou os seus maiores blockbusters de uma tacada só e parece que a tática funcionou, pois as vendas de todos subiram em relação aos seus volume anteriores.
One Piece quebrou mais um recorde (que já era dele) e é o mangá que mais vendeu em sua estreia desde que o ranking da Oricon começou a ser publicado em abril de 2008. O recorde anterior era do volume 57 com 1.691.000, agora o volume 59 chegou a 1852.000. Não dá pra imaginar o título crescendo mais, mas de algum modo o bando do chapéu de palha conseguiu. Será que um dia veremos One Piece vender mais de 2 milhões de exemplares logo na primeira semana? Para efeito de comparação o mangá vendeu mais que o dobro de volumes de Naruto e mais que o 2º, 3º e 4º lugares somados (Bleach e Naruto e Reborn!).
Da semana passada só 10 títulos continuaram. Tivemos a estreia de 9 séries da Shonen Jump na lista, 2 character books de mangás da Jump, 2 da Jump Square e 1 da Super Jump e um outro volume de One Piece (o 58) que subiu com o lançamento da nova edição.
Dos 3.200.000 da tiragem de One Piece 58 em três meses foram vendidos mais de 2.300.000 exemplares, isso significa que a Shueisha tem quase 900.000 edições em estoque ainda. Como manter tamanha quantidade de mangás guardados custa caro, não duvide que isso tudo seja vendido nos próximos anos – mas eles vão aos poucos se deteriorando e custaram caro para imprimir. Isso lembra um problema grave que os comics tiveram nos Estados Unidos por causa de especulação de mercado.
Fora dos títulos da Shonen Jump os outros mangás cairam drasticamente, dos poucos lançamentos da semana só Kaichou wa Maid-sama! e Initial D conseguiram furar o ataque em massa da Shueisha e entrar nos 10 mais vendidos.
Também tivemos dois shoujos da Hakusensha que entraram com o primeiro volume: Koi Dano Ai Dano e Hyakunen Renbo. Koi dano Ai dano é continuação de uma série de três volumes chamada Warau Kanoko-sama, por isso não é tão espantoso vê-la entrar no ranking. Já Hyakunen Renbo é a série de estreia de uma mangaká novata que só publicou um one-shot até hoje. Vale a pena ficar de olho nessa série. Ela sai na LaLa e tem tudo para se tornar um sucesso.
Posição | Posição Anterior | Título | Autor | Venda | Venda Total | Editora |
1 | – | One Piece #59 | Eiichiro Oda | 1.852.541 | 1.852.541 | Shueisha |
2 | – | Naruto #52 | Masashi Kishimoto | 846.206 | 846.206 | Shueisha |
3 | – | Bleach #46 | Tite Kubo | 548.912 | 548.912 | Shueisha |
4 | – | Reborn! #30 | Akira Amano | 330.180 | 330.180 | Shueisha |
5 | – | Gintama #35 | Hideaki Sorachi | 280.185 | 280.185 | Shueisha |
6 | – | Bakuman #09 | Tsugumi Ohba e Takeshi Obata | 251.082 | 251.082 | Shueisha |
7 | – | Kaichou wa Maid-sama! #11 | Hiro Fujiwara | 114.025 | 114.025 | Hakusensha |
8 | – | Kuroko no Basket #08 | Tadatoshi Fujimaki | 103.008 | 103.008 | Shueisha |
9 | – | Beelzebub #07 | Ryuhei Tamura | 94.433 | 94.433 | Shueisha |
10 | – | Initial D #41 | Shuichi Shigeno | 91.708 | 91.708 | Kodansha |
11 | – | Bleach Official Character Book 2 Masked | Tite Kubo | 86.454 | 86.454 | Shueisha |
12 | – | Gag Manga Biyori #11 | Kousuke Masuda | 80.292 | 80.292 | Shueisha |
13 | 4 | Detroit Metal City #10 | Kiminori Wakasugi | 45.468 | 137.880 | Hakusensha |
14 | – | Bartender #17 | Araki Joh e Kenji Nagamoto | 44.608 | 44.608 | Shueisha |
15 | – | Ultimo #04 | Stan Lee e Hiroyuki Takei | 39.313 | 39.313 | Shueisha |
16 | – | Omamori Himari #07 | Milan Matra | 37.808 | 37.808 | Kadokawa |
17 | 3 | Kanojo wa Uso o Ai Shisugiteru #04 | Kotomi Aoki | 34.917 | 139.267 | Shogakukan |
18 | 6 | Soul Eater #17 | Atsushi Ookubo | 34.011 | 275.119 | Square Enix |
19 | – | Gintama Character Book Vol. 3 | Hideaki Sorachi | 33.429 | 33.429 | Shueisha |
20 | 2 | Pandora Hearts #12 | Jun Mochizuki | 32.297 | 140.572 | Square Enix |
21 | 41 | One Piece #58 | Eiichiro Oda | 30.498 | 2.312.304 | Shueisha |
22 | 8 | Billy Bat #04 | Naoki Urasawa e Takashi Nagasaki | 29.491 | 206.781 | Kodansha |
23 | 21 | Ikigami #08 | Motoro Mase | 29.261 | 56.957 | Shogakukan |
24 | 1 | Suki Desu Suzuki-kun!! #08 | Go Ikeyamada | 28.657 | 142.027 | Shogakukan |
25 | – | Houkenshitsu no Shinigami #04 | Sho Aimoto | 28.375 | 28.375 | Shueisha |
26 | 12 | Himitsu – Top Secret #08 | Reiko Shimizu | 28.240 | 80.494 | Hakusensha |
27 | – | Shinjuku Swan #23 | Ken Wakui | 26.673 | 26.673 | Kodansha |
28 | – | Koi dano Ai dano #01 | Tsujita Ririko | 25.579 | 25579 | Hakusensha |
29 | – | Hyakunen Renbo #01 | Nao Mashiba | 24.737 | 24.737 | Hakusensha |
30 | 7 | Black Bird #11 | Kanoko Sakurakouji | 23.553 | 104.714 | Shogakukan |
[…] This post was mentioned on Twitter by Jbox, André Bachtold. André Bachtold said: @chiguire RT @alfrediux: The Man Who's Been Keeping a Scorecard for Every Video Game Since the '80s http://bit.ly/bBGTJY […]
OP o/
Parece que ao contrário do anime, o mangá Bleach faz sucesso…
Putz! OP 58 ainda ta na lista D:
Queria saber que boataria foi aquela no início do ano dizendo que Bleach ia ser cancelado porque “vendia pouco” e outras coisas, e que outro mangá da Jump iria fazer parte da “tríade”…
Bleach ainda vende muito bem. Só pode ter sido coisa plantada por hater do mangá.
Enfim, OP continua vendendo horrores, Naruto continua lá no seu segundo lugar tranquilo, e Bleach não parece estar afim de deixar de fazer parte da tríade de ouro da Jump.
(imagino o quanto de $$$$ que não entra só com esses três)
*esperando comentários imbecis de OPtards*
Japoneses, e seus péssimos gostos…
Isso não me surpreende mais.
Daqui a pouco aparece algum invejosinho falando abobrinhas de One Piece. xD
Parece que o Jbox quer provocar outro flamewar entre seus visitantes, o pior é que dá certo.
Como se os brasileiros tivessem um gosto muito melhor né, ainda mais com funks, axés, pagodes e novelas da vida. :tongue:
vamu lá, NARUTO!!! \o/
To começando a achar que os japoneses estão comprando dois mangás de One Piece: um para ele e outro pro filho ou neto que ainda não nasceram.
Ou Fiuk, Restart…
[2]
Tô com medo dos especuladores, eles já foderam com os comics de heróis no começo dos anos 90 nos EUA, só falta o Japão ir pelo mesmo caminho.
E com o Lucas começando a falar asneiras logo no início é capaz de termos outro flamewar recordista de comentários.
Isso só mostra que há uma crise no Japão.
Não de vendas necessariamente, mas de criatividade. Os três mangás mais vendidos são lançados há mais de dez anos, não é mesmo? Ou quase…
Não há um novo como mega top. Não estou tirando os méritos de OP, só estou espantada que os japas não se interessam por nada novo, porque provavelmente não tenha nada mesmo…
E pensar que OP realmente poderia ter sido um novo DB… Enfim…
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com
Eu nem quero entrar nessa tola discussão de one piece ser infantil ou tosco. Pura perda de tempo. Li todo os capitulos e estou mais apaixonado pela obra e se vier pra o Brasil pra terminar de ser publicado ainda vou continuar a comprar.
E mais esta coisa que japoneses compra DOIS VOLUMES É LOUCURA, Japoneses estão em crise, ficar gastando dinheiro a toa comprando dois volumes pra que? =/
Seria mais facil, um japones comprar tres televisão e ligar no horario de one piece e dizer que ta tendo audiencia….pfff…
afff…erro…corrijam xD * japoneses comprarem três televisores.
mals o erro foi a pressa XD
Bleach foi lançado em agosto de 2001. Está completando 9 anos este mês. Assim, não foi lançado há mais de 10 anos. E se tivesse sido, qual o problema? A Sandra Monte nasceu há mais de 10 anos e nem por isso mesmo tem de ser sacrificada em prol das novas gerações…
Acho seu comentário equivocadÍSSIMO, Sandra monte.
Os primeiros mangás venderem mais é justamente consequência de serem mais velhos, e não uma representação concreta de qualidade e criatividade. Mangás mais longos tem base de fãs formadas. E muito dificilmente fãs abandonam uma obra; pelo contrário, normalmente uma obra ao longo de seus volumes tende a vender mais e mais.
Vai me dizer que em algum momento você imaginou que One Piece já começou vendendo 1 milhão no seu primeiro volume?! Foi um processo gradativo e constante de crescimento, coisa que aconteceu com Naruto e Bleach, e está acontecendo com mangás mais novos, como Kuroko e Beelzebub.
Criatividade não tem relação direta com sucesso. Pense nisso.
Ah, a crise econômica do Japão… desde os anos 90 eu vejo esses comentários que tá em crise… tsc tsc…
E sim, é verdade. Otakus japoneses compram mais de 1 volume. Quem não sabia disso ainda? Meu amigo do Japão por exemplo, corpou 6 CD de K-On!! com as mesma musicas. Disse que era pra ajudar os produtores… Com mangás não é diferente. Quem viu Lucky Star? Lá mostra isso, né Konata-chan XD
Na minha Opinião. Oda está no seu ápice de criatividade. A historia que na teoria ainda está na metade, mostra caracteristicas de clímax.
Ao contrario de Bleach e Naruto, que parecem, atualemnte, arrastar a historia, One Piece, acelera os acontecimentos pra dar tempo de publicar tudo que existe na mente do Oda [ou parte do que tem lá :laughing: ]
Sim, neste ponto, você tem razão “Estranho”. Mas, quando parece que todos os títulos são “iguais”, daí temos uma crise. E o público que não é tão fã assim, que é justamente quem movimenta o mercado, começa a se desinteressar…
Pelo menos, algo que tenha impacto no ocidente. É bom lembrarmos que há títulos que fazem sucesso no Japão e só lá.
Deixando claro: quando falo de sucesso, é um sucesso mais mundial, algo que alcance o mundo. E um sucesso largamente comercial, não o “sucesso” de fansuber.
O que me espanta é que nos últimos três anos, parece nada não surge nada novo que realmente demonstre ser um mega sucesso.
One Piece teria alcançado o mundo, se não fosse a burrice da Toei. Naruto conseguiu, mas Naruto já tem mais de dez anos…
Já era para ter surgido algo “novo”, dos últimos três ou cinco anos que apontasse ser um êxito comercial. E que continuasse a “dinastia” de títulos de sucesso no mercado, pelo menos o das Américas.
Há uma lógica em uma matéria do ICV2. com, que aponta que o público americano tem se desinteressado pelos mangás/animes para ligar-se mais aos filmes teens. Consequentemente, os seriados teens também.
Certamente, vai chegar uma hora que este pessoal mais novo vai largar tudo isso e quem sabe, voltar mesmo a se interessar por animes. Mas, tem haver algo que chame a atenção. E os teens não são saudosistas…
Se os japoneses continuarem produzindo mais do menos, a coisa vai ficar complicada. Se o caso de OP é por ter um público já formato, o que está formando o novo público?
Lá no Japão, os animes têm a concorrência dos games e toda a tecnologia de games, Ipad, etc… Tanto que salvo o caso de OP, houve uma redução das vendas, que vem caindo…
Nos EUA também há a questão tecnológica, além dos seriados ocidentais. E o Brasil, gostando os otakus ou não, está mais próximo do mercado americano do que do japonês.
Acho que farei um comentário sobre isso no meu site. Pq há uma crise generalizada no mercado de animes, dentro do Japão por motivos locais e fora por outros motivos…
Enfim, são divagações…
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com
Na boa. Isso não tem nada a ver.
Tanto é que você falou mal de One Piece sem perceber.
E concordo com a Sandra Monte. E esse problema é óbvio e preocupante.
Não aparecem novas séries. A Shueisha não tem coragem de passar o machado em uma das 3 para que apareçam novos hits. As vendas de One Piece sobem um pouco, mas as da Jump semanal caem aos poucos. Isso é sinal da decadência e da falta de renovação na grade.
Mas como o principal público da Jump são de crianças, e elas cada vez mais largam os mangás para outras mídias, o jeito é manter o que está dando certo. Vamos ver até quando vai dar.
Quando chegar a hora, o baque na Jump semanal será enorme. E quem sabe a Magazine semanal não volte a liderar.
se começar briga de novo juro por Deus q não vou pensar duas vezes antes de enfiar meu sabre de luz no meio do… err… computador desses energúmenos brigões
:angry: :angry: :angry: :angry:
Acho que OP tá vendendo horrores agora pq está numa fase muito boa mesmo.
Eu estou adorando e compro os originais (ou seja, ajudo nessa contagem de vendas).
Tinha uma amiga minha lá do Japão que comprava um mangá, mas quando precisava de dinheiro, vendia. Só que, se tinha vontade de ler de novo, voltava a comprar o mesmo mangá e não era em loja de usados. Era o mangá novinho!!!
Criatividade não tem relação direta com sucesso. [2]
E também concordo que tem outros mangás procurando seu lugar ao sol. É questão de tempo algum título mais novo se tornar um “arrasa quarteirão” como a “tríade” da Shonen JUMP.
Incrível como a sociedade gosta de lixo.
E realmente, o Japão está em crise, não porque são séries com mais de 10 anos e sim por causa da qualidade tanto das atuais como essas do topo que não se comparam com a explosão criativa dos anos 80
TSC.. Porque não aceitaram meu post? Bom aí vai, novamente. Veja a matéria: One Piece domina o Japão, Dragon Ball domina o mundo.
http://www.hoipoi.org/?p=142
Se for assim, achar que japoneses anda comprando dois ou três volumes de One piece pra dizer que tem recordes, eu não duvido muito que há muita gente que compra umas 5 edições de Naruto ou qualquer outros volumes, afinal a audiencia não é lá essa coisas.
Bleach anda mal das pernas na audiencia na TV, pode ate ser ainda bem pior nas vendas, com certeza há uma grande parcela de fãs que também compra umas 4 edições…
Bem resumindo, tudo é proporcional. Acho as vendas justíssimas. Seja lá quem os lunaticos compra dois a dez edições de um mesmo volume e titulo. vai da na mesma as vendas se cada fã comprasse apenas 1 volume.
Essa ideia que a Shueisha poderia bem passar “MACHADO” nas obras de maior sucesso, eu sou contra e acho isso uma grande bobagem e não acho que isso não impede de muitos fãs conhecerem outras obras, ou seja, o que realmente está faltando são bons roteiros, bons desenhistas e também boas estratégias para as vendas.
Acho que isso não tem nada a ver. Se os três titulos terminarem agora, vai ser a mesma ladainha de sempre. E vai demorar do mesmo jeito até surgirem ótimos hits da SHONEM JUMP ou qualquer outra editora japonesa.
Enfim, dá na mesma se terminarem os medalhões Naruto, Bleach e One Piece. Afinal, tem Reborn e D.gray-man na cola. ou talvez ainda Bellbezub, Nuramago.
Eu concordo.. dos shonens atuais, só Reborn presta. Fairy Tail, Naruto, Bleach e OP são lamentaveis..
A Shueisha teria que ser uma idiota para passar o machado em uma das 3 séries mais vendidas, o problema da Shonen Jump é o sistema de votação que está ultrapassado, essa palhaçada de ficar contando bilhetinho e só poder votar em três das séries é o que mata a Jump. Já passou da hora da Jump informatizar o questionário de votações e deixar as pessoas darem notas nos capítulos ao invés de escolher apenas 3, podendo escolher apenas 3 é lógico q qq ser humano com alguma massa cinzenta vai optar pelas séries já conhecidas do q por surpresas como Akaboshi e Nekowappa!, mas isso é trabalho para estudoss, não é só mudar, acredito aliás que a Jump já esteja estudando isso.
Vocês dizem que não apareceu sucessos nos últimos 3 anos, vocês estão falando só da Jump ou em geral? Eu diria que Nurarihyon no Mago já é um sucesso e agora a série só vai crescer, não duvido que no fim do ano os tankohons comecem a vender na casa dos 200.000 e em breve aumente, acredito que vai acontecer o mesmo com Beel e Toriko.
Os japas não têm nada que fazer séries pensando no mercado ocidental, eles têm que pensar no próprio mercado mesmo, o mercado internacional não é tão interessante quanto o caseiro, até pq eles recebem por licença, são raros os casos de mangás que os japoneses recebem porcentagem (o que provavelmente acontece com os tops da Jump, mas no mercado internacional as vendas nem se comparam, um mercado que movimenta 200.000 exemplares como o americano não é tão interessante quanto o próprio mercado japonês).
Como o Guilherme/Estranho já falou, as séries levam tempo para conquistar uma fanbase, vc só vê isso já formado em séries de mangakás como o Obata (que aliás, é outro sucesso formado em menos de 3 anos).
E sim, não tenho nenhuma dúvida de que há empresas comprando One Piece em quantidade para armazenar, só quero ver o que vai acontecer quando elas pararem de comprar. Os fãs que compram 5 exemplares não são um problema, o problema é o babacão que quer lucrar em cima da futura raridade. Se bem que meu maior medo são os 800.000 volumes de encalhe que a Shueisha anda engolindo só pra ficar alarmando aos 4 ventos que One Piece bateu outro recorde.
piera lá STAN LLE NÃO FOI O CARINHA QUE MORA LA NA TERRA DA MARVEL (PIADA IDIOTA) :tongue: PUTS EU INDOIDEI AGORA! POR PESSOAS DIZEREM KE ONE PIECE É PRA CRIANÇINHA,OS CARA TÃO VIAJANDO MANO ,ONE PIECE ,NARUTO,BLEACH,E DRAGON BALL YUYU HAKUSHO ,faturam faturaram FATURAM MUITO PRA shueisha/pierrote (estudo en qual naruto bleach e yyh foram animados) e tbm a tói eu achoo assim MAS STANN LEE PODEM ME RESPONDEREM
Sandra, acho que concordo com seus argumentos, irei esperar vc montar essa materia que foi citada por ti!
Mas fikei bastante triste tambem com isso :crying:
One Piece me ajudou a sair de uma depressao,por isso, amo tanto essa serie…
So espero que no final tudo de certo no mundo Otaku :smile:
naruto é merece muito mais do que one piece o primeiro lugar. one piece, anime/mangá muito chato, sem graça. axo q os japoneses (não só japoneses) perderam a capacidadde de dividir o q presta do q naum presta, se ñ naum estariam comprando op i sim NARUTO, o melhor!!! :laughing:
O problema de não surgirem grandes sucessos é porque One Piece, Bleach e Naruto ainda estão em publicação, o que faz com que mangas como Toriko, Beelzebub e Nuramago não ganhem fama tão depressa, porque sempre estarão tapados pelos medalhões da Jump, mas quando um acabar, sim porque tem de acabar e Naruto é dos 3 o que está mais perto, aposto que um manga da Jump vai ocupar o seu lugar com mérito.
Perguntem-se o porque de One Piece ter dado sucesso quase de imediato, porque na altura só havia um manga realmente bom em publicação Samurai X e rapidamente One Piece passou a sua populariedade. Com Naruto a mesma coisa, apesar de ser mais dificil já que tinha One Piece e Hunter x Hunter, mas ganhou o seu lugar.
Bleach apesar de ter levado mais tempo tambem chegou ao top3 da jump e se fixou por lá. Com excessão de Death Note que foi sucesso absoluto nenhum outro manga consegue competir de raiz com os 3 grandes.
Kuroi tambem estava meio precocupado com esses numeros altos que da primeira tiragem desses volumes, mas depois de ter visto em Maio a lista com as vendas dos mangas no 1º semestre nem sei o que há a se preocupar, One Piece vendeu em 6 meses 15 milhões de exemplares de todos os seus volumes.
Alem de que a tiragem inicial de Naruto tambem não deve ser muito mais baixa que 2 milhões apesar de actualmente se chegar ao 1,2 milhões não seja assim tão mal.
afff…erro…corrijam xD * japoneses comprarem três televisores.
TV FUJI = A maior TV do Japão, que nem a Globo. Ela tem audiência mais alta do que as outras. Não se esqueça disso. ^_^x
Amigos,
Acho que consegui expressar melhor minhas ideias no post Crise no mercado de animes: criatividade (http://www.papodebudega.com/2010/08/crise-do-mercado-de-animes-criatividade.html).
Deem uma olhada e comentem!
Sandra Monte
Amigos,
Acho que consegui expressar melhor minhas ideias no post Crise no mercado de animes: criatividade (http://www.papodebudega.com/2010/08/crise-do-mercado-de-animes-criatividade.html).
Deem uma olhada e comentem!
Sandra Monte
Aff que merda, um mangá que nem é tão bom como One Piece vendendo muito mais que outros mangá muito bom, só pra vc ter uma idéria de como no mundo coisas boas são desvalorisadas e coisas médias ou ruim fazem sucesso.
Nada contra OnePiece, estou apenas expressando minha opnião! NÃO ME MATEM
Creio que o bom desempenho dos mangás da Jump esconde a real situação do mercado editorial no Japão, pois se repararmos bem os números de tiragens das demais antologias vem sofrendo uma notória redução. Vários fatores contribuem para essa situação como o aumento da preferência da leitura de mangás em aparelhos móveis, a ação dos scanlators, queda na qualidade das histórias… O fato é que o setor não vive um dos seus melhores momentos, porém acredito que a situação no que se refere a animes seja ainda mais alarmante.
De qualquer forma espero que essa situação toda melhore, mas tenho a forte impressão que o pior ainda está por vir.
Falando especificamente sobre alguns títulos.
One Piece: acho que surpresa será o dia em que um volume de OP não quebrar o recorde.
Naruto: um excelente desempenho, mas tenho certeza que se não houvesse à presença de OP os números seriam ainda melhores.
Bleach: ainda faz muito sucesso, mas já esteve em melhor fase.
Reborn: não vejo a menor graça nesse mangá, mas ele deve ter os seus méritos para atingir tal número.
Bakuman: para a temática que esse mangá possui os seus números são excelentes, logicamente que um traço espetacular e uma ótima narrativa contribuem e muito para essa boa performance.
Ultimo: pelos nomes envolvidos no projeto, esperava um melhor desempenho.
Eu não endento isso. O manga vende uma mostruosidade é algumas pessoas estão dizeno que o japão pode estar em crise? Sinceramente, eu não vejo desta maneria, não aconpanho o desempemho dos mangas dentro do pais de origem, mais dúvido que chegue a tanto. Acho que isso é uma discussão sem sentido. Que interresse tem discuti uma coisa que está ino de vento em poupa? Olha, si devesse mesmo em crise não seria agora que isso aconteceria. Si os pricipais titilos não sofresem interferencia das editoras já teriam acabao a muito tempo, não posso afirma isso, já que eu vi de relance algumas pessoa disserem que as editoras queriham mais dos seus titulos. Enfim, si um dia isso aconteçer vai aconteçer, é os cupados pagaram caro, é para os fãs só ficaram no lamento! Tem outra coisa também, si chegar por favor! não pulem de pontes, nem cortem seus pulsos, ou si jogem na frete de algum trem. Bem, pra mim mangá é só diversão, se algum dia acabar, acabou.
Derek, a grande questão é que apenas os mangás da Jump como Naruto e One Pice conseguem aumento no número de vendas, enquanto isso as outras editoras vêem sua vendas caírem continuamente, por isso que se diz que o setor está em crise.
Como já disseram o bom desempenho de One Pice dá a falsa
impressão de que tudo está bem, mas concordo com você de que mangá é apenas um forma de entretenimento.
Derek, o problema é que as vendas estão concentradas. Na década de 90 se vendia mais volumes de mangá do que hoje em dia, as crises só ajudam a vender cada vez menos. Quando a gente vê esses números de One Piece fica achando que é papo furado, mas antigamente as vendas dos campeões eram menores e havia mais títulos, a cada dia mais antologias fecham as portas, só a Shonen Jump permanece estável no mercado (ela e meia-dúzia de revistas), mas o resto vai perdendo 0,5%~1% de público a cada trimestre. Isso pode parecer pouco e flutuação normal, mas não quando a tendência é geral e constante.
Derek, faço uma série de apontamos em relação ao mercado de mangás e animes atualimente.
Quem não leu ainda, por genteileza, leia. É importante até mesmo para entender pq o NOSSO mercado também vai mal das pernas.
E não coloquei seu comentário lá no PB por motivos de erros ortográficos. Desculpe.
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com
Traquilinho sandra, sem remosso :wink:
Agora sobre os seus apontamentos, e já vi! Eu endento agora como é preucupante, o mercado de manga é animes tanto de onde sai´é de onde vendi. Eu não muito fãn desse mercado, só acompanho de longe, porém que gosta deve ficar muito atento a tudo o que aconteçer daqui pra frente.
essa discussão sobre qual mangá é melhor ( op ou naruto)
é pura perda de tempo, ja que nenhum deles bate db em vendas
e battle royale em trama sinistra. perto de db e br o destino desses
dois mangás é o mesmo : lixo.. :tongue: :tongue: :tongue:
Felizmente, One Piece é o mangá mais vendido da História. Já fez 200 milhões de exemplares vendidos, em apenas 59 volumes, sem ser os relançamentos, edições de luxos e derivados, enquando dragonball fez 148 milhões (se não me engano) em 42 volumes…
Naruto com 52 volumes chegou aos 101 milhões.
Poderiam muito bem sair uma nova atualização das vendas totais dos mangás da Shonem Jump ou ainda melhor de todos os mangás de diversas editoras.
Olá a todos, gostaria de saber como que assina shonen jump aqui no Brasil, e se isso é possível, eu nb em manga e anime aqui no brasil.
Se alguem puder me ajudar postando aki novamente eu agradeço.
Felizmente, One Piece é o mangá mais vendido da História. Já fez 200 milhões de exemplares vendidos, em apenas 59 volumes, sem ser os relançamentos, edições de luxos e derivados, enquando dragonball fez 148 milhões (se não me engano) em 42 volumes…
Naruto com 52 volumes chegou aos 101 milhões.
E POCE VE COMO SÃO AS COISAS, AMBOS OS
MANGÁS E SEUS RESPECTIVOS ANIMES SÃO DUAS DROGAS COMPLETAS, PROVANDO UMA VEZ
MAIS QUE O BOM GOSTO SAIU DE MODA DE VEZ..
:laughing: :laughing: :laughing: :laughing:
No Japão sim, no mundo não.
Além disso, já provei aqui uma vez que na época de DB se vendia mais revistas da Shonen Jump do que tankobons.
E outra, nos números de Dragon Ball, geralmente não incluem Kanzenbans e republicações. Ou seja, esse argumento não procede.
Além disso, em pesquisas recentes no Japão, Dragon Ball ainda é o mangá favorito dos japoneses, em todas as faixas etárias. Isso, a meu ver, é muito mais importante do que vendas. Se for assim, um dia Kochikame pode passar todos em vendas, já que parece infinito.
O problema é que alguns fãs de One Piece estão cometendo um grande erro ao tentar comparar OP com DB, sendo que OP ainda precisa expandir mais seu sucesso em nível internacional.
A comparação ideal no momento é entre OP e Naruto, que são da mesma geração e possíveis “rivais”.
Quando OP for encerrado, aí sim poderá ser comparado a DB.
E olha que sou fã de ambos, para mim tanto faz quem vai ser mais popular no futuro, o que importa é curtir tais obras.
E só uma comparação simples: Evangelion bateu mais recordes do que Gundam em vendas de DVD/Blu-ray, mas não chega nem perto do impacto e popularidade de Gundam.
O mesmo pode ser dito no caso de One Piece e Dragon Ball.
Sendo que no caso de One Piece, a comparação fica ainda mais distante em nível internacional.
E como estávamos falando de mangá, DB já vendeu mais de 300 milhões no mundo.
Vamos ver se irão divulgar dados de vendas de One Piece no mundo.
Bom, é isso, não vejo motivos para prolongar muito esse assunto, pois já está mais do que batido, tudo o que tinha que falar, já falei nesta notícia:
http://www.jbox.com.br/2010/05/13/de-olho-no-japao-manga-one-piece-bate-novo-recorde/
Inclusive falei com você mesmo Hayashy, que duvidou do que eu disse e tive que postar várias fontes.
Espero que isso não seja necessário novamente.
E repito, sou fã de ambos. Mas sei reconhecer a realidade. Fatos não dependem de opiniões.
André, ok. vc pode esta certo em muitos casos, porém, mesmo que eu esteja exagerando em que one piece possa esta vendendo muito, e digo que ele é o mangá mais vendido do mundo, pq no Japão vende mais de 2 milhões de exemplares por edição, enquanto que Naruto vende mais ou menos 1 milhão exemplares, somando com o resto do mundo, que só vende de 30 a 100 mil exemplares, estourando…Somando com todos os paises, tirando o Japão, acho que deve vender mais ou menos 1 milhão de exemplares, e olhe lá, possa ser mais ou possa ser menos, pois em outros países, principalmente nos EUA.Que se vende mais Comics que mangás.
Se One Piece vende dobrado de milhões no japão no caso chegando a mais de 2 milhões de exemplares e que ainda nem LANÇOU KAZENBANS, EDIÇÕES DE LUXO seja o que for, ainda acho que chega a ser um mega sucesso MUNDIAL, não estou exagerando, pode ser que eu esteja errado, mas pense bem.
http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/2009/08/09/one_piece_desbanca_dragon_ball/
este texto foi muito interessante, saindo do Blog Maximum Cosmo.
E, André, este assunto as vezes é tão batido ficar discutindo não é? Mas pense por um lado positivo, gosto de debater, discutir, sem ofender e muito menos ser ofendido. Estamos trocando ideias. Eu estou ganhando muita experiência obtendo valiosas informações que você opina e que, esteja até postando fontes confiáveis. Enfim, gosto de ficar debatendo, até que a gente encontra algo “novo” nessa discussão que parece não ter fim, rsrsr
Whatever! Que One Piece faça sucesso algum dia no resto do mundo, e que, com certeza fará um dia, quando lançarem One Piece Kai.
Aliás, One Piece Sobe!
fiz uma google traduzida horrorosa, acho que ficou assim…
Pelo que eu entendi, Naruto somandos os 28 volumes lançados até 2007 só vendeu 1.180.000????????
Sei q por eventutalmente, com o crescimento sucesso da série ao redor do mundo, contiue vendendo até mais…Mas não tanto quanto um volume de mangá de naruto vendendo mais de 1 milhão no japão…
Hum….
Eu ainda acho que continua pouco em relação ao mercado Japonês, é claro.
Me explica aí…como é o mercado em relação ao resto do mundo?
http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=20119
ah esqueci de postar uma fonte interessante.
Não me leve a mal, quando disse que o assunto estava batido, quis dizer que realmente tudo está esclarecido.
Tudo o que postei com fontes, deixou bem claro como as coisas são no Japão.
Qual seria sua dúvida então?
Eu geralmente visito muitos sites japoneses, por isso fico bem informado.
Se você me pedir dados, posso encontrá-los.
Só que você precisa ser bem direto na pergunta, para o assunto não ficar “dando voltas” desnecessárias.
Sobre o texto do Blog Maximum Cosmo, eu já li faz um tempo.
Também achava que ele estava correto, mas pesquisei e vi que o assunto é mais amplo.
Primeiro que, não adianta nada DB ter mais de 20 anos, se republicações não vendem tanto quanto lançamentos originais.
Segundo que, como OP já está beirando ao volume 60, é óbvio que um dia iria ultrapassar em tankobons. Até aí, não vejo nada de outro mundo.
Terceiro que, na época de DB (e também de Slam Dunk, diga-se de passagem), vendia-se mais exemplares da revista do que tankobons. Isso é claramente óbvio. Hoje, a revista vende apenas a metade. Se na época de DB, o cenário fosse o mesmo, DB venderia tanto quanto OP, bateria os mesmos recordes. O mesmo para Slam Dunk. Isso não é achismo meu, é questão de lógica. Uma grande fatia dos leitores na época de DB poderia muito bem comprar os tankobons, ao invés da revista. Além disso, DB ultrapassou os 2 milhões em vários volumes, assim como Slam Dunk, sendo que isso foi na década de 90.
Um argumento que podem utilizar a favor de OP é a pirataria, mas isso, a meu ver, só faz sentido no Ocidente e países mais pobres. No Japão, pode até afetar nas vendas, mas a fatia é bem pequena. O preço dos tankobons é bem acessível ao público.
Outro argumento a favor DB, é que a população japonesa aumentou, com isso OP tem a vantagem do número maior de compradores.
No final das contas o Blog Maximum Cosmo, até tentou fazer um texto com boas intenções, mas ficou favorável demais a OP, ele não tentou ver o outro lado da moeda.
É possível analisar os dois lados.
Sobre Naruto, não que eu queria defender a série (até porque nem sou fã e também não curto muito), mas o anime/mangá faz mais sucesso do que One Piece no Ocidente. Não vejo como negar isso.
Não sei quanto Naruto vende no mundo, isso é bem especulativo.
Vamos aguardar por fontes oficiais e mais atualizadas.
Hayashy, sobre o total de vendas de DB, incluindo republicações, edições definitivas, etc, tenho dados que acredito serem NÃO OFICIAIS, de fontes japonesas, onde DB teria vendido mais de 190 milhões de exemplares há alguns anos atrás.
Não sei como é feita esse tipo de contagem, pois dizem que Golgo 13, por exemplo, vendeu mais de 200 milhões. Isso é bem relativo.
Também existem artigos que mostram um ranking de quadrinhos que lideram as vendas mundiais em todos os tempos.
X-Men, por exemplo, vendeu mais de 400 milhões de exemplares. DB ficou um pouco abaixo com 350 milhões. Acredito que só devem incluir franquias mais recentes, do contrário Spider-man, Batman, Superman, etc, deveriam estar na lista.
Se você estiver interessado nessas fontes japonesas, que na minha opinião, apesar de serem especulativas, são bem interessantes, é só me avisar.
Bando de noobs.
O MANGÁ MAIS VENDIDO DO MUNDO É DRAGON BALL..
No Japão OP superou.
Dragon Ball vendeu mais de 300 milhões de mangás, ao redor do mundo.
Se quiserem eu coloco aqui a fonte
André, fica aqui o meu respeito por você. Com este texto que você digitou, novamente, está mais esclarecedor.
Se realmente, o Maximum Cosmo tenha errado nos números e dando mais ênfase ao One Piece, aí já não sei, mas indo pela sua lógica, admito que você está corretíssimo. Consegui entender com mais clareza. Obrigado.
Mas gostaria muito de saber as vendas totais de Naruto, Bleach ou até One Piece no Ocidente, ou de cada país, principalmente no EUA. Queria ver um balanço disso tudo. Mas vejo que será totalmente impossível sair dados deste tipo.
Enfim, também não sou muito fã de Naruto, apesar que já acompanho o anime (que é um porre) Mas o mangá está indo muito bem. Principalmente, os capitulos atuais.
Torço que um dia (impossível, eu sei, mas não perco as esperanças) One Piece tenha seu sucesso merecido ao patamar de Naruto. Apesar que já faz um sucesso na internet.
Rafael, procure o site da Livraria Fonomag, lá eles vendem packs com as 4 edições do mês da Shonen Jump. O preço não é muito bom, mas tem que considerar a importação etc.
Puxa vida, perdi uma discussão bem legal pq fiquei escrevendo o post com o ranking dessa semana. Por favor, transfiram a discussão para o novo post quando ele for ao ar, teremos inclusive mais dados para debater =]. Aliás, One Piece bateu mais um recorde, se continuar nesse ritmo One Piece 59 venderá mais volumes na 4ª semana que o volume 58 no total.
Apenas torço por Gintama e por sua merecidíssima 5ª posição-de gozaru^^
Hayashy, não acho que o Maximum Cosmo errou nos números, apenas acho que a análise dele foi um pouco superficial.
O que eu disse, até agora, não é tão difícil de entender. As pesquisas mostram que o mangá de DB é mais popular, tem mais fãs, de várias faixas etárias. Se o mercado de tankobons na época de DB fosse o mesmo que é hoje e se DB tivesse o mesmo número de volumes que OP, não teria sido superado por OP.
Veja bem, o mangá de DB liderou numa pesquisa recente em todas as faixas etárias, com exceção do público adolescente feminino.
Segundo o próprio Anime News Network que divulgou a pesquisa:
“For manga, Dragon Ball was the top response (61.5%) among all demographics except for female teenagers.”
http://www.animenewsnetwork.com/news/2010-05-20/japan-surveyed-on-anime-manga-other-cultural-exports
Como já disse aqui antes e torno a repetir: OP geralmente bate DB no público adolescente, mas não existe chance de bater DB no gosto do público mais velho.
E até mesmo no público adolescente MASCULINO, DB bateu OP. Só no feminino que OP ganhou.
Você pode até gostar mais de OP, mas vamos ser justos, DB representa mais. Não há como negar isso.
Da mesma maneira que tem gente que prefere Evangelion a Gundam, mas Gundam representa mais.
Eu particularmente acho justo isso.
Eles revolucionaram suas áreas.
Assim como Evangelion e OP serão respeitados no futuro quando comparados a outros animes/mangás.
Por isso torno a repetir, acho bobagem fãs de OP ficar comparando a série com DB. Ainda é muito cedo para isso.
O ideal é se preocupar com o presente e seus “rivais do momento”.
Sobre as vendas de Naruto, Bleach e One Piece no Ocidente, é um pouco complicado, mas talvez seja possível encontrar algo.
Só gostaria de ressaltar que é um erro achar que a grande parte das vendas dos mangás de Naruto vem dos EUA. Até onde sei, vende muito mais na França. E não duvido nada que venda mais em outros países latinos/europeus. O mercado dos EUA é muito protecionista, só os quadrinhos dos super-heróis americanos reinam por lá.
Sobre o sucesso de OP no Ocidente, acho que ele está aumentando sim. Eu não diria que é impossível ter um grande sucesso no Ocidente (tipo Naruto), mas vai depender das estratégias das empresas. Como não sou especialista nisso, fica difícil fazer uma análise mais profunda.
Vamos esperar mais um tempo e ver como as coisas vão se encaminhar. Ainda é cedo para tirar conclusões.
André, com certeza eu quero sim! ^^
André, concordo com você. E você foi muito plausível nas opiniões! Gostei muto da sua análise. Talvez eu não tenha conseguido entender por que aquela discussão de mais de 300 mil comentários (e ainda estão comentando naquele post!!! ) Por estava concentrado naquele debate que parecia não ter fim.
eu sou fã One Piece atualmente, mas ainda gosto de Dragonball e tenho seus mangás pela Conrad.
Bem, vamos para um outro post do Kuroi e comentar as novas vendas acumuladas e o novo recorde do recorde do recorde de one piece rsrssr
Isso mesmo Hayashi, OP superou nas vendas de Takoubons no JAPÃO..
No mundo inteiro Dragon Ball vendeu mais de 300 milhões de unidades.. inclusive é o anime/mangá mais conhecido e que fez mais sucesso pelo MUNDO inteiro.
E se contar os Kanzenbans (Edições definitivas) vendeu mais de 500 milhões de unidades..
Mas você prefere que eu coloque aqui mesmo ou no outro tópico que você pediu?
Bom, até você me responder, vou postar alguns dados interessantes.
Quadrinhos mais vendidos no mundo:
Classics Illustrated (1941) 1 Billion (Albert Lewis Kanter)
X-Men (1963) 400 million (Stan Lee)
Asterix (1959) 350 million (Rene Goshini: original) (Albert Yuderuzo: animation)
Dragon Ball (1984) 350 million (Akira Toriyama)
Peanuts (1950) 300 million (Schulz Charles M.)
Lucky Luke (1947) 300 million (Morris) Tintin adventure (1929) 280 million (Hergé)
Captain America (1941) 210 million (Marvel Comics)
Golgo 13 (1969) 200 million (Takao Saito)
One Piece (1997) 190 million (Eiichiro Oda)
Blackjack (1973) 176 million (Osamu Tezuka)
Doraemon (1969) 170 million (Fujiko Fujio F.)
http://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%83%99%E3%82%B9%E3%83%88%E3%82%BB%E3%83%A9%E3%83%BC%E6%9C%AC%E3%81%AE%E4%B8%80%E8%A6%A7
Aqui segue o link da tradução original (é só clicar aqui).
Apesar de ser um ranking feito na Wikipédia japonesa, você irá perceber que todos os dados mencionados possuem fontes para confirmar.
Segundo o site japonês nikkei.co.jp, Dragon Ball atingiu a marca de 190 milhões de cópias no Japão em 2005. Essa contagem provavelmente deve incluir todos os tipos de publicações e não apenas os tankobons.
Segue o link:
http://web.archive.org/web/20080617022100/http://it.nikkei.co.jp/photo/digital/pia111401t.html
Outro dado interessante, dessa vez é sobre as vendas de Dragon Ball no Brasil:
“Seu embaixador no mercado internacional atende pelo nome de Akira Toriyama. Criador de séries como “Dragon Ball” -que, só no Brasil, vendeu cerca de 6 milhões de edições em dois anos- e “Dr. Slump”, ambas publicadas aqui pela Conrad, o quadrinista japonês volta às prateleiras com “Mangaka: Lições de Akira Toriyama” lançado agora pela editora paulistana, com (ousada) tiragem inicial de 15 mil exemplares.”
http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/32719/?noticia=MANUAL+EXPLICA+COMO+SAO+FEITOS+OS+MANGAS
Notícia de 2002. Ou seja, DB vendeu cerca de 6 milhões de exemplares em dois anos no BRASIL.
Até hoje, deve ter vendido mais de 10 ou 15 milhões de exemplares no BRASIL. Por isso que quando digo que o mercado dos EUA não é tão determinante assim, estou falando a verdade.
Não duvido nada que DB vendeu bem mais em vários países latinos/europeus do que nos EUA.
O mercado dos EUA é importante para a venda de jogos e DVDs da série, mas no mercado de mangás, existem países muito mais importantes.
one piece pode ser o manga mais vendido no japao mas nao faz tanto sucesso aqui no brasil,a emissora de tv sbt ja abandonou o anime o cartoon network tambem nao exibe mais.Com certeza uma serie faz muito mais sucesso como anime do q como manga,um exemplo disso e pokemon a franquia se tornou uma febre mudial no final da decada de 90 ate hoje os jogos de pokemon vendem muito no mundo inteiro e na verdade o segundo mais vendido do mundo perdendo so para os jogos de mario bros, a verdade e q as pessoas em geral nao leem manga por isso um manga pode ser um grande sucesso em vendas mas nao fara com q se torne um sucesso mundial tirando os otakus quem e q le manga,la no japao sim onde praticamente todos leem manga.Por isso ec q oq faz sucesso mesmo sao os animes,exibidos na tv alcancam um publico muito maior,os games tambem fazem grande sucesso com suas vendas, a fama de pokemon fez ate com q a franquia tivesse um aviao da boieng caracterizado com os personagens de pokemon.Nao consigo entender como alguem consegue gostar de one piece aqle troço e tao chato q chega a ser ridiculo,DB e outra droga definitivamente nao presta,naruto tambem deixei de gostar aos poucos percebi q nao prestava e tambem vi q a historia nao evoluia ficando sempre na mesmice,bleach na minha opiniao e o melhor o manga e o terceiro mais vendido no japao so nao tem mais fama q naruto porq e mais recente em comparaçao com o mesmo,e tambem porq ainda nao foi exibido em tv aberta,mas faz grande sucesso aqui no brasil muito mais q one piece, bem como eu ja disse so porque uma serie tem o manga mais veendido nao significa necessariamente q seja um sucesso absoluto. :smile: