Na semana passada, o canal do YouTube Tokusatsu TV deixou de fazer a atualização semanal de suas séries, parando no episódio 35 do Policial de Aço Jiban. Essa pausa tem um motivo maior: a Sato Company, responsável pela distribuição das séries no Brasil, está negociando todos os títulos para exibição na TV e em serviços de streaming.

Segundo nota da própria equipe do Tokusatsu TV, o conteúdo que já está no ar de forma gratuita pelo YouTube vai permanecer assim, mas as atualizações precisaram ser seguradas para não prejudicar as negociações. Para suprir a falta dos episódios, conteúdos adicionais como vídeos de curiosidades, pesquisas e entrevistas vão manter o canal alimentado.

O Tokusatsu TV surgiu em fevereiro de 2017, trazendo semanalmente episódios das séries licenciadas pela Sato Company: Jaspion, Jiraiya, Changeman, Flashman, Jiban e National Kid. Posteriormente sofreu uma pausa em junho de 2017, regressando em dezembro do mesmo ano – mas sem National Kid, apenas com os “clássicos da Manchete”.

Em maio de 2015, noticiamos com exclusividade que a Sato Company estava negociando as séries com a Netflix. Porém, as duas partes não entraram em um acordo financeiro, e o negócio nunca se concretizou. Os tokusatsu chegaram a ser exibidos no curto período de atividade da plataforma de streaming Wow!Play, da própria Sato, e também em sessões especiais de cinema em 2015.

No momento, não há qualquer confirmação de qual emissora ou serviço de streaming estaria interessado em exibir Jaspion e cia em sua grade. Teremos que aguardar o desenrolar das negociações e posição final da Sato. A empresa promete informar ao público assim que houver novidades mais concretas.