A partir dessa semana, o JBox trará ao seu leitor o famoso Ranking de vendas da Oricon com os mangás mais vendidos de cada semana no Japão. Toda sexta-feira, traremos a lista dos 50 volumes que atingiram os maiores números de venda no país.

O post está como #1 pois esse é o primeiro ranking totalmente de 2021, mas o da semana passada já considerava os 3 primeiros dias do ano (o ranking media do dia 28 de dezembro a 3 de janeiro).

Dispostos numa tabela em ordem decrescente, será possível identificar a colocação de cada edição a partir da quantidade de volumes vendidos num período de sete dias (além da quantidade total de vendas do referido volume). Esse período, estabelecido pela Oricon, é contabilizado a partir da terça-feira e vai até a quarta da semana seguinte, quando é divulgada a lista. Por conta do fuso-horário, para o Brasil a divulgação ocorre às quintas.

O intuito é que o leitor brasileiro tome conhecimento de como andam as suas séries favoritas em seu país de origem. Principal medidor de êxito dos mangás, o Ranking da Oricon também costuma auxiliar as editoras no mapeamento de títulos de sucesso.

Confira a lista:

 

Imagem: Capa japonesa do volume 14 de Jujutsu Kaisen.

Capa japonesa de ‘Jujutsu’. | Divulgação: Shueisha.

No topo da tabela, temos Jujutsu Kaisen #14, de Gege Akutami, com incríveis 637.308 cópias vendidas em 7 dias. Chama a atenção a distância de quase 200 mil exemplares para o colocado, Attack on Titan #33, que teve 490.937 volumes vendidos.

O novo número de My Hero Academia em mostra como a série continua forte mesmo com a concorrência de títulos com animê em exibição (o caso de JujutsuShingeki, por exemplo).

Completando as 10 primeiras posições, destaque para o volume final de Chainsaw-man, que chega ao Brasil em março, pela Panini, e o mais recente número de Spy x Family, que encabeçou a lista na semana retrasada, com o ótimo número de 537.558 cópias, e agora ocupa a 6ª colocação, com 190.218 volumes vendidos.

Outros três queridinhos da Shueisha, One-Punch Man, Dr. Stone Black Clover aparecem no top 10 com seus volumes recém-lançados. Ao lado de Attack on Titan, mas com um número bem inferior de vendas, estão Natsume Yuujinchou #26 Yuru Camp #11 para marcar território e impedir que a Shueisha emplaque 10 títulos em sequência — o que vinha acontecendo com frequência durante a publicação de Demon Slayer.

Este, aliás, aparece com o 23º e último volume, já a venda há 1 mês, em 11º lugar, com 101.553 cópias vendidas.O novo volume de Boruto também aparece na lista, em 12º lugar, com 96.482 exemplares vendidos, o que é um número razoável.

Imagem: Capa japonesa de Kaijuu Hachi-gou volume 14.

Capa japonesa de ‘Kaijuu No.8’ | Divulgação/Shueisha.

Por fim, destaco as séries mais novas da Jump que parecem estar se firmando: MashleKaijuu No. 8, que figuram nas 17ª e 18ª colocações respectivamente.

O mangá sobre magia e músculos de Hajime Komoto tem uma pegada que lembra o trabalho do ONE (One-Punch manMob Psycho 100), enquanto a série de Naoya Matsumoto apresenta uma história muito agradável de humanos lutando contra monstros gigantes (o que está longe de ser uma novidade) e com personagens bastante interessantes — vide o protagonista Kafka que acaba adquirindo o poder de se transformar num monstro (a alusão à Metamorfose do escritor da literatura alemã é clara). 

Mashle Kaijuu No. 8 podem ser lidos de forma gratuita, em inglês, no MangaPLUS da Shueisha.

Aproveite os comentários para dizer o que achou da lista!


Fonte: Oricon