Entrevista realizada em 31 de maio de 2011 e publicada originalmente em 4 de junho de 2011.
Hoje a Focus/FlashStar é sem dúvida a empresa que mais disponibiliza material japonês – sejam animês ou tokusatsu – no mercado brasileiro. Junto com essa enxurrada de títulos, quase sempre vieram duras críticas por parte dos fãs mais ardorosos acerca de certos detalhes de tais produtos por aqui, sejam relacionadas a legendas, imagem e cortes.
Para levar aos leitores do JBox o lado da empresa sobre tais assuntos, conversamos com Afonso Fucci, profissional à frente de grande parte desses lançamentos.
Na entrevista a seguir, realizada em 31 de maio de 2011, ele nos fala das dificuldades em se trabalhar no mercado de home-vídeo brasileiro e o que tem sido feito para melhorar a qualidade dos produtos lançados pela distribuidora.
É de conhecimento do público que a Focus Filmes e a FlashStar Home Vídeo são de propriedades de um mesmo grupo. Enquanto a FlashStar é uma velha conhecida dos fãs de animê – graças aos seus inúmeros lançamentos em home-video nos anos 1990 – a Focus surgiu em 2005 e logo caiu nas graças desse mesmo público com o lançamento de vários títulos em DVD a partir de 2006. O que diferencia, hoje, as duas marcas e desde quando o senhor faz parte desse time?
A Flash e a Focus são sim do mesmo grupo, a Five Stars Distribuidora de Filmes. A Flashstar nos anos 1990 lançou alguns animes em VHS e com a aquisição da Focus Filmes, que atuava no mercado e já lançava este tipo de material, nós só demos continuidade ao trabalho que vinha sendo feito.
A diferença entre os dois selo é: para a Focus nós deixamos os animes e documentários de guerra, por exemplo, e via Flashstar lançamos filmes clássicos como Shirley Temple e outros.
No caso de Cavaleiros do Zodíaco [Lost Canvas] mantivemos o selo, pois já tínhamos lançado há tempos atrás os longa-metragens. E também relançaremos Ghost in The Shell. Ainda dependemos da assinatura de contrato dos detentores do mesmo.
Estou na empresa já há 18 anos, desde que ela chamava-se TV Video.
Quais são os critérios levados em conta para aquisição dos títulos que serão lançados pelas empresas?
Busca-se títulos com os perfis dos selos e a disponibilidade destes títulos. Ou seja, clássico é com a FlashStar. Animes com a Focus e por aí em diante.
Uma das maiores queixas dos fãs é o preço que os lançamentos apresentam assim que chegam ao mercado. Alguns meses depois, eles caem até 50% em algumas lojas virtuais. Os custos de lançamento justificam o (relativo) alto valor inicial aplicado no mercado? Em outras palavras: é caro lançar e distribuir DVDs no Brasil?
O que acontece é o seguinte: nós lançamos os produtos ao preço compatível com os custos que temos. O produto acaba, às vezes, ficando “encalhado” e ai nós temos que dar “descontos” às lojas e sites e aí eles fazem a baixa dos preços. Se não fizermos isto os magazines não compram os próximos lançamentos.
Ainda é caro lançar DVDs, pois pagamos alto pelos títulos e ainda tem a dublagem, a legendagem, a replicação dos DVDs, o frete e aí por diante.
Outra queixa recorrente é a questão da quantidade de episódios que é possível inserir em um DVD. Como são definidos esses detalhes? Um DVD com muitos episódios obrigatoriamente chegaria ao mercado por um preço muito caro ou em nome da qualidade adota-se o padrão de poucos episódios por disco?
Existe certa quantidade de episódios que podemos colocar em um DVD. Isso é feito de acordo com a taxa de bitrate do filme ou episódio. Nunca alteramos tal taxa. Não só nós, mas também quem nos autora recomenda para que a imagem saia com a mesma qualidade da que recebemos do fornecedor. Portanto, se cabem no máximo 8,5 Gigas dentro de um DVD 9 nós colocamos nele em torno de 7 Gigas, pois ainda temos que contar com as legendas e os áudios.
A negociação para a compra de uma série que será lançada em DVD se dá por aquisição dos episódios de forma individual, em lotes (exemplo: episódios de 1 a 13; 14 a 26…) ou são adquiridos todos de uma só vez – que chegam ao mercado de forma “fracionada” em boxes?
Na maioria das vezes compramos em forma fracionada, como você citou de 1 a 13 ou de 1 a 26 (no caso dos animes). Se paga esta 1ª parte e após o lançamento começa-se a “briga” pela 2ª parte.
Falando nisso, as negociações são realizadas por representantes ocidentais das séries ou diretamente com os japoneses? Há muita burocracia por parte deles quanto à aprovação do material que será lançado no Brasil?
Na maioria das vezes são com os japoneses. E tem sim muita burocracia, precisam aprovar cada detalhe antes do produto chegar às lojas.
Quais as maiores dificuldades em se trabalhar com esse gênero no mercado brasileiro? Há a realização de pesquisas ou a empresa conta com alguma assessoria antes da decisão de comprar determinado título?
A maior dificuldade de trabalhar com este tipo de produto é encontrar material de qualidade, dublagem original e quem faz um trabalho de legenda adequado e rápido.
Nós temos quem legendar estes produtos, só que como vocês podem notar, existe certa demora na entrega deste material e acaba ocorrendo atrasos.
Alguns fãs e amigos nos ajudam a decidir que títulos comprar.
Comenta-se que a descontinuidade de Hunter x Hunter, Supercampeões e Viewtiful Joe se deu, na época, pelo baixo retorno desses títulos no mercado. Essa informação realmente procede ou há outros motivos que levaram a empresa a não concluir essas coleções?
A informação está quase que correta. Mas, não é só isto, como falei é complicado adquirir os produtos. Os custos aumentaram ou ficaram caros em virtude da queda que se deu nas vendas de DVDs no Brasil.
Para se ter uma pequena ideia, hoje se vende 50% de que se vendia há cinco anos.
O lançamento desses títulos citados se deu com um intervalo um tanto curto entre um e outro e muitas pessoas reclamavam que não tinham “pique” para comprar todos de uma só vez, optando apenas por um ou outro. Havia uma demanda de mercado na época que justificasse tal estratégia?
Também acho que houve um curto espaço entre os lançamentos e esta estratégia já foi colocada em reuniões e estamos tentando nos adequar. Como falei na pergunta anterior, hoje se vende menos.
Os fãs de animê são na maioria jovens, na faixa etária dos 12 aos 18 anos, economicamente dependente dos pais e com acesso a novas tecnologias e internet banda larga em suas casas. Nas grandes feiras e eventos que são promovidos no país, adquirem muitos produtos pirateados e rejeitam os oficiais comercializados sob argumentos de que “sabem que não vão lançar tudo” ou “com o preço de um original eu compro a série completa pirata e com boa qualidade”. Como atingir esse público?
É, infelizmente é esta a mentalidade de nosso consumidor.
Nós atingimos o público de maneira geral através de magazines e sites de vendas. Deixamos de participar de alguns destes eventos justamente por esta atitude dos consumidores.
O último box de Fullmetal Alchemist foi lançado após anos de espera por parte dos colecionadores e, infelizmente, a versão do material estava com cortes e edições. A grande dúvida de todos os fãs é: “será que a Focus não revisa o que compra?”. Nessas situações, não existe a possibilidade da empresa realizar um recall do material ou a demanda de saída do produto não justifica tal ação?
Nós adquirimos do mesmo distribuidor e infelizmente este último box veio com este problema.
Parte da culpa foi minha, que por desconhecimento do que foi feito com os outros box, deixei com pessoas que não me alertaram e passou. E esta, segundo o licenciante, é a única fonte de imagem que eles têm. Portanto, ou se assiste assim, ou uma alternativa seria comprar DVDs do Japão e “piratear” as imagens, e isto eu não posso fazer.
O lançamento de Akira foi de certa forma elogiado pela crítica e os fãs. Deu muito “trabalho” as negociações para esse lançamento ou tudo transcorreu de forma tranquila?
Sim, Akira deu muito trabalho, mas foi muito prazeroso. Tivemos que tirar até o hotsite que fizemos do ar por ordem da Kodansha. Foi um perereco. Ameaçaram até mesmo não deixar as camisetas que demos de brinde nos box.
O Blu-Ray de Akira apresentou alguns problemas e uma queixa geral foi a ausência do áudio em HD dublado. Já que a “ideia” do Blu-Ray é ser superior em todos os aspectos de áudio e imagem possíveis, se comparados com o DVD, porque o lançamento do BD deste clássico não teve um tratamento mais, digamos, “dedicado”?
Os problemas de Akira BD foram solucionados. Tiramos 98% dos discos das lojas e traçamos.
O BD não saiu com áudio HD Português porque ele não existe. Tentamos fazer um Up mix do mesmo sabendo que não seria um HD autêntico, mas não deu certo. O laboratório que nos autorou o BD aconselhou a não usar.
Em entrevista a um programa para a internet o senhor comentou acerca do lançamento de Ghost in The Shell e da animação do Robô Gigante em DVD. Tais foram “engavetados” ou ainda estão nos planos da empresa?
Não, não foram engavetados, são questões de contrato.
A animação do Robô Gigante possui 7 episódios, sendo que apenas 1 foi lançado em VHS pela FlashStar Home Video nos anos 1990. Há a dublagem completa destes para um lançamento em DVD ou, caso o material seja lançado, existirá uma redublagem?
Então, eu mesmo lancei o anime nos anos 1990 e só foi dublado este 1º episódio. Teríamos que dublar o restante.
Street Fighter II V, Shurato, Porco Rosso e Meu Amigo Totoro foram lançados nos anos 1990 pela FlashStar Home Vídeo (Shurato sob o selo Miramar Home Vídeo). Como hoje há uma clara onda saudosista dominando o mercado, o lançamento dessas séries e dos longas do consagrado diretor Haiyao Miyazaki não são avaliados como uma boa ideia pela empresa?
Sim, com certeza, principalmente os do Haiyao. Só depende dos custos.
Quando surgiu a ideia de lançar Jaspion, Changeman e Jiraiya no mercado de DVD?
A ideia já vinha de algum tempo, quando a Five comprou a Focus tinha este projeto com eles. Ai a coisa começou a ganhar volume e conseguimos adquirir.
As fontes enviadas pela produtora Toei Company para a produção dos DVDs foram analisadas pela Focus Filmes ou coube ao laboratório que produziu os discos avaliar a qualidade do material?
Sempre é o laboratório que analisa. Nós na empresa não temos maquinário necessário para tal. O que nós vemos são os DVDs que eles nos enviam.
Os fãs desses seriados falam muito acerca do áudio contendo a dublagem original desses programas. A aquisição destes se deu direto com os antigos proprietários ou foram utilizadas fontes alternativas existentes?
Nos casos dos produtos citados os áudios foram comprados junto ao Toshi [Nota: Toshihiko Egashira, empresário responsável pela antiga Everest Vídeo/Tikara Filmes].
O boneco do Jaspion que acompanha a lata especial de colecionador sempre foi idealizado naquele molde? Ficou dentro do esperado pela empresa ou também houve certa “decepção” com o produto final?
Sim, o boneco não ficou como desejávamos. Houve uma consulta ao fornecedor e ele nos mostrou um boneco grande, de outro personagem, e nos disse “faço a mesma coisa com o pequeno”. Topamos fazer o boneco, mas já na amostra começaram os problemas. Se saiu assim, imagine como era antes. Foram dois meses de brigas e no final o fornecedor “ameaçou” não entregar mais nada. Então saiu este, porque já tínhamos anunciado.
O senhor já deve estar farto de ouvir a mesma pergunta, mas não podemos deixar de fazê-la para que o público tenha uma posição final: o que aconteceu com a imagem do Box 1 do Jiraiya? Diante de todas as críticas que foram realizadas, a empresa não cogitou realizar um recall?
Pela enésima vez: não tenho ainda como fazer recall. Esta é a única imagem que nos disponibilizaram. Ainda estamos tentando, mas cada dia que passa vou perdendo as esperanças.
E quanto ao National Kid? As matrizes para cópia foram cedidas pelo Nelson Sato, que lançou o material em VHS nos anos 1990, ou enviadas pela Toei Company? É perceptível que boa parte dos episódios teve a imagem extraída do VHS da Sato Company, já que os episódios se apresentam com a mesma edição (editados como se fosse um “filme”) e as mesmas legendas da época…
A Toei mandou parte, e parte usamos do Nelson até para que pudéssemos usar a dublagem original.
Com relação aos DVDs de Flashman, os mesmos vieram sem os chamados “Eye Catch” (curtas vinhetas de intervalo). O material enviado pela Toei estava sem eles ou foi algo excluído no processo de autoração dos DVDs?
Vieram sem.
A aquisição dos filmes da Família Ultra foi uma iniciativa que partiu do senhor? Não havia possibilidade de trazer as séries clássicas (Ultraman, Ultraseven e O Regresso de Ultraman), que são mais conhecidas no Brasil?
Sim, foi por minha iniciativa. Quanto às séries, eles estão em poder de uma empresa Major. Não tenho como comprar. Vamos ver mais adiante.
Já há previsão para o lançamento do aguardado Black Kamen Rider em DVD?
Sim, se tudo correr bem será entregue em agosto.
O lançamento de Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas atendeu a expectativas de muitos. Houve ajuda dos fãs no processo?
Sim, houve um pessoal que me ajudou. Os fãs não queriam que dublássemos com a Dubrasil e queriam outras coisas como um fã ser escalado. Bom, fizemos na Dubrasil, todos gostaram e ganharam até Prêmio de Dublagem e Direção. Acho que acertamos.
Há planos de se trabalhar com Lost Canvas em Blu-Ray, já que o lançamento original japonês é focado nesse mercado?
Pode ser, vamos esperar a 2ª parte da série.
Digimon Adventure, esperado por muitos fãs, deixou muita gente perplexa pela ausência das legendas em português… O mesmo ocorreu com Super Onze. Esse fato foi algum tipo de erro na autoração dos DVDs ou uma decisão da empresa para baratear o material?
Desta vez não usamos as legendas, que seriam muito bem aceitas pelos deficientes auditivos. Mas não foi por economia não. Acredito que a faixa etária para qual esse material é destinado só vai assistir em português.
Essas séries serão lançadas até o final?
Estamos negociando novos episódios.
Deixando um pouco os japoneses de lado, He-Man e She-ra são dois clássicos que não tiveram todos os episódios lançados ainda. Algumas pessoas criticaram a dublagem utilizada em alguns episódios (realizada em São Paulo, e sem qualquer dublador do elenco original). Há previsão de lançamento de novos discos ou o retorno não foi interessante a ponto de continuar o investimento?
Acho que agora só estão faltando episódios da She-Ra para lançar. Quanto à dublagem em São Paulo, foi feita em apenas três episódios, pois a empresa que nos vendeu não tinha os mesmos. Ou dublávamos em São Paulo ou ia sem dublagem. Acho que nossa decisão foi a melhor.
E quanto ao retorno financeiro, a sua pergunta nos deixa com vilões. Tipo, não vendeu, não trazemos mais. E não é bem assim, depende de terceiros. Não só da nossa vontade.
Dos lançamentos feitos até hoje, quais representaram sucesso – ou atingiram as expectativas inicialmente projetadas?
Sem dúvidas foi Akira, depois Jaspion e National Kid (este até surpreendeu).
Foi divulgado (inclusive por nós) que os clássicos A Princesa e o Cavaleiro e Fantomas chegarão ao mercado brasileiro em breve pela Foucs/Flash. Levando em consideração que essas séries são bastante antigas, como está sendo o trabalho de captação da dublagem desse material?
É verdade sim, A Princesa e o Cavaleiro está praticamente certa a compra, ainda estamos vendo os detalhes e fazendo uma análise das dublagens. Quanto ao Fantomas, está mais complicado.
E Fairy Tail?
Fairy Tail nos foi oferecido pelo mesmo pessoal que está nos vendendo A Princesa e o Cavaleiro (não vou citar quem, pois não pedi autorização para tal) e iremos ter uma reunião talvez na próxima semana, aí decidiremos este também.
Há chances para que animês, ou mesmo tokusatsu, inéditos e nunca apresentados na TV ou lançados em vídeo, possam ser trabalhados no Brasil pela empresa no futuro?
Nós temos que ter cuidado com o que iremos lançar. Não adianta lançar algo que não foi para a TV. Entenda, lançamos um desenho de corrida de carrinhos de controle remoto, dublamos (a dublagem ficou muito boa), o desenho é sensacional, testamos com crianças da faixa etária, todas gostaram e muito. Só que não passou em TV nenhuma. E aí ninguém comprou.
Lançamos outro desenho também com carrinhos falantes, muito educacional, recomendado com o Selo Família nos E.U.A., fizemos uma embalagem inovadora onde colocamos um carrinho Hot Wheels de brinde. O que aconteceu? Encalhou. O público não conhece e fica restrito apenas aos fãs, que convenhamos, não nos dá o respaldo para a compra de muita coisa inédita.
Pode nos adiantar algum lançamento que já esteja fechado e que em breve chegará ao mercado?
Na linha tokusatsu não tenho grandes novidades não. Mas pretendemos lançar em breve as séries O Homem de 6 Milhões de Dólares e A Mulher Biônica.
A Focus Filmes tem para alguns fãs e colecionadores a imagem de “uma empresa que não leva a sério o consumidor e opta por realizar lançamentos de qualquer jeito sem cuidado com a qualidade do conteúdo”. Em vista de duras críticas como estas que são feitas, quais sãos as medidas que o senhor, como gerente de marketing, toma para minimizar perdas e desfazer essa imagem negativa?
Trabalhando. E sempre tentando acertar.
Para finalizar essa extensa entrevista, gostaríamos que o senhor deixasse uma mensagem para colecionadores e fãs de produções japonesas que leem diariamente o JBOX.
Só digo que aguardem, pois teremos muitas novidades ainda. E se alguém tiver interesse em nos ajudar podem fazer suas solicitações de filmes e ou séries, meu e-mail é: [email protected]. Obrigado!
A focus apesar de alguns erros é uma das poucas produtoras que lança material para saudosista (como por exemplo A Flauta Mágica, Nacional Kid e ) além de animes (digo seriados mesmo e não filmes) isso é um dos pontos fortes da empresa. Contudo houveram alguns revés em algum desses lançamentos o que acarretaram as críticas, mesmo assim continuo comprando pois curto o material original.
Agora espero que quando for lançado os dois últimos boxes de She-ra, sejam incluídos em algum dos discos os três episódios de He-man que ficaram faltando e incompletos nos boxes dos mesmo e acreditar que a distribuidora que forneceu as masters do FMA (que eu comprei o último box também) não tinha a versão sem cortes é difícil de engolir, afinal as outras masters dos dvds vieram de onde então????
“Digimon Adventure, esperado por muitos fãs, deixou muita gente perplexa pela ausência das legendas em português… O mesmo ocorreu com Super Onze. Esse fato foi algum tipo de erro na autoração dos DVDs ou uma decisão da empresa para baratear o material?
Desta vez não usamos as legendas, que seriam muito bem aceitas pelos deficientes auditivos. Mas não foi por economia não. Acredito que a faixa etária para qual esse material é destinado só vai assistir em português.”
Como assim a faixa etária só vai assistir em português? Digimon estreou na TV há uns 10 anos, então por que não mirar no público fã que assistiu na época? Muitos destes não compraram devido à ausência de legendas. E como não lançaram mais, provavelmente é porque vendeu pouco – justamente pela falta de legendas. O público infantil atual não deve conhecer Digimon Adventure, porque não é da época deles e, me corrijam se estiver errado, não está passando na TV.
Minha coleção relacionada à Focus/Flashstar:
Comprados no lançamento: Saint Seiya The Lost Canvas vol.1 e vol.2, Jaspion vol.1, Akira (DVD, versão simples) e FullMetal Alchemist vol4..
Comprados com preço baixo: Flashman vol.1, FullMetal Alchemist vol.1, vol.2 e vol.3 e Digimon Vol.1.
Pretendo comprar: Changeman, Jiban, Kamen Rider e continuar The Lost Canvas, Flashman e Digimon.
Gostaria que ela lançasse: Cybercops, Kamen Rider Black RX, Winspector, Solbrain, Sailor Moon Classic (e com dublagem original Gota Mágica), Fate Stay Night, Chrono Crusade e Death Note.
Comprei Jaspion na curiosidade e gostei muito. Sou da geração Winspector quando se trata de tokusatsu e não conheci as obras “a la Jaspion” dos anos 80 (com excessão de Cybercops). Até assisti quando pequeno, mas não tenho lembrança alguma. A experiência de assistir Jaspion em material de qualidade me motivou a colecionar os produtos da Focus. Só não comprei Jiraiya e National Kid pela qualidade ruim. Me tornei fã da Focus após essa compra.
Depois vieram outras pedras preciosas: The Lost Canvas é o melhor lançamento d’Os Cavaleiros do Zodíaco que já tivemos no Brasil. Flashman tem uma qualidade ótima (abaixo de Jaspion, mas ainda muito boa).
Mas a Focus acabou me dando algumas angústias também:
– A imagem de Akira que comprei é bem ruinzinha, se comparado com a japonesa.
– Onde estão as legendas de Digimon. Entendo que o público-alvo queira assistir em português, mas as legendas são parte importante na aquisição de um colecionador.
BUT!
Esses pequenos detalhes não teriam sio nada se a empresa não tivesse cometido o seu erro-mór: anunciaram a finalização de FullMetal Alchemist no mesmo formato dos boxes iniciais, o que me estimulou a ir correndo comprar os boxes antigos (que só não tinha comprado antes por não ter grana no lançamento e depois pela incerteza de não completar minha coleção).
Mas o volume 4 de FullMetal Alchemist veio todo retalhado, mesmo com a inscrição do “sem cortes” na embalagem. Mas eu fui esperançoso. A Focus falou a um fã (que publicou a conversa nos coments do Jbox) que faria o máximo possível para enviar o material correto as fãs que compraram o produto “errado” que a empresa lançou.
Mas pela entrevista parece que a empresa não está mais nem aí pelo erro e como uma irresponsável parece que vai deixar pra lá o erro que cometeram. A lei prevê bom-senso de consumidor e de fornecedor, mas parece que a Focus não pretende agir com bom-senso: se alguém comete um erro, o natural é arcar com suas consequências e tentar evitar o mesmo erro a posteriori.
Digo mais! A empresa precisa tentar de todas as formas possíveis levar a informação de seu erro até o consumidor para poder repará-lo, mas parece que a Focus não está nem aí para a legislação, e para seu público-alvo.
Não dá para lançar o produto correto? A licenciante não tem o material original (o que me parece conversa fiada, da Focus ou da licenciante)? Sem problemas. Contornem seu erro de outra maneira. Cativem o consumidor, Encantem seu públio-alvo. Mostre a marca Focus Filmes e mais do que a cagada que cometeram com FullMetal Alchemist.
Ficar sem fazer nada, sem divulgar nada, sem nem ao menos publicar um pedido de desculpas é o mesmo que querer que o nome da Focus Filmes fique na lama, marcada por, cada vez mais, mais rancor e angústia de seus consumidores.
E essa dica não é nada que levou anos de pesquisa de Kotler. É o básico da relação e convivência humana aplicada ao marketing.
^^v
Espero novidades a ser lançados algum filmes ou series de Kamen Rider(Kabuto, Den-O, Kiva, Decade e Double) e Super Sentai (Jetman, Dairanger,Zyuranger,Kakuranger,Ohranger,Carranger,Megaranger,Gingaman,GogoV,Timeranger e Gaoranger e sonhado Dekaranger, talvez Boukenger e Shinkenger) series inédito chega dublada e lançada em DVD ou Bluray e exibir na TV se deus quizer.
Levantando alguns pontos que eu gostaria de comentar.
Mas em vez de “vender caro” e logo depois “vender a preço de banana”, nõa seria interessante cobrar um meio termo?
Por exemplo, eu sempre comprei os DVDs que eu queria no lançamento, mas acabava ficando um pouco mordido porque passava pouco tempo e os mesmos DVDs já estavam por um preço muito menor.
Resultado, não comprei o segundo box de Lost Canvas no lançamento, e pouco tempo depois, comprei o mesmo por 40% do preço original e agora, acabei de conferir, está por 25% do preço original.
Isso de cobrar mais barato logo depois é similar ao que aconteceu com a Conrad, que ensinou o público a não comprar para correr atrás só depois por um valor mais barato.
No caso dos lançamentos de seriados de animes, acho que os únicos que eu vi usarem DVD9 foram os volumes iniciais de FMA, porém todos tinham apenas uns 4,5GB utilizados.
Aqui faço uma correção, o público não estava se importando muito com o áudio lossless em ptbr não, porque sabiam que a dublagem era antiga e era quase certeza da versão não compactada ter se perdido.
O que o público realmente queria era o áudio original em lossless, que está presente nos Blu-ray dos gringos e não está no nacional.
Bom, não consegui entender o que foi respondido, mas se os problemas foram solucionados, quer dizer que corrigiram o áudio em português que sai de sincronia no meio do filme?
Se sim, gostaria de mais infos de como proceder para trocar o meu disco, que apresenta esse problema em vários pontos durante o filme (outro problema de comprar no lançamento, já que não temos ideia dos problemas presentes na prensagem inicial).
Uma dúvida, Digimon só tem o áudio dublado ou também tem o áudio em japonês?
Eu sei que comprei o primeiro box de Super Onzes, em que estava em quase todo canto (até na loja onde comprei) descrito que tinha áudio em japonês e português e legendas em português, mas quando chegou o box em minha casa, os DVDs era somente dublados (e as embalagens continham os copyrights de Dinossauro Rei).
Parabéns pela entrevista, m parece q a focus está dando uma atenção grande para não cometer os mesmo erros do passado e isso é bom, gostei da postura do afonso, vc ganhou um fã parabéns pela honestidade
Comprei o ultimo box de FMA, achando q seria como os outros dvds “sem cortes” e me decepcionei muito, fiquei sabendo q estava todo “picotado” atravez do Jbox, fiquei tão desanimado q sequer testei os dvds, pior q isso é olhar na estante o box e ver aquele “SEM CORTES” escrito na capa… baita propaganda enganosa, enfim vou comprar BKR por ser muito fã da série mas é a ultima chance q dou a empresa, pois se cagarem com BKR nunca mais verão a cor do meu dinheirinho.
Os três primeiros box´s do FMA, foi licenciado pela Swen do Brasil e o quarto, como ele mesmo disse na nota divulgada aqui no Jbox,foi com a Televix (a mesma teria mandado os vídeo censurados), o que prova, que não foi feito negocio com o mesmo licenciante
Adorei a entrevista, inclusive vou entrar em contato com ele, para, assim como le_ikari, conseguir + informações em relação ao Bluray de Akira que tbm tá com esse problema no audio em português.
Ah e concordo com o le_ikari, quando ele fala que a reclamação pro parte dos fãs é em relação ao audio japonês que não está em HD. =x
essa desculpa que ele fez pra nao pôr legendas em Super Onze e Digimon eu não engulo,POR QUE AINDA ASSIM INCLUÍRAM ÁUDIO JAPONES,ENTAO?E POR QUE A PLAYARTE PENSOU DIFERENTE E LANÇOU DIGIMON SAVERS COM OPÇÃO DE LEGENDA,ENTÃO?
amo a dublagem de Digimon,mas quero ter a opçao de assistir o áudio original com as devidas legendas,ué.
Espero que redublem A Princesa e o Cavaleiro e que chamem o Gilberto Baroli para dirigir novamente. Incrível como ele teve que inventar uma história em cima dos dez primeiros episódios, pois não tinham mandado material suficiente para traduzirem.
Gostei da entrevista! Cometeram erros…sem dúvida! Mas parece que estão tentando melhorar.O que eu comprei da Focus e gostei foram:
Jaspion,Changeman,Flashman e Jiban! No mais apenas gostaria que lançassem os produtos com maior quantidade,para não ter tanto problemas p/comprar e gostaria que fossem lançados em Dvd: SPIELVAN ,KAMEN RIDER BLACK RX e MASKMAN
No que tange tokusatsu, fico muito chateado que o Sr. Afonso Fucci siga ofendendo a inteligência das pessoas. Se é mesmo verdade que não relançam Jiraiya por falta de um material em melhor qualidade (já que insistem nesse papo de que a Toei mandou pra Focus os DVD’s authorados pelo Scheider), então por que a Focus não pede autorização pra Toei pra utilizar os episódios contidos no DVD japonês de Jiraiya, uma vez que a Focus fez algo muito parecido com National Kid (quando pediu autorização pra Toei pra utilizar os vídeos dos DVD’s do Sato, do antigo lançamento, e não do material que a Toei enviou)?
Não quer relançar, tudo bem, mas não precisa tratar consumidor como se ele fosse um imbecil.
Bom saber que estão quase acertando Fairy Tail. Se eu tiver dinheiro na época que lançarem vou comprar.
No mais, gostei da entrevista. Meus parabéns ao time do J-box pela iniciativa :wink:
O que eu mais gostei foi que ele disponibilizou o e-mail para envio de sugestões. Acho que eu vou formular uma mensagem e mandar hehe
Não passou na TV aberta, mas eu lembro que não a muito tempo atrás, o finado Jetix exibia a série pela manhã.
Claro, não é a mesma coisa que ver pela TV aberta e o horário não ajudava mas ainda assim…
Tem o áudio em japonês sim, exceto em um episódio do segundo box, que por algum motivo não veio com áudio em japonês (antes de começar o episódio apareceu uma mensagem “Este episódio não possui áudio em japonês”.
Espero que eles não tenham cancelado Digimon também…
foi bom a entrevista do Afonso Lucci , espero que venham mais novidades por ai:wink:
Interessante entrevista.
E, lendo o que ele disse… fica cada vez mais latente a necessidade da vinda física das empresas japonesas ao Brasil.
Porque negociar de longe, por e-mail, etc… Ninguém merece. Nada, absolutamente nada substitui a boa conversa de “boteco”.
Em vários lugares, inclusive no Japão – segundo relatos de quem negocia por lá – muita coisa é fechada assim, ao gosto de saquê.
Aqui só muda a bebida, uma cervejinha… uai…
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com
Gostei da entrevista.
Agora gostaria que o Sr. Fucci repensasse a ideia de não lançar mais anime inédito, pq não dá pra comparar com um anime chinês genérico do Let´s and Go!. Tem vários animes clássicos nunca exibidos por aqui dando sopa (é só ver o portal da TMS).
o maior dos crimes foi não colocar o audio HD em akira. elogiado demias em todos os sites especializados em blu-ray. pouco me importa o audio em portugues de akira. eu gosto de ver animes em japones. e muita gente não gosta de ver nada dublado.
eu entendo as dificuldades dele e da companhia.
se eu tivesse dinheiro a mais eu compraria esses lançamentos todos, mas não tenho.
espero que eles não desistam de trazer esse material para o brasil
Gostaria de saber se há previsão de algum anime da franquia Macross aqui no Brasil.
Boa entrevista! Interessante o Sr. Afonso dedicar seu tempo para estas perguntas. Ele deve estar já meio que grilado com tanto fâ xiita de material japa.
Agora uma coisa me deixou intrigado! Ele disse que as séries Ultras clássicas estão em poder de outra “empresa maior”, qual? A Sato tinha do Ultraman lá nos anos 90 e hoje só o tal Gorgati lançou um piratinha mequetrefe. Só se ele considera aquela barbaridade do Sebun como verdadeira. Se realmente tem um “empresa maior” de posse destas séries, porque não lança de uma vez? Se National kid vendeu bem, imagina os ultra clássicos que são mais famosos e seriam adquiridos também por fãs mais novos.
Tio Cloud: Kenji, as séries clássicas estão “presas” devido a uma disputa judicial entre a Tsuburaiya e a tailandesa Chayo – que sempre perde mas recorre em seguida…
Interessante. E esclarecedor.Mas e quanto ao Ryukendo que muitos comentam que foi abandonado,haverá uma chance de retomarem a venda dos boxes da série completa? Off.: Será a Focus/Flashstar vai conseguir lançar as sentais Zyuranger em diante, mesmo com os PR existindo ou não tem nada haver, da mesma forma que o relançamento de Metalder,Spielvan,Sheider que serviram de base p/ os VR Troopers, ou KR Black Rx que virou o Masked Rider?
Recentemente passei a adorar a focus filmes e a FlashStar mas eles bem que poderiam lançar seus produtos em Blu-ray mas só de terem lançado o Akira em DVD e Blu-Ray já foi excelente,preciso comprar a lata com os cards e a camisa e o Blu-ray só por capricho mesmo afinal a imagem fica infinitamente melhor.
valeu pelas explicas. pelo menos fica a sensação
co cara se empenha no que faz.
tambem fica a sensação que muito otaku
reclama sem razão alguma.:wink:
Eu como fã ardoroso de tokusatsu até que gostei da entrevista, só não totalmente por causa dos dvds do Jiraiya, notícia que me animou e desanimou ao mesmo tempo, ao dizer que estava tentando um recall mas que a cada dia que passa fica mais difícil.
Uma coisa que percebi nos dvds dos Flashman é que nos trailers só divulgam Jaspion, Changeman e National Kid, deixaram o Jiraiya de lado, pelo que pude entender, a empresa se tocou que errou com o produto devido as críticas dos fãs, não apenas no tocante a imagem mas também com as legendas, contendo erros grosseiros.
A compra será certa para Jiban, Kamen Rider Black, filmes dos Ultras e Lost Canvas, não conheço Akira mas pelo que pude perceber nos comentários é que é um anime muito bom, talvez eu compre.
Fico na torcida pra que os tokusatsus estejam dando retorno, incentivando a empresa a lançar mais.
Se eu pensava em comprar Digimon hoje eu desisti, seriedade cadê?
Jogar a culpa das vendas fracas no consumidor que NÃO TEM DINHEIRO e sustenta o vício de mangás/animês com mesada é outro absurdo. Se você tem pouco dinheiro é lógico que vai valorizar o pouco que tem e só comprar coisas muito boas, produtos feitos “nas coxas” é lógico que vão deixar passar um produto que nem legendas tem.
Sinceramente, se esse homem trabalha com animês e não conhece o público que tem é muita sorte não ter ido a falência ainda. Ao invés de reclamar que as vendas caíram 50% deveria procurar conhecer o público que tem e fazer um trabalho de verdade.
Eu tenho 26 anos e estava em meus planos comprar Digimon, fico muito feliz sabendo que não há legendas em português pode ter certeza que meu dinheiro será usado em algo mais útil (tipo minha pequena coleção de filmes dos anos 30~60).
Dark Rock X Faz tempo que eu deixei essa pergunta no ar !!!Mas o pessoal talvez não saiba responder! AS SÉRIES QUE FORAM
`SABANIZADAS´PODEM SAIR AQUI EM DVD OU NÃO ???
Há que diga que como essas séries passaram no Brasil antes de serem compradas pela Saban não teria problema sair em DVD (No caso de Sheider,Spielvan,Metalder,KamenRiderBlackRX)! Mas também há quem diga que não poderiam sair de qualquer jeito!!! Espero que haja alguem capaz de explicar e terminar com essa novela de uma vez por todas!
:angry:
Gostaria que tivessem perguntando algo sobre O Pequeno Príncipe, que também ficou incompleto. A Focus não lançou todos os episódios no Brasil.
Se eu não entendesse japonês e não fosse fã ardoroso de Digimon, eu deixava de comprar esse box. Palhaçada é pouco pro que esse cara falou sobre o fato de não ter legendas. Palhaçada maior ainda não ter áudio em japonês em um dos box e o material ser o mesmo exibido pela Fox Kids. Alguns episódios tem o logo original, outro o logo americano, outro com títulos em japonês, outros em português. Comofas?
Pior que no Japão Digimon tem um público alvo de mais ou menos 14 anos, maior do que metade dessas séries (cof cof CdZ). Enfim…
Parabens a Five Stars Filmes (agora tem um nome pros dois selos)!!! Tudo q tem saido eh de real interesse dos fãs, vcs mais acertaram do q erraram, e isso eh bom, pois nós agora temos alguem pra lançar o q queriamos a anos!!! Apesar das reclamações, tenho certeza de que todos estão gratos por existir akguem q se preocupou em trazer isso pra nós, eh uma mão de via dupla, alguem produz e vende, e nós compramos! Os preços são dentro da media, não são abusivos como uma certa companhia daqui faz… Então parabens e GHOST IN THE SHELL relançamento, eu compro no ato!!! Eh o titulo q mais espero e se sair em BluRay compro os dois!!!!
Essa entrevista não me animou em nada. Não estou dizendo que foi ruim. Foi até boa só não mostrou novidades que eu esperava. As únicas coisas que eu não havia gostado dessa empresa foi dos episódios de Changeman que todo mundo estava de voz grossa e do fato de a dublagem do Jiraia não ter recebido a montagem que a do Jiban teve pra ficar completa (sim, no tempo do lançamento de Jiraia eu pensava nessa montagem ser feita). O resto que o pessoal reclamou eu não vejo problema nenhum. Eu não fiquei animado por que ele não disse planejar lançar outro programa no estilo de Jaspion. Eu não ligo pros desenhos japoneses,queria é ver de novo mais homens com roupa de metal. Antes de ele lançar Jaspion em dvd eu nunca tinha ouvido falar de focus filmes e jbox. Se ele tiver parado no Jiban capaz de eu nunca mais ouvir falar.
Boa entrevista.
Obrigado pela explicação Tio Cloud! Achei que esta pendenga entre Tsuburaya e Chayo já havia encerrado definitivamente! Sacanagem com os fãs! Então seria de olhar para algumas séries inéditas mais curtas como Ultraman Nexus caso os logas tenham uma boa saída! Outra série clássica que segue a linha de National Kid e muito marmanjo não fã de tokusatsu iria adquirir é Spectreman. E só 3 eps não tem dublagem recuperada (ou o SBT tem isso perdido nos seus arquivos). Só não sei qual empresa é detentora dos direitos desta série hoje no Japão. Que tem já duas versões de DVDs oficiais uma com imagem melhor que a outra já tem.
Boa sorte a Focus / Flashstar! Espero que lancem bons produtos e que tenham sucesso de vendas!
Acho mais próximo da nossa realidade que empresas como a Tokyopop e a Viz Media tentem entrar no nosso mercado do que os próprios japoneses. E na minha opinião, até preferível: do jeito que os empresários brasileiros falam das negociações de animes e mangas, passam-se as impressões de que 1) eles ainda não são tão experientes assim com o mercado externo, fazendo as exigências mais absurdas; 2) eles só tem olhos para os Estados Unidos e Europa; ou 3) muito da incompetência pode vir das empresas brasileiras, que lançam DVDs sem conferir o material e colocam a desculpa nos “exigentes” japoneses (não há qualquer justificativa para imagem ruim, erros gramaticais básicos em legendas ou a ausência delas em um produto que possui idioma em japonês – isto simplesmente torna o produto RUIM, e coisa ruim nem de graça eu estou mais aceitando).
Acho que com relação aos animes, nossos produtos ainda vão apresentar muitos defeitos de fábrica. Agora quanto ao mercado de mangas, é uma pena que editoras como a Abril e outras com revistas de grande circulação não se interessem nem um pouco pelo segmento. Nosso mercado precisa de uma concorrência mais competente do que Panini X JBC X Conrad X Newpop.
E neste cenário dos mangás nacionais, acho que a coisa mais relevante nos últimos tempos foi o lançamento de Golgo 13 pela JBC: o preço ainda está caro demais, mas o produto é bom, a leitura flui muito bem (pelo menos não temos trilhões de notas de rodapé – um avanço), e o mangá é muito bom. Encontrei ele em uma livraria, assim como outros quadrinhos da JBC, coisa rara na minha opinião. Normalmente na seção de quadrinhos só vejo encadernados, Naruto e Monica Jovem.
Acho que se as editoras quiserem expandir o segmento em livrarias, deveriam observar o que a LPM faz com seus livros de bolso. Eu já comprei livro deles em mercado, banca de jornal, cafeteria, loja de DVD ETC. E agora com eles próprios lançando seus primeiros mangás, espero que tomem gosto pela coisa.
Eu gostaria era de ver os Esquadrões de Resgate: Wispector por exemplo é muito bom. Mas pretendo comprar quando for a São Paulo aqui em Natal não vende nas americanas Box de Tokusatsu!
:laughing:
Gostei da entrevista.
Espetacular.
se hoje se vende metade do que se vendia a 5 anos, é simplesmente porque quem compra 1 vez, não compra mais! e sabe por que? um boneco de 50 reais vagabundo! um dvd com video e audio tosco, e por ai vai… não quero saber de quem é a culpa, quero comprar e pagar por um produto de qualidade! se você compra e é sacaneado, você fica puto e não compra mais!
não somos palhaços!
Netto-kun; se existe um público com hoje 20 a 30 anos que gosta de digimon adventure, pelo fator nostalgia, é lógico que estes vão preferir o audio dublado; estão acostumados com a voz dos personagens da versão brasileira; não faz sentido cobrar legenda para os saudosistas.
Tambem não faz sentido colocar legandas em algo voltado o público infantil, ou infanto-juvenil, que em sua maioria não tem “leitura dinamica” para acompanhar legendas, e ao mesmo tempo assistir alguns trechos do anime.
Kamen Rider… Sim
Se vier é… Compra garantida
:laughing:
http://www.blogoiton.com/
Eu comprei interessado no áudio dublado. Mas ter o áudio original com legendas é “o básico” em produto voltado para home-video.
Posso não me interessar pelo áudio original, mas quero ele lá (e com legendas). Quero a opção de poder ver o áudio original em um produto original. Senão era mais fácil matar mu “saudosismo” com eposódios RMVB da Internet.
^^v
Boa entrevista.E não adianta reclamar pois essas series(RX,Metalder,Spielvan)não serão lançadas pois não tiveram grande repercussão por aqui.
Eu, lancaria todas as séries tokusatsu se eu fosse uma empresa , de filme
pois é a única coisa que veio decente para o Brasil, veio direto do Japão.
[…] um executivo que está há tempos neste mercado não necessariamente acertará sempre (Afonso Fucci trabalha há 18 anos na Flashstar, por exemplo). Experiência é algo sempre bem-vindo em qualquer profissional. O […]
olá pessoal eu sou Reinaldo moro em Mogi das Cruzes e crio um mangá e gostaria de mostrar o meu trabalho a vocês para saber se á oportunidades para demais divulgações, se haver por favor me retornem….
grato pela atenção…
:smile:
Cybercops !!! Quero só mais essa !!!
Metalder não. Mas RX, Spielvan e Cybercops tiveram uma boa repercussão por aqui sim. Tiveram HQ’s nacionais e muitos bonecos lançados.
^^v
Já enviei minha sugestão por e-mail: Samurai X, desde que com nova dublagem. Tem tudo para dar um bom retorno financeiro à Focus.
Interessantíssima entrevista, mas , infelizmente pelos motivos erados. Senhor Fucci se ofende com seu público e culpa quem sustenta esse tipo de mercado. Não enxerguei respeito nas palavras dele, mas apenas cinismo barato (como esperado de uma pessoa como ele que apenas lida com as negociações e não conhece seus consumidores). Um grande erro se m permiet dizer, mas como a voga das escolas de marketing e publicidade é venda acima da qualidade e conhecer o mercado e pesquisar não é entender os consumidores, mas a possibilidade de vendas logo vemos que o que menos importa é o indíviduo que consome ou a tal minoria fã “assutadora e descerebrada”.
A verdade é que sabemos que não importa quem gosta de verdade porque quem gosta é apenas minoria, mas de repente é culpa desses mesmos que não são uma parcela tão grande sobre o fracasso de seus lançamentos. Não há esxtratégia e nem organização nos lançamentos e aí o problema é do consumidor. Babão, inépto, inebriado e ruim de caráter. Pessoas assim deveriam sair desse planeta e dar vazão à quem compra esses produtos de verdade. Os saudiosos, mas estes, oh são fãs , tabm, spera. Então porque culpa-nos de sermos assim. Porque vocês tem menso renda. Não são lucrativos e não iremos submeter o produto ao preço de produção. Se não for possível entendo, mas dúvido muito que não é se assim o fazem para não perder as vendas. Acho que o senhor ucci não entendeu que ele depende de quem conome os prodtos e não uma parcela supostamente consumidora do produto. Aquele que, talvez, compre, mas sim daquele que mantêm o inetresse pelo hobby.
Eu mesmo com todas as críticas tentarei comprar esses produtos, mas tenho outras priorirdades. Fãs deveriam ser respeitados, mas como não há poder aquisitvo paar se consumir o produto estabelecido no preço exigido o fão é semrpe o culpado. Sejam por blogs, empresas ou mesmo certas jornalistas que acham que quem vai atrás desse tipo de coisa. Claro, isso segundo ele.
Me ofende muitíssimo saber,também, que a pesquisa de mercado foi baseada na faixa etária e não em um público específgico. Digimon era uma das minhas possíveis aquisições, mas como não existe fã disso fica aí o produto no meio do caminho. Assim quando há cortes e problemas a culpa é dee, mas ele vai logo pro escanteio dizendo que foi feito o que dava. O problema é que os cortes ão são das imagens da televisão Japonesa e nem dos arquivos dele, mas pelo visto Fucci pegou o arquivo errado. Hahaha. Porque jamais ele poderia ter cometido esse erro e propósito. Claro, é sempre culpa dos outros , dos fãs, das negociações difíceis que justificam qualquer erro. Todos cometemos erros, as o dever de uma empresa é entregar um produto de qualidade. Se nã foi possível dar tudo por certos problemas de imagens até entendo, mas essa justificativa dos cortes foi rídicla até porque esses cortes não são da imagem original. Se o produto em si não foi bem veiculado e sabemos que a topei às vezes não se interessa por vender fora do Japão entenedemos, mas IMPOSSìVEL que esses cortes tenham vindo da fonte deles. Isso para mim é balela.
Na boa. Não dá para ter respeito por uma pessa assim que cospe no prato que come como se estivesse sendo inteligente e sagaz ao desprezar parte do público. Por um lado não representamos nada, mas por outro somos os culpados do fracasso. Vai entender.
Apesar de tudo, a Focus/Flashstar é uma das únicas distribuidoras que ligaram para o passado de fãs. Acho que vale que ela arriscar em Tokusatsus novos, tentando vender seus direitos de exibição para emissoras de TV Aberta, como ocorreu com Kamen Rider, que fez sucesso e levou suas emissoras a chegarem a Ibopes gigantes, ou seja, mesmo que saindo muito caro, talvez pudesse vender suas multimídias. No entanto, vale ressaltar que para um lançamento, é indispensável um menu bastante interativo, áudios originais e legendas de qualidade, pois sempre há fãs de originais. A Focus, apesar de velha ainda é cheia de erros em lançamentos, mas ainda assim, com essas suas ideias, pode conseguir altas vendas, é só apostarem um pouco mais no mercado nipônico.
JBox teria como vocês informarem se a Focus Filme já comprou os 26 episódios restantes de Digimon Adventures?
Esse foi o mesmo cara que falou que a 2ª temporada do LC não tava paga, ainda, né? ¬¬
Esse e-mail funciona? estou mandando e-mail pra lá
não sou respondido.
Afonso Fucci Praticamente Falou Via Email Que a Focus Não Mais Irá Lançar o Box De Kamen Rider Black…
Iludiu Todo Mundo Por Tanto Tempo…Coitado De Quem Esperou…