O conteúdo desta página ainda está em desenvolvimento e deve ser atualizado com mais informações.


Nascida em Limeira no dia 29 de novembro, Suzana Helena Lakatos é uma atriz de São Paulo. Em sua breve passagem pela dublagem, marcou sua voz na personagem Miya em O Fantástico Jaspion.

Suzana estudou na Escola de Arte Dramática na USP, onde tornou-se amiga do professor Romário José Borelli, diretor musical do Teatro de Arena. Em meados dos anos 1980, Romário namorava com Sandra, filha de Michael Stoll, dono do estúdio de dublagem Álamo.

O contato fez com que surgisse um convite para um teste no estúdio, onde Suzana trabalhou por cerca de um ano. No entanto, sua visão prejudicada dificultava o trabalho de ler o roteiro e acompanhar os lábios das atrizes no vídeo, o que tornava o processo, segundo suas palavras, um “martírio”.

Por conta dessa dificuldade e ociosidade no estúdio, foi escalada para o papel de Miya em Jaspion, uma personagem que não necessitava de preocupação com o sincronismo labial. Suzana atuou como a aliada do protagonista em toda a série, desde o momento onde só falava seu próprio nome até o surgimento das primeiras palavras.

Na mesma série, também fez uma ponta com a personagem Kanoko nos episódios 15 e 16.


Filmografia em dublagem de produções japonesas

*A personagem foi chamada de Kayoko nestes episódios.


Fontes consultadas:
TokuDoc