Policial de Aço (Kidou Keiji Jiban) sucedeu as aventuras de Jiraiya na TV japonesa, a partir de 29 de janeiro de 1989. Produzido pela Toei Company, também se encaixa na chamada franquia Metal Hero.

Na história, o policial Naoto Tamura é assassinado por um monstro da organização Biolon ao salvar a vida do cientista Igarashi e sua neta Ayumi. O doutor ressuscita o rapaz realizando nele um experimento que o transforma em um ciborgue, que encara a missão de lutar contra a ameaça de Biolon e seus monstros que querem conquistar a Terra.

Inicialmente programado pra ser uma continuação direta de Jiraiya, com um policial ninja como protagonista da história, Jiban viu seu roteiro ser revisado para se assimilar à trama de Robocop – O Policial do Futuro – que por sua vez teria seu visual inspirado na série japonesa Gavan, precursor dos Metal Heroes.

A série chegou ao Brasil já em janeiro de 1990 (sendo a produção tokusatsu que mais rápido chegou à nossa TV), como atração do Clube da Criança na extinta TV Manchete. Distribuída pela Top Tape, não teve seus dois episódios finais exibidos na época, episódios esses que só viriam a ser lançados oficialmente por aqui através do box de DVDs da Focus Filmes, em 2011.

Shouhei Kusaka (também conhecido como Hiroshi Tokoro, seu nome verdadeiro), ator que viveu Jiban, já veio ao Brasil para participar de eventos.

Atualmente, Jiban vai ao ar pelo Amazon Prime Video, Mercado Play, ViX e pelo canal Sato+ das TVs Samsung.