Criada pela Capcom em 1987, Mega Man é uma franquia multimídia estrelada pelo personagem homônimo ou por seus homólogos, sendo geralmente um robô azul com características humanas. A série faz muito sucesso com seus jogos de plataforma que tiveram início no Famicon (Nintedinho/NES) em dezembro de 1987, e que desde então já foram lançados para diversos consoles.

Dentro da série, há a subfranquia Mega Man Battle Network, que começou em 2001 com o lançamento do game epônimo para Game Boy Advance. Todas as continuações da série principal de títulos chegaram também para o portátil da Nintendo, totalizando dez títulos (seis se desconsiderarmos versões diferentes de um mesmo jogo, como acontece em Pokémon). A série ganhou alguns spin-offs que foram lançados para GameCube, WonderSwan Color, celulares, arcades e para o próprio GBA.

No Brasil, os personagens da série Battle Network ficaram mais conhecidos com a exibição do anime MegaMan NT Warrior, que chegou ao Brasil pela Jetix e pela Globo. A TV brasileira recebeu uma tradução da versão americana da série, que reduz os 56 episódios originais para apenas 52. No entanto, apenas 42 episódios dessa versão estadunidense chegaram ao Brasil. No Japão, a série contou ainda com outras quatro temporadas. Brinquedos oficiais da franquia também chegaram ao Brasil, além de um mangá, publicado pela Conrad.