maimai

Depois de eras remotas sem investir em produções animadas orientais (os últimos foram 3 longas da franquia Pokémon), a Europa Filmes, através de seu recém criado selo infantil Europa Kids, lançará no mercado brasileiro de home video o anime Ma- Mai Shinko (Maimai Shinko to Sen-nen no Maho).

Trata-se de um longa-metragem produzido pela Madhouse em 2009 sob direção de Sunao Katabuchi (também responsável pela adaptação para acetato de Black Lagoon) baseado no livro auto-biográfico escrito por Nobuko Tagaki.

Vencedor de inúmeros prêmios em festivais de cinema pelo mundo afora, o filme sairá por aqui com o título A Mágica do Tempo e tem previsão para chegar às lojas na primeira metade de dezembro.

A história se passa dez anos após o final da Segunda Guerra Mundial, em uma cidadezinha no interior do Japão – que no passado feudal fora uma grande metrópole. Nela vive Shinko, uma menina de 9 anos de idade que possui uma grande imaginação. Ela sonha acordada, criando em sua mente a cidade há mil ano atrás, como ela poderia ser nos tempos feudais.

Shinko faz amizade com uma nova aluna da escola, Nagiko, que acabou de chegar de Tóquio. Enquanto as duas superar as grandes diferenças sociais existentes entre elas – a novata vem de uma familia rica, enquanto a outra mora em uma plantação de arroz – usam a imaginação para ajudar um amigo a superar uma grande tragédia.

Como é perceptível pelo roteiro, não se trata de nenhuma aventura épica, e sim de uma história que conta o cotidiano de crianças e a forma com que vêem o mundo.

Como curiosidade, o diretor Sunao Katabuchi foi assistente de ninguém menos que Hayao Miyazaki, e a influência pode ser vista de forma escancarada neste filme – o que não é, nem de longe, um aspecto negativo.

Até o momento não há informações sobre um possível lançamento em Blu-Ray.